Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 31/01/2017


Terça-feira, 31 de janeiro de 2017


"Se o meu sorriso mostrasse o fundo da minha alma, muitas pessoas ao me virem sorrir, chorariam comigo."(Kurt Cobain)





EVANGELHO DE HOJE
Mc 5,21-43


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus partiu dali e foi para a sua pátria, Nazaré, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres? 3Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito. 4Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa. 5Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira

Bom dia!
“(…) Viver pra mim é cristo, morrer pra mim é ganho Não há outra questão quando se é cristão, Não pára de lutar, Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus Não há outra questão quando se é cristão, Não pára de lutar” (Viver pra mim é Cristo – Pe. Fábio de Melo)
Esses dias conversando com uma companheira de caminhada divagávamos a ideia que ser cristão dentro da igreja é fácil, pois o difícil é se-lo fora dela onde o mundo de certa forma aprova ou fecha os olhos aos nossos erros, pois também erram e assim justificam-se os seus próprios. Comentávamos também a dureza de ser cristão solitário no serviço, em casa, na igreja…
Perdi a conta quantas vezes uma mensagem aqui escrita foi interpretada como indireta por alguém ou quantas vezes fomos medidos por outros irmãos a procura de um erro, um equivoco, um tropeço. Como partilhei ontem, Deus sabe a hora em que cada um se tornará amadurecido para que Ele possa apresentar Jesus. Enquanto isso, o que devemos fazer é procurar esse amadurecimento que encherá os olhos de Deus de alegria, mas saiba, que no serviço, na caminhada, na vivencia em comunidade (como prefiram) não faltarão as famosas “críticas”. Como o padre canta: Não se para de lutar!
Ave! Todos erram! Mas nem todos conseguem levantaras nossas criticas!
Diz Ricardo Sá que boa parte das coisas que nos chamam atenção podem ter algo de verdade. Que se algo toca e incomoda alguém ao ponto de faze-la refletir deve ser vista como uma dádiva de amor de Deus por seus filhos
Jesus não se deixou abater pelos críticos, mas se entristeceu por não poder fazer o bem ali, pois lhes faltava a fé. Infelizmente, tendo a razão das suas orações a sua frente, não conseguiram vê-lo.
Psicólogos afirmam em vários estudos que “vemos o que desejamos ver”; “filtramos aquilo que nos interessa”, “agrediremos quem nos agredir”, “dissimularemos ser for necessário”, “mentiremos para nos defender”, (…) talvez seja por isso que Jesus tanto intriga quem estuda o comportamento humano. Ele não fazia o óbvio! E nós sim!
Temos mania de desistir mediante as “criticas”; procuramos pessoas para assumirem a culpa de minha própria desmotivação, o famoso “vou deixar a igreja por causa de fulano” (hunf!). Na verdade já quero desistir a um bom tempo, mas fico a procurar alguém que assuma a minha fraqueza! Como já disse hoje: Nem todos conseguem levantar!
Amo os filmes do Rocky Balboa (imagino que alguns já estejam pensando que esteja incitando a violência – risos) e em especial o último, onde o personagem Rocky conversa com seu filho que frustrado diz a seu pai que este é o culpado por seus insucessos. Quantos filhos dizem por ai “quem mandou vocês me porem no mundo”? Mas o pai assim responde:
“(…) Não vai acreditar nisso, mas VOCÊ CABIA NA MINHA MÃO, eu te erguia e falava para sua mãe, esse menino será o melhor rapaz do mundo, esse menino será o melhor que qualquer um que eu já tenha conhecido. E cresceu bem e maravilhoso, FOI MARAVILHOSO TE VER TODOS OS DIAS, FOI COMO UM PRIVILÉGIO. Quando chegou sua hora de ser homem e ir embora, você foi. Mas alguma coisa mudou no caminho, e mudou. DEIXOU DE SER VOCÊ, deixou que as pessoas apontassem para sua face e te dissessem o que não era bom. E QUANDO AS COISAS VÃO MAL, PROCURA ALGUÉM PARA CULPAR. Como se fosse uma sombra. Deixa eu te dizer uma coisa que você já sabe. O mundo não é um mar de rosas. Na verdade é um lugar ruim e asqueroso. E não importa o quão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, e ficará ali se permitir. NEM VOCÊ NEM NINGUÉM, BATERÁ TÃO FORTE QUANTO A VIDA. Não importa o quão forte possa bater, e sim o quanto pode levar golpes e continuar em frente, o muito que pode aguentar e seguir adiante. Assim é a vida! Agora se você sabe o que é que vale, vá e consiga o que vale. Mas deve ser capaz de receber os golpes e não apontar o dedo e dizer que é por culpa desse ou daquele. Os covardes fazem isso, e você não é covarde! Você é melhor do que isso! Sempre vou te amar! sem nada mais importar, sem me importar o que aconteça. É o meu filho, é o meu sangue. É o melhor da minha vida, MAS ENQUANTO NÃO COMEÇAR A ACREDITAR EM SI MESMO, NÃO PODERÁ TER UMA VIDA.”
Jesus poderia ter pedido ao Pai “Me leve de volta óh Pai, eles não valem o sofrimento que passarei”, mas não, Ele prefere ficar!
Não precisamos lutar só! Não seremos covardes se cairmos, mas se desistirmos. Nesses momentos muitos pensam em desistir da vida, do emprego, da família, do casamento, de um trabalho social sem mesmo lutar. Não estou a pedir que ninguém saia no tapa com ninguém, mas como Jesus no evangelho de domingo, passe entre os problemas!
“(…) Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. MAS ELE PASSOU PELO MEIO DA MULTIDÃO E FOI EMBORA”. (Lucas 4, 28-30)
Enfrente os problemas com coragem! Levante! Um cristão nunca para de lutar! Deus te fará forte!
Um Imenso abraço fraterno!







