Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 13/01/2017


Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017


“As alegrias costumam ser preparadas no silêncio das duras ESPERAS! O céu começa nas pedras.” Pe. Fábio de Melo


EVANGELHO DE HOJE
Mc 2,1-12


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.
5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.
8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”
12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

  
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Num primeiro momento como não se encantar com esses dois fatos: a vontade e a paciência de Jesus em curar os que se acotovelavam a sua procura e a força de vontade daqueles que subiram no telhado para de lá descerem o paralítico até Jesus?
Se imaginarmos a cena, poderemos ver a cidade parada em torno do que acontecia. Um homem santo, um profeta que curava a todas as moléstias, tanto físicas como da alma, estava em Cafarnaum e aquele povo sedento vinha até ele com a esperança de ser tocado e curado. Isso é sinal de fé? Não sei bem! Explico:
Ainda hoje muita gente vem em busca dos milagres de Deus e não do Deus dos milagres. Falávamos terça-feira do processo da cura, sob a visão da pedagogia de Jesus, no episódio narrado da cura da sogra de Pedro: “(…) de fato, JESUS SE APROXIMA, NOS SEGURA PELA MÃO, AJUDA-NOS A LEVANTAR ENTÃO A REDENÇÃO ACONTECE…”. (reflexão de quarta-feira)
Precisamos notar que o empenho daqueles que traziam o paralítico não foi em vão (pois Ele via a  fé deles) e o que Jesus primeiro oferece ao paralítico? O perdão dos pecados! Como pode alguém querer ser curado se o mal verdadeiro que o aflige não for junto? Uma mulher que pede pela mudança ou conversão do marido, que ele passe a acompanhá-la na igreja, entende que ele não mudará enquanto seus pecados não forem curados (vicio do cigarro, bebida…)
Deus enxerga o que precisamos primeiro para então enfrentar o telhado que a vida irá nos impor todos os dias. Será que conseguimos notar a mediocridade daquele que pede a Deus dinheiro, carros, casa se no fim não tem como manter esse pedido? Sim! Muita gente ainda volta hoje pra casa com o sentimento que Deus não a ouviu, pois aquilo que queria não foi atendido? Sim! Somos muitas vezes insensíveis ao toque de Deus revelando o quanto somos ingratos. Ambicionamos o milagre mas não a conversão!
Dessa mesma Cafarnaum, Jesus talvez esperasse um pouco mais de gratidão, visto que a cidade parara para vê-lo curar de suas enfermidades, mas creio eu, em um evangelho mais para frente, Ele olha e vê que os motivos deles não eram os verdadeiros
“(…) Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. E TU, CAFARNAUM, QUE TE ELEVAS ATÉ O CÉU, SERÁS PRECIPITADA ATÉ AOS INFERNOS”. (Lucas 10, 13-15)
Deus opera em nós curas e milagres, mas quanto tempo dura a alegria e a gratidão pelo milagre? Cada um de nós tem algo para testemunhar que Deus fez e operou em nossas vidas e por si só já seriam motivo de eterna gratidão, mas por que sempre estamos negociando nossa fé a ver novos prodígios? Estou sendo duro? Não!
“(…) A centralidade da missão de Jesus encontra-se na revelação do Reino de Deus, de modo que para ele é mais importante a pregação do que a realização de curas e outros tipos de milagres. Os milagres estão relacionados com a revelação, pois explicitam o conteúdo principal da pregação de Jesus que é o amor que Deus tem por todos nós e o bem que ele concede a nós como manifestação desse amor. Sendo assim, o mais importante não é o milagre em si, mas a revelação que ele traz junto de si: Deus ama a todos nós com amor eterno e tudo faz pela nossa felicidade, e isso deve ser anunciado a todos os povos”. (Reflexão proposta pela CNBB quanto a Lucas 10)
É complicado ainda ver pessoas subindo nos telhados hoje e amanhã se comportando como criança birrenta! Gente, como eu ou você, em que Deus muito operou tanto e mesmo assim me recuso a crescer na fé. Deus sempre nos dá o que precisamos, mas nem sempre o que quero é o necessário. No entanto, qual é a nossa retribuição? Complicado ter que quase mendigar para que pessoas ajudem nas pastorais e movimentos, que se tornem catequistas, que toquem baixo nas missas, que busquem uma vida mais santa…
Somos perfeitos em Deus, mas frágeis e suscetíveis aos erros como homens, mas não abracemos a ingratidão. Por hoje: “(…) Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama (o que te prende) e vá para casa”.
Um Imenso abraço fraterno!






