Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 23/12/2016


Sexta-feira, 23 de dezembro de 2016


"O fundamento de nossa esperança é Cristo no mundo, e a evidência de nossa esperança é Cristo no coração" (Matthew Henry).



EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,57-66


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.


www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A mão do Senhor estava com ele.
Este Evangelho narra o nascimento de João Batista e a imposição do seu nome.
João significa em hebraico “favor de Deus”. Na mentalidade hebraica, o nome significa a missão de uma pessoa. João foi o último dos profetas do Antigo Testamento e na sua pessoa veio a resumir-se a série ininterrupta de favores de Deus ao povo eleito, orientando-o para o Messias. João teve o privilégio de ser o último precursor imediato do Messias, inclusive entrou em contato pessoal com ele.
O nome de sua mãe, Isabel, significa “Deus jurou”, isto é, ele cumpre fielmente as suas promessas. O nome de seu pai, Zacarias, significa “Deus pôs-se de acordo”. Os três protagonista do Evangelho de hoje constituem uma família de vocacionados, o que aliás todas as famílias são, cada uma para a sua missão específica. Esta teve a missão de criar um filho para ser profeta.
A mão do Senhor estava com João Batista, para protegê-lo sempre e para que ele crescesse e se desenvolvesse na direção do plano de Deus para o qual ele foi criado. Sua missão era muito importante: preparar o caminho para Jesus Jesus. Ele devia ser “uma voz que clama no deserto” (Lc 3,4).
João colaborou com a graça de Deus: foi para o deserto, fez penitência, anunciou a justiça e denunciou a injustiça. Foi corajoso, e por isso morreu mártir.
Também nós temos uma missão na terra, que é só nossa, como João Batista. Ele é um exemplo para nós. Na crisma, nós nos tornamos profetas de Cristo e membros ativos da sua Igreja. A mão do Senhor está conosco, como esteve com João Batista.
“A Boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.” O primeiro gesto profético de João Batista foi, logo que nasceu, abrir a boca de seu pai Zacarias. O profeta abre os nossos ouvidos para ouvirmos os recados que Deus tem para nós e para o povo, abre os nossos olhos para vermos o mundo que nos rodeia com os olhos de Deus, e abre a nossa boca para dizer o que está certo (anunciar) e o que está errado (denunciar). Não é fácil fazer isso, mas a mão do Senhor está conosco.
O Novo Testamento começa com dois fatos humanamente impossíveis, e que por isso exigiram muita fé: uma senhora idosa dá à luz, e uma jovem fica grávida sem relação com um homem. O plano de Deus ultrapassa a nossa natureza, pois foi ele que a criou. Mas isso exige de nós muita fé.
Antífona do Ó: “Ó Emanuel: Deus-conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvador: Vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”
Certa vez, uma senhora foi assistir a uma peça teatral, e ao chegar em casa constatou que havia perdido um de seus brincos de brilhantes. Além do grande valor material dá jóia, havia também um valor sentimental, por tratar-se de herança de sua mãe.
Bastante aflita, telefonou para o gerente do teatro, perguntando se haviam encontrado a jóia durante a limpeza do salão. O gerente pediu-lhe que aguardasse na linha enquanto iria perguntar ao responsável pela limpeza do local. Ao encontrar o responsável, soube que a jóia havia sedo achada e guardada em um lugar seguro.
O gerente retornou ao telefone para dar a excelente notícia à senhora, mas, ela já havia desligado. Sem saber o nome da dona do brinco, aguardou que tornasse a ligar e até colocou um anúncio em um jornal, mas nunca mais teve qualquer notícia dela.
Aquela senhora era impaciente. Por causa de alguns minutos de espera, acabou perdendo a sua jóia preciosa. Muitos de nós agimos com Deus do mesmo jeito. Pedimos e já queremos logo a resposta. Deus atende, mas na hora certa e do jeito certo, os quais ultrapassam o nosso conhecimento.
A pressa é própria dos seres mortais. Como Deus não morre, ele não tem pressa. Nós também precisamos ter paciência diante dele, o que faltou para Zacarias, que pediu durante muito tempo a graça de ter um filho, e depois desanimou.
Que Maria Santíssima, a Rainha dos Profetas, e S. João Batista e seus pais, nos ajudem a ser também bons profetas e boas profetizas do Senhor, e a cumprir cada um de nós a nossa vocação específica.
A mão do Senhor estava com ele.