COMPORTAMENTO


Medo de ser feliz: um medo mais comum do que se imagina
É normal ter medo da morte, medo da violência, medo de viajar de avião e tantos outros medos. Um dos mais estranhos medos é o medo de ser feliz, ou de ficar rico.

Luiz Higino Polito


Por que alguém teria medo de ser feliz, ou enriquecer, quando, teoricamente, ser feliz é o maior desejo de toda pessoa minimamente normal?

Freud explica

Num de seus livros, o 14º de suas Obras Completas, num artigo traduzido de várias formas, tais como "Arruinados pelo Êxito", ou "Os que fracassam ao triunfar", Freud explica o porquê das pessoas que, ao serem agraciadas pela fortuna, promoção ou uma grande oportunidade, em vez de ficarem felizes, misteriosamente ficam doentes ou tristes.

Por incrível que isso possa parecer, existem muitas pessoas que não conseguem ser felizes, não porque elas não tenham motivos para isso, mas porque não se julgam merecedoras de serem felizes.

Como vou ser feliz com tanta gente sofrendo?

Muitas pessoas têm sentimento de culpa quando alguma coisa boa lhes acontece! Incrível? Nem tanto: em seu inconsciente, tais pessoas têm arraigado o sentimento de que elas não devem ser felizes, num mundo com tantas pessoas infelizes.

Excesso de empatia? Talvez seja isso que impeça muita gente de ser feliz. Um pouco de empatia (que é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, e "sentir o que ela sente"), é positivo, mas quando isso extrapola e não deixa a pessoa ser feliz, aí já é doença.

Tantos sofrem no mundo com guerras, fome, doenças, etc

Isso é verdade: o ser humano vive sempre em guerra, o que causa sofrimentos em inocentes, e o mais terrível de se ver são crianças sofrendo devido à guerra ou fome. Então, quando temos comida boa e paz, possibilidade de dormir num confortável colchão, ou prosperamos na vida, podemos nos sentir culpados, embora não sejamos nós os causadores das guerras.

Talvez seja cinismo se ignorarmos totalmente o sofrimento de tanta gente que sofre pelo mundo, mas se o sentimento de pena ou compaixão acaba nos transformando em pessoas doentes, isso não ajuda em nada: seremos mais um a ser parte do problema e não parte da solução. Doentes, não ajudamos ninguém...

A sorte sorri, mas a pessoa adoece

Por mais paradoxal que seja, numa situação em que a felicidade ou a alegria por alguma coisa boa está para acontecer, a pessoa adoece ou sofre algum acidente, o que a impede de usufruir aquela coisa boa que lhe estava reservada e garantida. A mente tem armadilhas que prejudicam, muitas vezes.

O sentimento de culpa inconsciente que muitas pessoas trazem desde a infância pode ser o causador do medo de ser feliz. E isso não é coisa muito fácil de remover: talvez só com terapia com um profissional a pessoa possa "tirar o peso do mundo das costas".

Medo da responsabilidade

Outro possível causador do medo de ser feliz é que qualquer melhoria na vida traz consigo mais responsabilidade, como por exemplo, se você for promovido, ou ganhar uma herança, ou comprar um carro novo. Tudo isso trará mais responsabilidade, mais trabalho e mais "perigos", o que pode fazer com que seu inconsciente veja isso como ameaça à sua segurança, e reaja fazendo com que você adoeça. Isso é mais comum do que se pensa.

Autossabotagem

Esse é o nome "chique" que os médicos da mente dão a esse mal, pois várias pessoas se sabotam quando pressentem que estão em vias de serem colocadas em destaque, ou que estão prestes a melhorarem de posição social.

Será que nós mesmos não temos esse medo de ser feliz? Isso parece uma coisa tão absurda, mas o ser humano é tão complexo em seus sentimentos inconscientes, que se fizermos uma análise rigorosa, talvez encontremos em nós mesmos tal mal, em algum grau.

E se encontrarmos esse mal em nós, precisamos nos livrar urgentemente dele, se quisermos mesmo ser felizes.

Medo de ser feliz... O ser humano é mesmo complicado... Mas isso tem cura, felizmente.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Os dicionários apresentam a palavra entusiasmo como palavra de origem grega composta dos termos En Teós que na antigüidade, significava exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina.
O entusiasmo pode ser visto no vigor ou veemência, no falar ou no escrever, flama, exaltação criadora.
Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.
Entusiasmo é agir com determinação para fazer dar certo o que planejamos.
Entusiasmada é a pessoa que acredita em si, acredita nos outros e acima de tudo no poder de Deus para capacitar o ser humano.
Só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!
Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com alguma coisa, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
Todos conhecemos pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem.
A verdade é que jamais se entusiasmarão com alguma coisa.
O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Gostaria de perguntar a você: Como vai seu entusiasmo pelo seu trabalho, Pela sua família, pelos seus filhos, por seu país e por sua missão nesta terra.
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: jamais sairá dessa situação.
Hoje é necessário acreditar em você, acreditar no auxílio divino para ajudá-lo a vencer, a construir o sucesso e transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo, deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário