Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 20/12/2016


Terça-feira, 20 de dezembro de 2016


“A vida na Terra é somente uma passagem. No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser felizes.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1, 26-38


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.
8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.
11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.
18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”.
21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.
23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Zacarias e Isabel: Deus quer precisar dos idosos
O Evangelho de hoje narra os acontecimentos que antecederam o nascimento de João Batista. São Lucas nos dá a oportunidade de conhecer os pais de João. E é sobre esse casal que nós vamos falar hoje e tentar aprender um pouco, partindo da sua história.
Primeiro ponto importante: era um casal idoso, e ainda por cima, ela era estéril. Na palestina daquela época era costume se ter muitos filhos. Isso era um sinal de fertilidade e era considerada uma bênção de Deus. Quando um casal não tinha filhos, era como se Deus não tivesse abençoado o casal. E isso era motivo de vergonha e humilhação, principalmente para a mulher. Veja só: Deus poderia ter escolhido um casal jovem para ser a família de João Batista, mas preferiu um casal de idosos. E esse não foi o primeiro casal de idosos que Deus confiou tão grande missão... o Antigo Testamento está cheio de casos assim. Daí podemos tirar a primeira lição de hoje: para servir a Deus, idade não é desculpa! Zacarias ainda tentou se esquivar dizendo: "Mas como isso pode acontecer? Eu sou um velho, e minha mulher também..." Do mesmo jeito que muitos velhos de hoje preferem ficar no seu cantinho, com a boca aberta, cheia de dentes (ou não), olhando o tempo passar, e esperando a morte chegar... E quando eu digo "velho", não estou me referindo aos que têm idade avançada não, mas principalmente àqueles que acham que já passou o seu tempo, que já deu o que tinha que dar...
O segundo ponto que acho importante frisar hoje é a superação de João Batista frente aos problemas que ele teve que superar desde antes do seu nascimento. Vá enumerando aí... Ser criado por pais idosos... a mãe que foi se esconder nas montanhas quando engravidou... a provável morte dos pais ainda durante a sua infância ou adolescência (já que eram idosos)... ter que aprender a se virar sozinho (por isso foi morar no deserto, e aprendeu a comer gafanhotos, mel do campo, e se vestir com a pele de animais)... João Batista tinha tudo pra ser um coitadinho, mas aprendeu a superar as dificuldades desde pequeno. Provavelmente, pelos pais serem idosos, ele passou a ajudá-los nos afazeres da casa desde que aprendeu a andar... Isso, para uma criança, poderia ser traumatizante, mas João não se deixou abater por nada. Como já dizia Padre Léo, "João Batista foi um trator de esteira: veio aplainar o terreno pra Jesus!"
A mensagem de hoje é de incentivo, de ânimo! Não se deixar abater pelas dificuldades, e enfrentar os obstáculos! ÂNIMO!!!

jailsonfisio@hotmail.com








COMPORTAMENTO

Chique é tratar bem os outros
Por Revista Pazes

As marcas traduzem-se em status, e há ícones essenciais que revelam quem são as pessoas, mesmo que nunca se tenha falado com elas: os óculos, as roupas, os sapatos, a bolsa, o relógio, o celular… Tratam-se de categorias de objetos que funcionam como uma apresentação e permitem posicionar a pessoa na escala social. É a clara definição do “quem tem o quê” porque isso revela “quem tem quanto”.

É difícil fugir desse padrão de comportamento — por muito que se deseje ou tente — e, em certos meios sociais, é quase impossível. Tornou-se um paradigma que permite reconhecer os outros pelo seu poder aquisitivo, pelo seu status social, bem ao modo materialista do mundo moderno.

Mas, na verdade, trata-se de uma falsa questão, porque o dinheiro, as marcas, as roupas e os objetos, são insuficientes para revelar quem são as pessoas. O que as separa — realmente — é a discrição, a educação, a generosidade e a distinção. E estes traços dividem, ainda que grosseiramente, as pessoas em dois grupos: os deselegantes, que se esforçam por aparecer a qualquer preço, e os elegantes, que primam pela discrição.

Os primeiros, os deselegantes, expõem a sua privacidade, invadem a esfera pública com as suas emoções exageradas e sentem necessidade constante de mostrar as etiquetas das suas roupas. Gostam de contar o que têm e falar do que compraram ou vão comprar. Citam muitas marcas e, com frequência, comentam-nas com a pronúncia errada. Givenchy é difícil para eles. Moschino também. E muitos nem sequer sabem o que é Fendi.

Mas afirmam-se pelas marcas, e o seu comportamento é ditado pelo exagero: falam demais e alto demais, gesticulam demais, mostram demais, abraçam demais, usam roupas demasiado justas ou curtas e decotes demasiado grandes. Neles, tudo é excessivo. E estes são apenas os traços visíveis.

O pior de tudo é o hábito de maltratar os outros — o porteiro, a manicure, o motorista, o empregado da loja, o garçom, ou qualquer pessoa que os sirva ou trabalhe para eles. São mal educados, grosseiros: não dizem obrigado, por favor, bom dia ou com licença. Sobre isto, o escritor Miguel-Angel Martí García afirma que “a forma de falar de uma pessoa diz mais sobre ela do que o seu vestuário”.

Já os elegantes, são de outra cepa: não expõem marcas, não falam das suas joias ou dos seus bens, e acham sempre que menos é mais. A discrição é a sua palavra chave, e neles tudo é comedido, sereno, sem exageros.

Ser elegante é algo que tem a ver com uma atitude: está muito além de ter dinheiro. É, fundamentalmente, ter educação. E o melhor traço dos elegantes é o respeito pelo outro: são generosos, sorriem, são suaves, não insultam e nem maltratam ninguém.

Alguém elegante não se imita – porque não basta ter, tem que ser. Ser educado, ser reservado, ser generoso, ser simples, ser distinto. E ser é algo difícil de conseguir: faz parte de um refinamento adquirido ao longo de anos, e que se entranha na pele, tornando-se tão natural quanto respirar. Ser é uma caraterística que pertence à alma e não ao dinheiro.

Atualmente as pessoas definem-se cada vez mais pelo dinheiro: há os que têm e os que não têm. Esta é uma forma simplista de classificar o mundo pelos padrões de consumo e riqueza. Simplista e, paradoxalmente, pobre.

O que nos define é a forma como tratamos os outros, porque isso diz tudo de nós. Não é o que temos, mas o que sai de nós que revela quem somos.
Texto de Ivone Martins







MOMENTO DE REFLEXÃO


Amei essa mensagem:
* Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus.*
      *Um dia encheu sua mochila com pastéis e suco e saiu para brincar no parque.*
*Quando ele andou umas três  quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco da praça olhando os pássaros.*
       *O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila e ia tomar um gole do suco, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então lhe ofereceu um pastel.*
*O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino.*
*Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu suco.*
*Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastéis e bebendo suco pelo resto da tarde sem falarem um ao outro.*
       *Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa mas, antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho.*
*Aí, o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.*
       *Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa  ao ver a felicidade estampada em sua face:*
*- O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim?*
*Ele respondeu:*
*– Passei a tarde com Deus. Você sabia, que Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi?*
     *Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face e seu filho perguntou:*
*– Por onde você esteve que está tão feliz?*
*E o velhinho respondeu: – Comi pastéis e tomei suco no parque, com Deus. Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava?*

       *A face de Deus está em todas as pessoas e coisas que são vistas com os olhos do amor e do coração!*




Nenhum comentário:

Postar um comentário