CULINÁRIA

Bolinho de batata doce
Com frango e sem farinha



INGREDIENTES

300g de batata doce cozida (1 ½ xícara de chá)

50g de queijo parmesão ralado no ralo fino (½ xícara de chá)

100g de queijo cremoso (½ xícara de chá)

100g de frango cozido e desfiado (½ xícara de chá) sal e cebolinha picadinha a gosto

100g de queijo parmesão ralado no ralo fino (1 xícara de chá)

fécula de batata a gosto (para empanar)



 MODO DE PREPARO

1 – Numa tigela coloque 300 g de batata doce cozida, 50 g de queijo parmesão ralado, 100 g de queijo cremoso, 100 g de frango cozido e desfiado, sal e cebolinha picadinha a gosto e misture bem.

2 – Pegue pequenas porções da massa (feita acima), faça bolinhas, passe em 100 g de queijo parmesão ralado, e em seguida na fécula de batata.

3 – Numa frigideira com 1 fio de azeite coloque as bolinhas e leve ao fogo médio até dourar. Retire e sirva em seguida.



Escondidinho de Frango
Receita é preparada com a sobrecoxa



INGREDIENTES

1 xícara (chá) de queijo cremoso (250g)
500 g de filé de sobrecoxa sem pele e sem osso, temperados com manjericão, tempero pronto de alho e sal, pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de molho de tomate (240ml)
2 ½ xícaras (chá) de muçarela ralada (300g)
150 g de cubos de pão temperados com azeite, pimenta-do-reino e tempero em pó para aves a gosto
½ xícara (chá) de muçarela ralada (60g)






 MODO DE PREPARO

1- Num refratário quadrado (180cm de lado e 8 cm de altura) espalhe 1 xícara (chá) de queijo cremoso. Sobre o queijo cremoso disponha 500g de filé de sobrecoxa sem pele e sem osso (já temperados com manjericão, tempero pronto alho e sal, pimenta-do-reino a gosto).

2- Depois vá espalhando o molho de tomate, a muçarela ralada, os cubos de pão temperados e cubra com a muçarela ralada. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Cubra o refratário com papel alumínio e deixe no forno mais 20 minutos. Retire e sirva em seguida.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Perguntemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus.
E ela nos responderá:
Jesus nasceu em Betânia.
Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.
Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus.
Ele nos responderá:
-Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.
Perguntemos a Pedro quando se deu o nascimento de Jesus,
Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifas, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado.
Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.
Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus.
Ele nos responderá:
- Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue?
E na cegueira passei a enxergar um mundo novo  quando eu lhe disse:
- Senhor, o que queres que eu faça?!
Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus.
E ela nos responderá:
- Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar:
-Negue! Negue!
E o soldado com a tocha acesa dizendo:
-Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer?
Foi neste instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer:
- Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-lo.

Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus.
Ele nos responderá:
- Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus.
Só então compreendi o sentido de suas palavras:
Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Perguntemos à mulher da Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus.
E ela nos responderá:
- Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse:
- Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas.
Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: - Senhor, dá-me desta água.
Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus
Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse.
E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto:
- "Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência!
" Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.
Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus?
Ele nos responderá:
- Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: - Lázaro! Levanta.
Neste momento compreendi finalmente quem Ele era...
A Ressurreição e a Vida!
Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus-
Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu
julgamento e a sua condenação.
Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.
Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus.
E ela nos responderá:
-Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha.
Foi quando O segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.
Agora pensemos um pouquinho:
E para nós, quando Jesus nasceu?
Pensemos mais um pouquinho: e se descobrirmos que ele não nasceu?
Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça um dia destes, porque, quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a luz.
Que Jesus nasça em nossos corações e que seja sempre Natal em nossas vidas, para que nunca nos falte a Esperança e a Alegria Cristã.





Nenhum comentário:

Postar um comentário