Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 11/12/2016


Domingo, 11 de dezembro de 2016


“Se você não for cuidadoso, analisar os fatos com a máxima imparcialidade, a mídia fará você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar efetivamente as que oprimem.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,2-11


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: "És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?"
4Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!"
7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele".

http://www.paulinas.org.br/


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Elias quando é arrebatado, na narrativa do antigo testamento de forma um tanto alegórica ou mística (II Reis 2, 11), deixa a expectativa no povo de seu retorno, pois eram uns profetas defensores dos interesses dos menores e mais assolados pela política opressora de Acab no reino de Israel. Elias lutava pelo fim do Baalísmo, o que seria hoje talvez, em analogia, as religiosidades por conveniência e movidas por interesses, pois Baal era um deus muito procurado pela sua produtividade…
Se analisarmos assim, João Batista também vivia uma luta contra essas religiosidades de conveniências e contra o uso da palavra de Deus para a criação de uma elite dominadora sobre outras. É nesse cenário que surge João Batista.
Diferentemente dos profetas que o antecederam, João não foi gerado dentro dos palácios reais e sim a “voz que clamava no deserto”. Um homem simples de vida simples que acreditava fielmente que alguém em breve viria e ele não seria digno de amarrar suas sandálias. Falaremos mais a frente sobre isso.
“(…) Um dos personagens mais importantes para a nossa reflexão durante este tempo do Advento é João Batista, o maior dentre os nascidos de mulher. João é o último profeta do Antigo Testamento, o mensageiro que é enviado por Deus para ser o precursor do Messias, aquele que tem como missão preparar os seus caminhos. Mas quem é do Reino dos céus é maior do que ele, todos aqueles que vivem segundo a nova aliança são maiores que João, porque a nova aliança é a aliança perfeita, enquanto a antiga aliança é imperfeita”. (reflexão segundo a CNBB)
A fé de João interagia perfeitamente com sua humildade e modo de viver, talvez como aquela propaganda da bolacha Cream Cracker, teria ele fé porque era extremamente simples, ou sua simplicidade vinha de sua imensa e fervorosa fé? (risos)
João convocava a todos a preparar o caminho do Senhor, pois o reino de Deus estava próximo. Pedia através do batismo e da circuncisão que aceitassem a Deus como Senhor (Batismo) e carregássemos conosco a marca de nossa fidelidade a Ele por onde andássemos (circuncisão). João atendia assim e sem saber, que era dele que Malaquias profetizava…
“(…) Eis que estou ENVIANDO O MEU MENSAGEIRO PARA PREPARAR O CAMINHO À MINHA FRENTE. E de repente chegará ao seu templo o SENHOR que vós estáveis procurando, o mensageiro da Aliança que estáveis desejando. Eis que ele chega — diz o SENHOR dos exércitos; [...] Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que chegue o grandioso e terrível dia do SENHOR”. (Malaquias 3, 1. 23)
Jesus, nesse trecho do evangelho, atesta a verdade sobre a profecia de Malaquias quanto ao Elias que viria a sua frente: “(…) João é Elias, que estava para vir. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam…”. Jesus declarava assim quem era e sua missão.
O Senhor demonstra uma tristeza natural pelo fato de não acreditarem em João. O descrédito talvez se desse a pregação insistente de João Batista contra a hipocrisia, as incoerências e conveniências adotadas pelos fariseus e muitos mestres da lei: “Regras para todos, proteção ’divina’ e perdão para uns poucos”.
João, de certa forma, não incomodava mais aos fariseus, pois atuava em uma área periférica, ou seja, afastada dos grandes centros. Quantos outros “Joãos”, “Marias”, “Pedros”, “Marcos”, “Tatianas”, “Franciscos” (…) estão por ai hoje levando a mensagem de Deus através de atos efetivos de amor ao próximo em bairros afastados, em presídios, nas ruas, hospitais, creches, abrigos, dando catequese, em pastorais de batismo, ECC… E também não são vistos ou dado o devido valor?
João de fato incomodou na verdade apenas uma pessoa, e esta lhe pediu a cabeça. Alguém que se sentiu prejudicada pelas verdades perante a Lei que João apresentava. É triste ver no que se transformou a fé de muitas pessoas: Criaram um deus Milagreiro e comandavel. Um deus que tem hora e lugar para realizar milagres; um deus comercial, “garoto propaganda” de “cajados de Abraão”, “escudos da fé”; um deus que “realiza” maravilhas se o elefante esta virado com a nádega para a porta; um deus que não se importa se não vou à missa, mas esta sempre pronto atender meus pedidos, pois se assim não fizer, ameaço trocar de igreja,  de religião, de credo, de pensamento. (Hunf)
Que João Batista seja um espelho de como crescer na fé através da coerência e da simplicidade. Sempre terão aqueles que “feridos” pedirão nossa cabeça, mas não há por que se preocupar, pois Deus é um juiz perfeito!
Mantenha a fé!
Um imenso abraço fraterno.








VÍDEO DA SEMANA


Ter atitude na vida - Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=bdWDLsjpjss






MOMENTO DE REFLEXÃO


_Um jumentinho chegou em casa todo contente e disse para  sua mãe:_
_Mãe vc não sabe como sou_
_querido!!! Fui a Jerusalém e todo mundo me aplaudiu e gritava:_
_Viva, viva, salve, salve..._
_Então a mãe perguntou:_ _Quem vc estava carregando?_
_Ah mãe.. era um tal de Jesus_
_Cristo!!! Então a mãe disse_
_Amanhã volte lá, mas não_
_carregue ninguém._
_No outro dia o jumentinho foi para Jerusalém e voltou triste.._
_Mãe, como pode ? As pessoas nem me olharam, passei_
_despercebido entre as pessoas, e teve gente que até me enxotou._
_É isso ai meu filho, VOCÊ SEM JESUS_
_É APENAS UM JUMENTO!!_

_Reflexão: não somos nada sem Jesus_





Nenhum comentário:

Postar um comentário