Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 15/12/2016


Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016


“Entender é um passo, compreender é um grande passo, absorver é um salto.”  



EVANGELHO DE HOJE
Lc 7,24-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João:
- O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento? O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem e vivem no luxo moram nos palácios! Então me digam: o que foram ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta. Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: "Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho."
- Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior. Porém quem é o menor no Reino de Deus é maior do que ele.
Os cobradores de impostos e todo o povo ouviram isso. Eles eram aqueles que haviam obedecido às ordens justas de Deus e tinham sido batizados por João. Mas os fariseus e os mestres da Lei não quiseram ser batizados por João e assim rejeitaram o plano de Deus para eles.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.
Este Evangelho narra a cena de uma mulher pagã que pede a Jesus a cura de sua filha. De início, Jesus recusa, dizendo que foi enviado primeiro para o povo de Israel. E ele fala uma frase que, à primeira vista, parece dura, mas era um dito popular: “Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
Entretanto, a mulher não se deixa vencer, e tem uma saída criativa. Ela responde na hora: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Jesus fica comovido e atende o pedido dela.
Ter fé é vencer os obstáculos, venham de onde vierem, até da parte do Enviado de Deus, como foi o caso. Exemplos de obstáculos que podem se chocar com a nossa fé: Aparente recusa de Deus em nos atender, como o caso de uma doença, que a pessoa pede para Deus curar e a doença até piora, ou a pessoa continua doente durante anos; um vício que a pessoa já tentou vencer e não conseguiu; uma tentação forte, diante da qual a pessoa se sente pequenina e impotente; alguma dificuldade de relacionamento em casa ou no trabalho, uma catástrofe, como por exemplo, um terremoto...
Jó (Cf seu livro na Bíblia) é um grande exemplo para nós nesse ponto. Exemplo de persistência.
A nossa fé não fica parada. Ela é como uma planta: ou cresce ou morre. E ela cresce na direção da fidelidade, isto é, da fé que ultrapassa os obstáculos.
Aquela mulher era pagã, isto é, não pertencia à descendência de Abraão, que era o povo eleito, com o qual Deus fez a primeira Aliança. Entretanto, ela tinha uma fé correta e bonita.
Pagãos para nós são os não batizados. É uma situação cuja superação é aberta a todos e é facílima: basta receber o batismo. Para os judeus do tempo de Jesus, ser pagão era um estigma indelével, uma barreira intransponível, pois dependia da raça, o que ninguém consegue mudar. Mas aquela primeira Aliança era provisória. Tinha o objetivo de preparar a nova e eterna Aliança feita por Jesus Cristo. Com a chegada de Jesus, a primeira aliança foi abolida e passou a valer a nova e eterna Aliança, com todos os homens e mulheres do mundo, Aliança que é baseada, não mais em raça, mas na fé em Jesus Cristo. Como disse S. Paulo: “Não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos vós sois um só em Cristo” (Gl 3,28).
Entretanto, apesar de o povo de Israel ter sido infiel à sua Aliança com Deus, Deus continuou fiel. Mesmo depois que a primeira Aliança foi superada, Jesus inicialmente deu preferência ao povo de Israel. Mas ele sempre acolhia bem os pagãos que o procuravam. Inclusive, várias vezes, elogiou a fé deles, como a do centurião romano: “Em ninguém em Israel encontrei tanta fé” (Mt 8,10).
A mensagem principal deste encontro de Jesus com a mulher nascida na Fenícia é a força que tem a oração perseverante e feita com fé. Ela é a nossa força; é mais forte que as estruturas, até religiosas. Pela oração, nós somos capazes de “transportar montanhas”, como disse Jesus. Cabe a nós, contra tudo e contra todos, continuar pedindo a Deus as coisas, com fé, mesmo que dê a impressão de que até Deus virou as costas para nós. E argumentar com Deus, como fez a mulher: “Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
A mesma mensagem vemos em algumas parábolas de Jesus: a da viúva pedindo para o juiz a solução do seu caso judicial (Lc 18,1-8), a do vizinho que altas horas da noite batia na porta do outro, pedindo pães para a visita que acabara de chegar a sua casa; o que estava deitado certamente falou para a esposa: Vamos lá atendê-lo, senão ninguém dorme nesta casa (Lc 11,5-8).
Hoje é o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Vamos recordar um pouco da história dela. As aparições aconteceram na cidade de Lourdes, na França.

Dia onze de fevereiro de 1858, uma mocinha de catorze anos, chamada Bernadete Soubirous, saiu de casa, com duas meninas crianças, a fim de buscar lenha.
Era uma família pobre, e Bernadete era analfabeta e doentia.
Andando pelo campo, quando passavam ao lado de um morro, Bernadete viu uma luz forte que saía de uma gruta. No meio da luz estava uma Senhora, vestida de branco, com uma faixa azul e o terço na mão.
Bernadete ficou muito feliz. Pegou o terço que trazia no bolso e o rezou, junto com as meninas. A Senhora também passava com o dedo as contas do seu terço. Quando terminaram o terço, a visão logo desapareceu.
Bernadete perguntou às duas meninas se tinham visto alguma coisa, disseram que não, e Bernadete lhes contou o acontecido.
Voltando para casa, uma das crianças, que era irmã de Bernadete, contou para a família o fato. Mas ninguém deu importância.
E as aparições se repetiram dezoito vezes, até dia dezesseis de julho. A partir da terceira aparição, Maria conversava com Bernadete. Ela lhe contou quem era, e disse: “Eu sou a Imaculada conceição”. Fazia apenas quatro anos que o Papa Pio IX havia proclamado o dogma da Imaculada Conceição.
Maria disse também a Bernadete: “Eu não lhe prometo a felicidade neste mundo, mas no outro”.
Numa das aparições, Maria pediu a Bernadete que arranhasse o chão com os dedos. Ela o fez, e começou a brotar água. Esta fonte existe até hoje em Lourdes.
Maria pediu a Bernadete que transmitisse a todos, os seus três pedidos: A conversão, mais oração, e a vivência da caridade. Pediu também que todos rezassem o terço.
Terminadas as aparições, Bernadete entrou em um convento das Irmãs da Caridade, onde ficou enclausurada até a morte, em 1893, com apenas trinta e cinco anos de idade.
Naquele mesmo local onde a Virgem apareceu, hoje existe um belo santuário. E Bernadete foi canonizada. Hoje é Santa Bernadete Soubirous.
Hoje é também o dia mundial do enfermo, devido ao cuidado que Maria Santíssima tem pelos enfermos, especialmente em Lourdes.
Nós queremos pedir a Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, que nos dê a todos saúde, do corpo, da alma e do espírito. Que evitemos o pecado, a fim de estarmos mais parecidos com a Imaculada Conceição. E que rezemos o terço.
E, voltando ao Evangelho de hoje, peçamos a Maria Santíssima: “Ensina teu povo a rezar, Maria Mãe de Jesus, que um dia teu povo desperta e na certa vai ver a luz!”
Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.








MUNDO ANIMAL


GOL amplia serviço de transporte de pets na cabine para voos internacionais



A partir de agora, cães e gatos de pequeno porte poderão viajar a bordo junto com os seus donos tanto em viagens domésticas como para o exterior

A partir de outubro, os clientes da GOL Linhas Aéreas Inteligentes poderão levar a bordo seus animais de estimação em viagens internacionais, incluindo os destinos da companhia para América do Sul e Caribe. O serviço foi lançado em abril do ano passado para trechos domésticos e, desde então, mais de 25 mil cães e gatos de pequeno porte já viajaram com os seus donos na cabine de passageiros.

“É muito importante que o cliente tenha a escolha de levar o seu bichinho para onde for, incluindo viagens aéreas. Por isso, há mais de um ano oferecemos essa conveniência em todos os nossos voos domésticos e, agora, ampliamos o serviço também para viagens para fora do país”, explica Paulo Miranda, diretor de Produtos e Experiência do Cliente da GOL.

Para ser transportado na cabine, os cães ou gatos precisam atender aos requisitos e cuidados indicados para garantir a segurança do animal. Entre as orientações estão: ter idade mínima de quatro meses e peso máximo de 10 quilos, incluindo a caixa de transporte (kennel), que deve ter espaço suficiente para o animal dar uma volta completa em torno de si, além de ser de material firme, liso e resistente a vazamentos. Mesmo estando na cabine, a embalagem deve ser identificada com nome, endereço e telefone do cliente. O animal precisa ficar dentro do kennel durante todo o tempo do voo.

Assim como para os destinos domésticos, antes de comprar a passagem internacional, o cliente deve entrar em contato com o atendimento da companhia para verificar a documentação necessária, principalmente sobre as especificações de cada país, e também a disponibilidade para embarque, já que existe um controle que permite no máximo quatro animais em um mesmo voo. A solicitação do serviço pode ser feita por telefone (0300 101 2001) com antecedência mínima de 3 horas para voos domésticos e 24h para os internacionais. Para bilhetes comprados no Brasil com destinos nacionais e internacionais o valor adicional cobrado é de R$ 200 por trecho. Já para os bilhetes comprados no exterior o valor adicional é de US$ 70 por trecho, que é cobrado em moeda local do país de origem conforme o câmbio do dia da reserva.

