Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 20/01/2017


Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


“A vida não é motivo de riso. mas, já imaginou ter de viver sem rir?”( leonid sukhorukov)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,13-19


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá--los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Outros como João Batista entenderam essa idéia de que Deus preenchia seu viver e muitos desses como o Batista, foram duramente castigados e sentenciados a morrer de forma dolorosa e cruel, mas mesmo assim não desistiam de acreditar… Foram chamados de apóstolos
João batizava com água, algo simples ao compararmos com o fogo que provinha do Espírito Santo que caminhava com Jesus. Hoje celebramos o padroeiro da minha comunidade – São Sebastião, uma pessoa, um soldado, um filho de Deus como cada um de nós, que em um ato heróico e solitário, não se rendeu a maldade, aos poderosos e aos encantos das carreiras e privilégios dos altos postos militares no tempo do império romano.
QUEM FOI?
Ele um dia um grande soldado de Deus. Alguém que fez uma opção em proteger seu povo e sua terra do mal, dos tiranos, dos conquistadores. Talvez ninguém saiba ou saberá como foi sua infância, quais foram seus medos, seus erros, seus anseios…
Talvez não fosse tão belo como as imagens que vemos e conhecemos; talvez ele possa ter sido moreno e mais baixo como Paulo, (…) talvez seus olhos se pareçam com os olhos de cada um dos seus devotos que carregam seu andor pelas ruas nas procissões; talvez ele se pareça com você ou com quem esta ao seu lado.
Novamente: Quem foi? Ele foi apenas um homem fiel cujo a fidelidade não foi em vão
“(…) Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão”. (I Coríntios 15, 58)
E AS FLEXAS?
Não somente as flechas o marcaram e sim sua FIDELIDADE e PERSEVERANÇA
Um dado momento da vida precisamos crescer e buscar coisas e objetivos que nos levem para frente. Fazer opções pelo que é melhor e que é mais correto fazem parte desse amadurecimento. Sebastião não desejava e tão pouco compactuava com a injustiça e talvez por isso tenha causado a ira daqueles que viriam a ser seus algozes.
Alguns de nós também já se questionou nas dificuldades e nas tempestades o porquê de tanta tormenta: Por que tantas flechadas levamos? Quem nunca fez isso?
Preso e humilhado, Sebastião é abandonado à sorte enquanto espera a morte ferido no tronco, mas mesmo com as forças e a vida o abandonando, talvez tenha visto num ultimo suspiro a visão daqueles que o resgataram e também trataram de suas feridas, pois é certo que Deus, não abandona seus filhos. Sua fidelidade ultrapassa nosso entendimento, nossa crença, nossa fé.
Sebastião assim, que parecia morto, recebe o sopro de Deus e com ele a vida. Sim, teremos dificuldades, mas a última palavra em nossas vidas, é sempre Deus que dá.
Preciso lembrar hoje de todos os anjos e samaritanos de Deus que cuidam dos doentes em nossa comunidade, que reanimam os cansados e desanimados, que cuidam de seus pais, os que têm filhos que precisam de total atenção. Saibam que as flechas de hoje não o levaram e não nos levarão. Confiamos em Deus! Estamos sempre em seus braços.
 “(…) O Senhor torna-se refúgio para o oprimido, uma defesa oportuna para os tempos de perigo. Aqueles que conheceram vosso nome confiarão em vós, porque, o Senhor, jamais abandonais quem vos procura”. (Salmo 9, 10-11)
O QUE ELE ME ENSINOU?
A RENASCER, INSISTIR E PERSISTIR ENQUANTO EXISTEM FORÇAS
Para quem ainda não sabe, Sebastião não faleceu pelas flechas. Imbuído da coragem e da determinação do soldado que não deseja que sejamos escravos do opressor, ao recuperar das feridas volta a luta. VOLTOU E SEMPRE VOLTA porque a missão dele também era aplainar os caminhos do Senhor.
Nós também perdemos batalhas e por vezes vimos perder nosso chão, mas quando entendemos que ainda temos que cumprir nossas obrigações e com aqueles que de certa forma precisam da gente, mas sempre, aos que tem coragem, Deus nos faz renascer. Aquele que parecia morto, Deus o faz levantar a cabeça e continuar.
Sim, perdemos lutas para a morte, para o sofrimento, para a solidão, para as drogas que viciam e encarceram nossos jovens como uma nova e temível epidemia que sempre surge, mas nada poderá abalar a fé de quem tem no seu mártir o defensor dos encarcerados e dos doentes.
Todo devoto de São Sebastião, mesmo ferido se levanta e acredita que o dia de amanhã será melhor que hoje e caso não seja ele o transformará, pois acredita que sua força vem do Altíssimo e Dele vem o seu sustento.
Por fim, ser admirador e devoto de São Sebastião é lutar e ser flechado no dia de hoje, mas ter a coragem de se levantar para enfrentar as pedradas de amanhã e no fim ver a mão de Deus cuidando de nós a nos abençoar.
“(…) Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; vós sois minha glória, vós me levantais a cabeça. Apenas elevei a voz para o Senhor, ele me responde de sua montanha santa. Eu, que me tinha deitado e adormecido, levanto-me, porque o Senhor me sustenta. Nada temo diante desta multidão de povo, que de todos os lados se dirige contra mim”. (Salmo 3, 4-7)
São Sebastião, rogai por nós!
Um imenso abraço fraterno, em especial aos fundadores de nossa comunidade, vivos e aos que já repousam na casa do pai, aos nossos freis, em especial ao Alceu que até na frente da cavalaria montada já deitou para defender suas ovelhas…







