Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 31/12/2016


Sábado, 31 de dezembro de 2016


“O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de uma pessoa pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,1-18


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.
Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas.
A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.
A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.
João disse o seguinte a respeito de Jesus:
- Este é aquele de quem eu disse: "Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia."
Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.
  
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Neste último dia do ano, a mensagem da Igreja vem pelo Evangelho de João, o mais profundo dos evangelistas, e o meu preferido. Refletir sobre o Ano que termina e um outro que começa, usando esta passagem bíblica como ponto de partida é um verdadeiro presente, para quem sabe aproveitar...
Veja que no Evangelho de hoje não se fala em manjedoura, pastores, Maria ou José... Só em Deus. Já se falou em João Batista, José, Maria, e até nos pais de João Batista. Hoje é dia de falar em Jesus Cristo. Por isso o evangelista nos fala no projeto de Deus:
No princípio só existia Deus e a escuridão. Um Deus em três: Pai (o Criador), Filho (a Palavra) e Espírito Santo (a Luz). Deus criou TUDO, menos a escuridão, porque ela também já existia no princípio. E tudo o que Deus criou ficou bom! Mas a escuridão começou a se infiltrar na obra de Deus, então Deus precisou vir pessoalmente ao mundo, se fazer um de nós, para nos fazer igual a Ele. (A nossa é a única religião em que não é o homem que tenta se aproximar do divino, mas que o Deus se torna humano, para nos ensinar como devemos SER).
Esse foi o plano de Deus, mas Ele já sabia que a sua obra não iria reconhecê-lo, exceto por algumas pessoas, e a estas foi dada a possibilidade de se tornarem Filhos e Filhas de Deus! Portanto, ser Filho de Deus é uma decisão pessoal: só é Filho de Deus quem consegue reconhecer Deus.
Nesta época do ano,  em que a maioria de nós recebe e envia mensagens prontas... A mesma mensagem que mandamos para o amigo de perto é a que mandamos para o colega de longe... Jesus vem a nós com uma mensagem personalizada, uma mensagem escrita só para você, outra só para mim... E que mensagem é essa? Você só vai descobrir se parar um pouco, silenciar a mente e refletir: Jesus, o que Tu queres me dizer hoje? Como devo agir nessa situação em que me encontro?
Se estiver difícil escutar a mensagem de Jesus, procure uma "ponte", um "intermediário", alguém em quem você confie e que possa lhe ajudar a ouvir a mensagem de Jesus. Hoje é um dia propício para isso. Não se deixe abater pelas ausências, mas se deixe contagiar pela enorme alegria: Jesus nascendo no seu coração. Se você reconhecê-lo, será Filho de Deus!
FELIZ ANO NOVO!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário