Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 25/01/2017


Quarta-feira, 25 de janeiro de 2017


“Caridade: É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 16,15-18


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Paulo tem tamanho destaque e admiração da igreja, que mesmo seu dia sendo comemorado conjuntamente a São Pedro no mês de Junho, hoje comemoramos a sua conversão pessoal. A mudança de vida desse homem associado ao seu compromisso e destemor com que se dedicou levar a Boa Nova, o destacam como modelo de homem e evangelizador.
Tento encontrar na internet, mas não tenho as referencias de uma palestra que vi pela TV onde Dom Alberto Taveira, na Canção Nova (Colônia de Férias), fez uma colocação intrigante sob o fato de muitos buscarem a igreja, mas não procurarem a conversão. De certa forma ele apresentava uma realidade que vivemos. Juntando esses pedaços ao primeiro enunciado, temos uma situação: O que seria da igreja que conhecemos se Paulo curasse sua visão, mas não se convertesse?
Outro ponto: Na prática existem “conversões” e não apenas uma conversão. Não adianta se agarrar ao primeiro encontro se persisto, como diz padre Joãozinho, “lutando com as mesmas armas todos os dias”, pois quando mudo de atitude provoco uma alteração de direção em minha vida (conversão); planto novos objetivos pessoais, sonhos e planos, mas isso pouco dará frutos se não volto dia após dia para ver se o solo precisa de água, adubo, (conversões)…
Muitas vezes nos apegamos a primeira conversão, mas não mudamos na essência. Precisamos sempre voltar ao local onde Jesus semeou a Boa Nova para regá-la. Padre Joãozinho apresenta que o próprio Saulo sofreu outras conversões que moldaram seu caráter e o tornaram o Paulo que conhecemos e admiramos.
“(…) Paulo, o grande apóstolo, teve uma primeira conversão no caminho de Damasco. Deixou de perseguir os cristãos, mas utilizava a mesma arrogância para anunciar o evangelho. Alguma coisa aconteceu. Houve uma segunda queda. E uma segunda conversão. O Paulo que escreve a segunda carta aos coríntios não é o mesmo que escreveu a primeira. Leia e perceba a diferença. Agora temos um sujeito humilde que diz: trazemos este tesouro em vasos de barro (2 Cor 4,7)“ (blog canção Nova – padre Joãozinho – segunda conversão)
Esse Paulo, que foi Saulo, referência cristã no dia de hoje, é fruto dos atos diários de conversão que teve. Creio que seja assim que devemos entender: Quem participa de encontros, retiros, congressos, volta profundamente transfigurado pela graça de Deus, mas essa graça deve ser monitorada, cultivada, regada, (…). Uma camiseta nova, um terço novo não vão adiantar se não dobrar meu joelho e continuar rezando para manter a graça “viva”.
Parafraseando o que padre Joãozinho afirma sobre a segunda conversão de Paulo trago um questionamento para todos nós: Será que sou “ainda” o mesmo de dez anos atrás? Será que os pequenos vícios do passado  ainda me acompanham?
Precisamos ter muito cuidado com a perca do zelo pela conversão diária. Quedas e esfriamentos acabam sendo inevitáveis. Pequenas sementes, ervas daninha, fungos (…) podem comprometer toda uma plantação, todo o trabalho de uma vida. Pequenos defeitos todos têm, mas não podemos nos acomodar a eles. O que adianta toda sabedoria do mundo se não conseguir ouvir uma opinião contrária? Como sou dentro e fora da igreja? Meu coração realmente se converteu?
“(…) Entre dentro do seu coração e descubra que você foi feito para fazer o bem, mas o próprio São Paulo dizia: ‘EU FAÇO O MAL QUE NÃO QUERO E NÃO FAÇO O BEM QUE EU QUERO’. É uma contradição, uma angústia que ele experimentava dentro de si e você também experimenta. Você faz mil propósitos: ‘Eu quero acertar’. Mas quantas vezes nós caímos, erramos e precisamos recomeçar continuamente. Esta obediência não é sempre fácil, ao contrário é exigente.“. (Dom Alberto Taveira)
Além de todo trajeto percorrido para levar a Boa Nova, São Paulo conseguiu também se renovar durante o trajeto. Quem coordena ou ocupa postos de liderança, seja na igreja, em casa ou no trabalho, por mais tempo que tenham, também precisam, como Paulo, se deixar converter por suas próprias palavras; deixar-se curar do veneno que impregna nossa alma pecadora chamado auto-suficiência, orgulho, egoísmo…
Por fim, para aqueles que não vêm ainda a necessidade da mudança contínua, deixo um breve desabafo do Ricardo Sá
“(…) Quantas vezes, eu ouvi tantas coisas e voltei para casa chorando e, graças a Deus, chorei no colo da Eliana, minha esposa. Pessoas que me disseram, aqui, no pé da escada, que eu era auto-suficiente, arrogante, etc. O QUE VOCÊ ESCUTA E O TIRA DO SÉRIO É PORQUE TALVEZ POSSUA UM POUCO DE VERDADE. É tempo de mudança, e se você quiser mudar realmente, este é o tempo propício. Nosso Senhor espera de nós uma verdadeira conversão!“.
São Paulo, ensina-nos o que aprendeste pelo caminho!
Um Imenso abraço fraterno!






CURIOSIDADES


Fatos que você desconhecia


1-A França quer obrigar todas as casas do país a terem painéis solares ou plantas nos telhados.


2- 60% das pessoas não consegue ter uma conversa de 10 minutos sem falar uma mentira.


3- Pessoas inteligentes são mais fiéis em um relacionamento, de acordo com estudo recente.


4- 60% das pessoas não consegue ter uma conversa de 10 minutos sem falar uma mentira.


5- A música tem a habilidade de reparar danos cerebrais e ainda recuperar memórias que foram perdidas.


6- Para evitar maus tratos, os cachorros militares sempre estão um cargo acima dos soldados que os levam.


7- Quando o paraquedas de Joan Murray falhou em abrir, ela caiu em um viveiro de formigas-lava-pés a uma velocidade de 128 km/h. Com 200 mordidas de formigas no corpo e toda ferida pela queda, ela sobreviveu porque a adrenalina manteve o seu coração batendo.


8- No Canadá, a água que sai da torneira é mais saudável do que a vendida em garrafas, por incrível que pareça.


9- Entregador de pizza é classificado o quinto trabalho mais perigoso, atrás apenas de: militares, policiais, artistas de dublês e bombeiros.


10- Nevou apenas uma vez no deserto do Saara, foi no dia 18 de Fevereiro de 1979.







MOMENTO DE REFLEXÃO



Certa vez, um doente grave estava em um quarto modesto e pedia silêncio.
Mas a velha porta rangia nas dobradiças, cada vez que entrava um médico, uma enfermeira, um parente ou amigo do doente. Assim, não havia condições adequadas para o sono, tão necessário àquele enfermo.

Em determinado momento, chegou um amigo, que o havia visitado, e pingou umas gotas de óleo nas dobradiças. Assim, a porta silenciou-se completamente.

A lição vale para a nossa vida. Muitas vezes, há tumulto dentro de nossos lares, no ambiente de trabalho, numa reunião qualquer. São as dobradiças das relações fazendo barulho inconveniente. Nós podemos apresentar a nossa cooperação com algumas gotas de compreensão, e assim a situação mudará.

Algumas gotas de perdão, de paciência, de carinho, de solidariedade ou de amor podem lubrificar as relações, recuperando a paz que é tão necessária. Umas gotas de afeto e de amizade podem às vezes lubrificar as engrenagens e recuperar a alegria. Às vezes são necessárias apenas algumas gotas de silêncio.

Vamos carregar sempre conosco uma bisnaga de óleo lubrificante, o óleo da paciência, do amor e da boa palavra, para que, não só os doentes, mas todos se sintam bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário