Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 27/01/2017


Sexta-feira, 27 de janeiro de 2017


“Quem deixa para fazer depois o que pode fazer hoje, perde o que nunca mais encontrará: o tempo.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,26-34


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Duas simples comparações: Como a semente que é lançada na terra e indiferentemente da nossa vontade, cresce e o grão de mostarda. A primeira gera a ideia da espera paciente e confiante após o trabalho e empenho realizado e a segunda a humildade que cresce na simplicidade que enaltece os olhos de Deus.
No site das Paulinas é apresentada uma bela reflexão dessa humildade que cresce da simplicidade:
“O Reino de Deus não é como os frondosos cedros do Líbano que ornaram o Templo de Jerusalém e contribuíram para a glória de Salomão. É como o pequeno grão de mostarda, que se espalha à beira do Mar da Galileia, humilde, porém cresce o suficiente para dar abrigo às aves do céu, para acolher a vida”.
Passei a entender que em nossas vidas o que temos e teremos é fruto do empenho do dia-a-dia e das graças reservadas por Deus a cada um de nós filhos e filhas por Ele amados. Sabemos também que nada acontece sem que Ele não saiba, que o temor é humano e a fé um dom de Deus. E ao deparar com o evangelho de hoje nos apresentando que o reino crescerá quer estejamos acordados ou dormindo… O que tememos?
“(…) Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós“. (Mateus 10, 29-31)
Sim! Valemos muito para Deus, mas nossa fé às vezes nos trai. Somos muito imediatistas, queremos tudo para agora ou o mais breve que possível. Queremos alcançar o céu, mas se possível de elevador. É ainda difícil de entender que as conquistas poderão vir degrau por degrau e não rapidamente. “(…) primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita”.
Notei que a ansiedade e a preocupação nos acompanharão enquanto vivermos, pois somos seres humanos. Que os cabelos virão independentemente de nossa vontade. Nossos cabelos são contados, inclusive os brancos que povoam nossa cabeça. Temos medo do desemprego, de não conseguir pagar as contas, de não conseguir dar o que nossos filhos precisam… E mais cabelos brancos surgem durante as noites perdidas. Deus já os contou também.
Sem perceber, o reino de Deus nasce enquanto dormirmos. Oportunidades surgem logo pela manhã, nos abrigando e dando o suficiente para que se acolha a vida. Murmuramos! Não vemos o Maná.
Tempos atrás vi um governador lançar um programa de casas populares onde cada morador deveria pagar simbolicamente um Real por mês para deixar seu barraco aos pés do morro. Sim o local era mais longe do centro da cidade e careceria que os beneficiários acordassem mais cedo para ir trabalhar. Conseqüência o projeto fracassou. As pessoas não queriam acordar mais cedo.
O reino de Deus talvez tenha crescido durante a madrugada, mas não conseguiram ver. Fico triste em lembrar, a cada encosta de morro que desaba, daqueles que preferiram acordar mais tarde à segurança de suas famílias.
O semeador passa toda noite em nossos pensamentos, vendo nossos anseios e os fazendo crescer durante a noite. Ele sugere que voltemos a estudar, mas não O escutamos; Ele pede um pouco de paciência no serviço, mas o orgulho nos faz pedir demissão; “É como o pequeno grão de mostarda, que se espalha à beira do Mar da Galileia, humilde…”.
Devemos reler quantas vezes for necessário esse evangelho. Uma hora vamos entender. “Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos”.
Um Imenso abraço fraterno!








CULINÁRIA


Quibe sem glúten
A receita não leva trigo


INGREDIENTES

1 xícara (chá) de arroz branco cru (200 g)
1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente (240 ml)
5 berinjelas médias inteiras (1 ½ kg)
500 g de carne moída
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola ralada (200 g)
Suco e as raspas da casca de 1 limão
Pimenta síria e sal a gosto
1⁄4 xícara (chá) de manteiga com sal (50 g)



 MODO DE PREPARO

No liquidificador coloque 1 xícara (chá) de arroz branco cru e bata até triturar os grãos. Transfira para uma tigela, adicione 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente e deixe descansar por 3 horas.
Coloque 5 berinjelas médias inteiras diretamente na chama do fogão e com a ajuda de um pegador, vá virando até que toda a casca esteja queimada por igual. Deixe esfriar e com uma colher retire toda a casca.
Escorra a água do arroz e junte a berinjela descascada, 500 g de carne moída, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 xícara (chá) de cebola ralada, suco e as raspas da casca de 1 limão, pimenta síria e sal a gosto, misture bem com as mãos.
Em uma assadeira (32 cm de comprimento X 20 cm de largura X 4 cm de altura) untada com azeite (fundo e laterais), espalhe a massa. Com uma faca faça cortes na massa formando quadrados até o fundo da assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200° C por 20 minutos.
Retire a assadeira do forno, remova o papel alumínio e no meio de cada quadrado coloque 1 colher (café) de manteiga com sal. Leve novamente ao forno (sem o papel alumínio), aumente a temperatura para 250°C e deixe por mais 30 minutos. Retire do forno e sirva em seguida com coalhada temperada e cebola crua em fatias com hortelã e gotas de limão.