CULINÁRIA


Molho de abacate
Supercremoso! Use na salada, no lanche, ou no macarrão frio


INGREDIENTES

- ¼ xícara (chá) de suco de limão (60ml)
- ½ xícara (chá) de água (120ml)
- ¼ xícara (chá) de azeite (60ml)
- 1 xícara (chá) de cebolinha picada
- ¼ xícara (chá) de folhas de manjericão
- 1 dente de alho sem miolo
- 2 xícaras (chá) de polpa de abacate (+/- 2 abacates pequenos)
- Sal a gosto
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha

 MODO DE PREPARO

- Em um liquidificador coloque ¼ xícara (chá) de suco de limão (60 ml), ½ xícara (chá) de água (120 ml), ¼ xícara (chá) de azeite (60 ml), 1 xícara (chá) de cebolinha picada, ¼ xícara (chá) de manjericão, 1 dente de alho sem miolo, 2 xícaras (chá) de polpa de abacate picado e sal a gosto.


- Bata bem até formar um molho homogêneo. Retire do liquidificador, coloque 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha, misture e leve para gelar. Sirva com sanduiche, como molho de macarrão ou de salada.



Croquete de Fubá, Queijo e Linguiça


INGREDIENTES

- 1 fio de azeite
- 2 xícaras (chá) de linguiça toscana apimentada sem pele picada (500 g)
- 1 xícara (chá) de cebola picada (150 g)
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1 tablete de caldo de frango dissolvido em 2 ½ xícaras (chá) de leite fervente (600 ml)
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino e cheiro-verde picadinho a gosto
- ¼ xícara (chá) de fubá instantâneo (40 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (150 g)
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 350 g de queijo muçarela ralado
- farinha de rosca para empanar
- 3 ovos batidos

 MODO DE PREPARO

1 - Em uma panela com 1 fio de azeite, em fogo médio, refogue 2 xícaras (chá) de linguiça toscana apimentada sem pele picada, 1 xícara (chá) de cebola picada, 1 colher (sopa) de alho picado e refogue até dourar (+/- 10 minutos). Acrescente 1 tablete de caldo de frango dissolvido em 2 ½ xícaras (chá) de leite fervente, 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picadinho a gosto e misture. Junte ¼ xícara (chá) de fubá instantâneo, 1 xícara (chá) de farinha de trigo e misture até soltar do fundo da panela (+/- 1 minuto). Retire do fogo e deixe esfriar.

2 - Depois que a massa esfriou, acrescente 1 ovo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 350 g de queijo muçarela ralado e misture.

3 - Abra na palma da mão uma porção de massa e enrole formando um croquete. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes. Em seguida passe os croquetes na farinha de rosca, nos ovos batidos, na farinha de rosca, nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

 OUTRAS INFORMAÇÕES

Dica: Não faça o croquete muito grosso pois como tem grande quantidade de queijo e fubá o croquete pode rachar na hora da fritura.

