Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 30/12/2016


Sexta-feira, 30 de dezembro de 2016


O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.” (Gilbert Keith Chesterton)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 2,13-15.19-23


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse:
- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.
Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito."
Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José, no Egito, e disse:
- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino já morreram.
Então José se levantou, pegou a criança e a sua mãe e voltou para a terra de Israel. Mas, quando ficou sabendo que Arquelau, filho do rei Herodes, estava governando a Judéia no lugar do seu pai, teve medo de ir morar lá. Depois de receber num sonho mais instruções, José foi para a região da Galiléia e ficou morando numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que os profetas tinham dito: "O Messias será chamado de Nazareno."

  
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Neste domingo, dia da Sagrada Família, o Evangelho nos traz dois aspectos singulares da família de Jesus: a fé e a obediência.
É natural que, ao falarmos da Sagrada Família, olhamos para ela como um exemplo de família perfeita. Todas as qualidades de um pai perfeito estão em José; as qualidades de uma mãe perfeita estão em Maria; e as qualidades de um filho perfeito estão em Jesus. Mas hoje o Evangelho se concentra na figura do pai da família. Sendo assim, qual a característica mais marcante que José nos transmite, de acordo com a narrativa de hoje? A fé e a obediência a Deus.
José foi um homem que ficou marcado na Bíblia como um sonhador. Ele sonhava, acreditava e obedecia imediatamente. Agora pense um pouco: Quantos sonhos quase reais você já teve? Inúmeros, com certeza! Todos têm. E, ao acordar, mesmo lembrando o que sonhou, não dá tanta importância... Mas José sonhava, acordava no meio da noite, e obedecia imediatamente! Isso é que é fé e obediência! Certamente, Jesus aprendeu essa fé e obediência do seu pai terreno: São José. Como é bonito e exemplar, para um filho, ver que seu pai também é obediente a DEUS e ao seu PAI TERRENO. E da mesma forma, como é contraditório quando um pai exige a obediência e o respeito do seu filho, mas não obedece nem respeita o seu próprio pai.
Para quem desobedece e desrespeita seus pais, o maior castigo (ou a maior lição) é quando chegam os seus próprios filhos. Como conseguir a obediência quando não é pelo respeito e admiração? Só tem um jeito: pela imposição e pelo castigo. O que vai fazer com que os filhos desejem (ardentemente) sair da casa dos pais o quanto antes.

Portanto, pais: sejam exemplo de carinho, obediência e respeito. Assim, vocês conseguirão fazer com que seus filhos obedeçam e respeitem vocês não por medo, mas por admiração. E filhos: sejam obedientes como Jesus foi obediente a Maria e José, respeitem, amem, e aprendam pelos bons e maus exemplos, para serem pessoas melhores a cada dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário