Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 18/01/2017


Quarta-feira, 18 de janeiro de 2017


“Às vezes a gente não precisa de conselhos. Nós só precisamos de alguém para nos ouvir.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,1-6


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou--lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que devemos nos abater e deixar de ir em frente?
A incoerência… Esse era um dos grandes dilemas enfrentados na missão de Jesus – vencer a idéia que os fariseus tinham sobre a verdadeira vontade de Deus. Tinham, talvez por medo, a concepção de um Deus confinado num tabernáculo entre quatro paredes, mas Jesus deixava claro, desde aquela época, que O Espírito Santo anda por onde Ele quer.
“(…) A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Que chance teria esse homem do evangelho de hoje se não tivesse sido visto por Jesus? Será que teria acesso ao templo? Mas voltando a concepção que o Espírito anda por onde quer, quem por acaso encaminhou aquele homem até lá se não o próprio Espírito?
“(…) Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido”. (Lucas 15, 4-6)
É sempre um desafio tentar elucidar a vontade desse Espírito que nos move. Deus se revela nos empurrando, no entanto, de vontade própria, empacamos. Reflitamos que esse homem de hoje, não teme o chamado e lhe dá a mão.
O Espírito Santo não permite que aqueles a quem impulsiona desistam a não ser que queiramos assim. Nenhum de nós foi chamado a desistir de seus sonhos ou dos planos de Deus, tão pouco a sermos coadjuvantes nas nossas vidas. Deus nos chama a protagonizar cada dia com todo empenho que ele merece.
Preciso, a exemplo de tantos outros santos, compreender que nossa luta diária tem um propósito maior sobre tudo o que acontece. Mas quem age ainda assim? Quem sem medo ergue a mão ao que parece ilógico? Os filhos de Deus estendem a mão!
“(…) Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada”. (Romanos 8, 14-18)
É preciso continuar mesmo em meio às adversidades, pois aqueles que se destacam, aos olhos do Pai, são os mesmos que não se rendem facilmente. Se o que pretendemos construir é um mundo novo, uma cidade ou um bairro melhor, precisa começar com uma atitude corajosa que é acreditar.
Quanto às críticas e perseguições, não nos abalemos com elas O grande mérito dos céticos e críticos é falar, pois não possuem nada além disso. Infelizmente, boa parte deles nem outra opinião têm. “(…) O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer? NINGUÉM RESPONDEU NADA. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender”.
Estenda sua mão aos projetos de Deus e continue!
Um Imenso abraço fraterno!







CURIOSIDADES


Fatos que você desconhecia


1-A atriz Mayim Bialik de The Big Bang Theory é de fato uma nerd: depois de recusar vagas na universidade de Harvard e Yale, ela se formou em Neurociência e tem PhD na área pela Universidade da Califórnia Los Angeles.


2- O homem aranha cresceu em Ingram Street nº 20, no bairro do Queens. O endereço existe na vida real, e a família que vive lá são os Parkers.


3- As moscas domésticas nascem de madrugada e morrem 24 horas depois. Por isso, nunca dormem.


4- No Japão, o 4 é considerado um número de azar. Na Itália é o 17, e no Brasil, o 13.


5- Durante a Segunda guerra , o Engenheiro Robert Watson-Watt tentou inventar o "Raio da Morte" que deveria derrubar aviões, mas no fim ele acabou descobrindo o Radar.


6- Em razão da sua composição química, a Lua possui cheiro de pólvora.


7- Durante uma entrevista quando Adele foi questionada sobre seu peso e imagem, ela retrucou: "Eu não faço música para os olhos, eu faço música para os ouvidos."


8- Uma silencio constrangedor de 4 segundos em uma conversa cria um sentimento de rejeição no cérebro.


9- A primeira Harley Davidson foi construída em 1903.


10- A manga é a fruta mais popular do planeta, você sabia? Além de ser excelente contra o câncer, ela limpa a pele e ainda reduz o colesterol.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Líder é aquele que se destaca. Aquele cujas ações, por corajosas ou extraordinárias, merece a atenção dos demais homens.
Líder é aquele que, em meio ao caos, se mantém firme e acena com a bandeira da esperança. Pode ser um artista, um cientista, um homem de negócios, um anônimo.
Por vezes, são governantes que se destacam, levando-nos não somente a aplaudi-los, mas a crer que o mundo melhor está se concretizando na Terra. Foi com esse espírito que lemos a manchete: Soberano de Luxemburgo se recusa a assinar lei que permitiria eutanásia.
Luxemburgo é o menor país membro da União Européia. Situado entre a Bélgica, França e Alemanha, seus 470 mil habitantes estão entre os mais ricos da União Européia. É governado, desde o ano 2000, pelo Grão-duque Henri Guillaume.
O projeto de lei relativo à eutanásia foi aprovado, em fevereiro de 2008 pelos deputados. Agora, a Assembléia Parlamentar é chamada a votar em segundo turno o mesmo documento, que, para ter força de lei, deverá ser assinado e promulgado pelo Soberano.
O Grão-duque informou aos líderes parlamentares que a sua consciência cristã lhe impede de fazer algo do gênero. De imediato, o pensamento de todos se voltou ao que ocorreu na Bélgica, em 1990, onde o Rei Balduíno I, tio do Grão-duque Henri renunciou por um dia, para não colocar a própria assinatura numa lei que legalizava o abortamento.
Depois daquela breve demissão provisória, o soberano belga retomou o trono e tudo continuou como era antes. A situação do Grão-duque parece mais complexa. Para não colocar a sua assinatura na lei, o Grão-duque arrisca algumas perdas.
Ocorre que a maioria do Parlamento está estimulada a estudar uma reforma institucional destinada a reduzir sensivelmente o poder da coroa. Assim, o Grão-duque permanecerá no próprio posto, mas não terá condições de fazer greve contra o Parlamento. Na prática, lhe será tirado todo poder de assinar medidas legislativas.
Alguns o apoiam, exaltando a coerência moral de um homem que não se dobra, nem mesmo ao voto parlamentar. Outros, como o próprio Primeiro-ministro, dizem que se a câmara dos deputados vota uma lei, esta deveria poder entrar em vigor.
A situação em Luxemburgo, com relação ao tema, ainda não está definida. Mas, do ponto de vista bioético, ver alguém que esteja no poder discordar do rumo que as coisas estão seguindo na Europa, é um grande avanço.
Se a lei entrar em vigor, no Grão-ducado, Luxemburgo seria o terceiro país da União Européia, junto à Holanda e Bélgica, a legalizar a eutanásia. Louvamos a coragem do Soberano. Vibramos para que ela se mantenha firme, demonstrando que mais importante do que ter cargos no mundo, é honrar a consciência.
É saber que a autoridade na Terra é temporal e que, acima dos homens, reina a Lei de Deus, imutável.
E essa Lei prescreve o amor. E quem ama não legitima a morte de seres humanos, mesmo que seja em nome de um pretenso e provisório poder.





Nenhum comentário:

Postar um comentário