CULINÁRIA


Bolinho de queijo minas
Leva aveia e queijo parmesão ralado


INGREDIENTES

400 g de queijo minas amassado (2 + 1/3 xícara de chá)
2 ovos
6 colheres (sopa) de tomate sem sementes picado (65 g)
1 colher (sopa) de alho picado e frito (4 dentes)
1 colher (chá) de molho de pimenta
Cebolinha picadinha, orégano e sal a gosto
3⁄4 xícara (chá) de aveia em flocos finos (75g)
120 g de queijo minas padrão ralado no ralo grosso (1 + ¼ de xícara de chá)
1⁄2 xícara (chá) de aveia (50 g) misturada com 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (95 g)



 MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque 400 g de queijo minas amassado, 2 ovos, 6 colheres (sopa) de tomate sem sementes picado, 1 colher (sopa) de alho picado e frito, ½ colher (chá) de molho de pimenta, cebolinha picadinha, orégano e sal a gosto, ¾ xícara (chá) de aveia em flocos finos e misture bem até obter uma massa homogênea.

OBS: Essa massa deve ser enrolada assim que for feita pois o queijo minas e o tomate soltam água.


Com as mãos pegue porções do queijo minas padrão ralado no ralo grosso e faça bolinhas.

Reserve.


Pegue uma porção de massa com as mãos untadas e recheie com a bolinha de queijo, passe em ½ xícara (chá) de aveia misturada com 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino e frite em óleo quente. Sirva quente.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Aceite o dia como ele chega para você, não faça pré-julgamentos, nem antecipe situações.
Faça de conta que este é o primeiro dia da sua vida, ainda meio inexperiente, sem reações pré-determinadas.
Tem gente que anda tão "armada",  que dá "patada" até em quem só quer fazer o bem, desconfia de tudo e de todos, tem medo até de falar, não aceita palpites, nem ouve conselhos, se julga pronto, experiente e calejado pela vida.
E lá vem a vida dar uma nova rasteira, na verdade lições que precisamos aprender, a vida não julga, ensina o que mesmo sem saber, buscamos aprender, pois é certo que colhemos o que plantamos.
Por isso, DESARME-SE!
Ouça as pessoas, procure falar mais baixo, mais devagar, ouça a sua própria voz.
Palavras lançadas não voltam mais, e as vezes, você sabe, ferem mais do que facadas, incomodam mais do que ferrão de abelha, doem na alma e não cicatrizam tão cedo.
Por isso, hoje é o seu primeiro dia de vida, e como não  sabemos se será ou não o último, melhor aproveitar da melhor maneira possível.
A vida é muito breve, um sopro na poeira do tempo, por que perder tempo com discussões tolas, descobrindo quem tem ou não razão?
A razão é aquela amiga que nos puxa pela orelha e diz:
Vai, vai ser feliz! então, ouça o conselho da razão!


Paulo Roberto Gaefke





Nenhum comentário:

Postar um comentário