Lombo rápido
Diferença no preparo e rendimento de 6 porções


INGREDIENTES

1 copo de requeijão (220 g)
1 xícara (chá) de maionese (230 g)
1 1⁄2 xícara (chá) de água (360 ml)
1 1⁄2 Kg de lombo de porco cortado em cubos pequenos
2 pimentas dedo-de-moça picadas
Tomilho debulhado a gosto
1 1⁄2 colher (sopa) de sal
15 dentes de alho inteiros sem casca
1 fio de azeite
1⁄2 xícara de água (120 ml)

 MODO DE PREPARO

Numa tigela misture com um batedor de arame 1 copo de requeijão (220 g), 1 xícara (chá) de maionese, 1 ½ xícara (chá) de água e misture bem até obter um creme liso e homogêneo.
Tempere numa tigela 1,5 kg de lombo de porco cortado em cubos pequenos com 2 pimentas dedo-de-moça picadas, tomilho debulhado a gosto, 1 ½ colher (sopa) de sal e 15 dentes de alho inteiros sem casca. Reserve.
Coloque numa panela de pressão bem quente 1 fio de azeite e doure em fogo alto metade dos cubos de lombo de porco temperados. Retire o lombo da panela e reserve. Despeje ¼ xícara (chá) de água para retirar o "agarradinho" da panela e despeje no lombo reservado.
Aqueça novamente 1 fio de azeite e doure a outra metade do lombo de porco. Retire da panela, despeje mais ¼ xícara (chá) de água para retirar o agarradinho e volte todo o lombo dourado para a panela.
Despeje o creme de requeijão (reservado acima), tampe a panela e leve ao fogo baixo por 15 minutos após pegar pressão até o lombo estar macio. Sirva em seguida com arroz branco ou massa fresca.








MOMENTO DE REFLEXÃO



1. Afirme somente se tiver certeza; acredite somente se lhe derem fatos; gaste somente se souber de onde tirar os fundos; coma somente se tiver fome; durma somente se tiver sono e, em caso de dúvida, fique na sua e siga seu próprio nariz.

2. Abrace muito, beije mais ainda e ria, já que a vida é de graça.

3. Peça ... sempre haverá alguém que lhe dará o que você está precisando.

4. Despeça-se do que já passou - quem vive de passado é museu.

5. Pare de se preocupar. Suas desgraças nunca serão do tamanho que você pensa. Nem seus êxitos.

6. Perdoe-se por suas burrices e fracassos. Se você não se perdoar, vai ser inútil pedir desculpas ou dizer "sinto muito" a quem quer que seja.

7. Reze para agradecer, nunca para pedir. Você já recebeu mais do que suficiente para crescer e ser feliz.

8. Não perca tempo em discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção, tome um banho frio ou vá dar uma volta  no parque.

 9. Desista de fazer a cabeça dos outros - o que eles pensam de você não importa. Importa o que você é.

 10. Cuide de si mesmo como se estivesse cuidando do seu melhor amigo.

 11. Expresse a sua individualidade. Apoie-se em seus talentos e virtudes. Concentre-se em seus objetivos. Faça ginástica 3 vezes por semana, no mínimo.

 12. Mude algo em si mesmo todos os dias. Abra-se com alguém. Faça alguma coisa que sempre desejou fazer, que pode fazer, mas que tinha vergonha.

 13. Cometa erros novos.

 14. Simplifique sua vida.

 15. Deixe bagunçado.

 16. Pare de frescura.

 17. Acredite no amor; nada no mundo é mais digno de crédito. AME  - não é vexame nenhum.

18. Nunca pense que o amor é uma "água morna" - onde há amor, há respeito pelas diferenças; onde as diferenças não são aceitas, existem pontos de vista contrários; e onde existem pontos de vista contrários, há conflitos e desentendimentos.

19. Não se intrometa na vida dos outros, nem julgue as pessoas de jeito nenhum. Deixe-as ser como são e curta o melhor de cada uma.

20. Grandes amizades não se perdem em pequenas disputas. Se se perderem, é porque não eram nem amizades, muito menos grandes.

21. Leia o que está escrito, ouça o que é dito e, se não compreender, pergunte. Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É assim que se aprende.

22. E o mais importante...

 "SEJA MUITO FELIZ !"



Nenhum comentário:

Postar um comentário