Caso o animal e a caixa de transporte somem juntos entre 10 e 30 Kg, será necessário que seja despachado no balcão de check-in e será acomodado no porão dianteiro da aeronave, que possui a mesma temperatura e pressurização da cabine de passageiros. Já se o animal tiver mais de 30 kg, o transporte é realizado pela Gollog, unidade de cargas da companhia. Nestes casos, o cálculo das tarifas variam de acordo com o destino e peso do animal.

Todas as informações e documentações necessárias podem ser obtidas pelo site: http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/passageiros-especiais/Paginas/animais-de-estimacao.aspx







MOMENTO DE REFLEXÃO


Certo dia, uma mulher avistou um mendigo, sentado numa calçada na Rua..
Aproximou-se dele, e como o pobre coitado, já estava acostumado a ser chacoteado por todos, a ignorou..
Um policia, observando a cena , aproximou-
se :
- Ele está a incomodar a senhora?
Ela respondeu:
- De modo algum - eu é que estou tentando levá-lo até aquele restaurante, pois vejo que está com fome e até sem forças para se levantar. O senhor Policia ajuda-me a levá-lo até ao restaurante?
Rapidamente, o policia a ajudou, e o pobre homem, mesmo assim, não querendo ir, pois, não acreditava que isso estava a acontecer!
Chegando ao restaurante, o garçom, que foi atendê-los, disse sem pestanejar :
- Desculpe Senhora, mas ele não pode ficar aqui.. Vai afastar os meus clientes!!!
A mulher abaixou e levantou os olhos e disse:
- Sabe aquela enorme empresa ali em frente?
Três vezes por semana, os diretores de lá juntamente com clientes, vêm fazer reuniões neste restaurante, e sei que o dinheiro que deixam aqui, é o que mantém este restaurante . Pois é, eu sou a proprietária
daquela empresa. Posso fazer a refeição aqui, com o meu amigo.. ou não?
O garçom fez um gesto positivo com a cabeça, o policia que estava de longe observando ficou boquiaberto, e o pobre homem, deixou cair nesse momento, uma lágrima de seus sofridos olhos.
Quando o garçom, se afastou, o homem
perguntou:
- Obrigado Senhora, mas não entendo esse gesto de bondade.
Ela segurou nas suas mãos , e disse :
- Não se lembra de mim, João ?
- Me parece familiar - respondeu - mas não me lembro de onde.
Ela, com lágrimas nos olhos, disse:
- Há algum tempo atrás, eu recém formada, vim para esta cidade... Sem nenhum dinheiro no bolso... Estava com muita fome... Sentei- me naquela praça, aqui em frente, por que tinha uma entrevista de emprego naquela empresa, que hoje é minha. Quando se aproximou de mim, um homem, com um olhar generoso. Lembra-se agora João?
Ele, em lágrimas, afirmou que sim.
- Na época , o senhor trabalhava aqui.
Naquele dia, fiz a melhor refeição da minha vida, pois estava com muita fome, e até sem forças. Toda hora, eu olhava para o senhor, pois estava com medo de prejudicá-lo , pois estava ali a comer de graça. Foi quando ví, o senhor a tirar dinheiro do seu bolso e colocar na caixa do restaurante. Fiquei mais aliviada.
E sabia que um dia poderia retribuir.
Alimentei-me, fui com mais forças para a minha entrevista.
Na época, a empresa ainda era pequena...
Passei na entrevista, especializei-me, ganhei muito dinheiro, acabei comprando algumas acções da empresa, e com o passar do tempo, fiquei a proprietária, e fiz a empresa ser o que ela é hoje.
Procurei pelo senhor, mas nunca o encontrei...
Até que hoje, o vi nessa situação. Hoje, o senhor não dorme mais na rua! Vai comigo para a minha casa... Amanhã, compraremos roupas novas, e o senhor vai trabalhar comigo!
Se abraçaram, a chorar.
O policia, o garçom e as demais pessoas, que viram essa cena, emocionaram-se diante da grande Lição de vida, que tinham acabado de presenciar!!!
MORAL DA HISTÓRIA:
Hoje sou eu a precisar . . . amanhã podes ser Tu !
Faz sempre o BEM... Um dia ele retornará em dobro para Ti !




Nenhum comentário:

Postar um comentário