Rendimento: 55 croquetes de 40g







MOMENTO DE REFLEXÃO


Não faz tanto tempo que reclamar da vida, e falar a respeito das coisas negativas que acontecem em nosso dia-a-dia, era uma coisa natural. Nenhum de nós podia, sequer, supor o mal que estávamos fazendo a nós mesmos e aos outros agindo dessa forma.
Mas hoje em dia, já temos muita informação a esse respeito e pensar positivamente passou a ser uma forma de comportamento mental que buscamos obter. Mas o velho hábito é complicado de largar, ainda  mais quando ligamos a TV e vemos muito mais coisas negativas nos noticiários do que positivas.
Sentimo-nos sem poder diante de tantas coisas ruins!
Realmente, existem coisas ruins e negativas acontecendo em nosso mundo, mas tudo vai depender da forma como você entenderá isso, de quanto sua vibração vai abaixar e de quanto o desânimo tomará conta de você!
Não dá para ser "Polyanna" e negar a existência do ruim, mesmo porque, o ruim existe porque existe o bom! Como você iria distinguir o que é bom em sua vida, se não existisse o que é ruim para comparar? Não ia dar! Não existiriam parâmetros! Você só sabe reconhecer o que é bom, porque reconhece o que é ruim.
Não digo com isso, que o ruim seja normal e que você deva aceitá-lo em sua existência! Não é nada bom e nem deve aceitá-lo como algo normal e banal em sua vida! Mas você não pode dar a ele, tanto poder assim, pois se der, como poderá vencer algo tão poderoso?
É fato que enquanto alguns estiverem pensando e agindo negativamente, sem amor, coisas ruins continuarão a acontecer! Mas você pode escolher fazer ou não, parte desse grupo!
Observe que nossas ações são consequência de nossos pensamentos, aliados a sentimentos que podem ser positivos ou negativos, dependendo do quanto nos auto-conhecemos. Tudo inicia com o pensamento, que é traduzido pelo cérebro, por uma frequência, uma onda que assume uma vibração determinada. Essa onda pode ser medida pelo eletroencefalograma, por exemplo. Portanto, se essa onda pode ser medida e captada pelo aparelho nesse exame, podemos entender que nosso pensamento "produz" eletricidade e assume algumas frequências. Essa eletricidade cerebral é resultado da comunicação entre os neurônios. Nós pensamos em forma de eletricidade com frequências mensuráveis. E essas frequências, podem interferir positivamente ou negativamente nas frequências da matéria, nos eventos de nossa vida. Compare isso, com o efeito que acontece quando passamos na frente da antena interna da TV, e a imagem e o som sofrem interferências de nosso campo magnético.
A matéria interage com as frequências, pois a matéria é composta de frequências também.
Nós, nossa mente e a matéria que nos rodeia, somos feitos da mesma coisa, do mesmo material e interferimos uns com os outros! A matéria, de certa forma, obedece, se agrega, se arruma à volta de nosso campo magnético. Os eventos são atraídos até nosso campo. Que tipo de eventos, estamos atraindo? A mesma frequência em que estiverem nossos pensamentos. Eventos positivos ou negativos? Pensamentos positivos ou negativos.
Esse assunto é amplamente discutido no livro Curso de Meditação Ráshuah, e as meditações narradas nos CDs que acompanham o livro podem ajudar bastante nesse entendimento.
Durante seu dia, observe se lá no fundo de sua mente existe algum pensamento negativo, como o de que algo sairá errado, que você não merece ou não consegue o que deseja, etc? Esses são os vilões do seu dia! Assim que notar que esses pensamentos estão em ação, mude o foco rapidamente para algo bom e prazeroso, retirando o poder do foco negativo!
Esteja consciente de seus pensamentos, pois eles são o ponto de partida para seus sentimentos e também são os responsáveis de suas ações subsequentes. São seus pensamentos que decretam como será sua vida!
Se é fato que existem coisas ruins, também é fato que existem coisas boas em sua vida e no mundo! Depende de você, se dará mais poder e valor ao ruim do que ao bom! Deseje sempre as melhores frequências a você!


Vera Calvet





Nenhum comentário:

Postar um comentário