Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 10/12/2016


Sábado, 10 de dezembro de 2016


“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça a, qualidade.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 17,10-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.


http://www.paulinas.org.br/


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Elias já veio, mas não o reconheceram.
Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, disse, na última frase do seu livro: “Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que chegue o grande e terrível Dia do Senhor. Ele fará os corações dos pais voltarem-se para os filhos e o dos filhos, para os pais, para eu não mais vir condenar a terra ao interdito” (Ml 3,23-24).
Como o profeta Elias viveu num tempo de crise e procurou reconduzir o povo ao seguimento de Deus, que é tarefa do Messias, e subiu vivo para o céu (2Rs 2,1-18), os mestres da Lei diziam que Elias devia vir primeiro, antes do Messias. Por isso que os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?”
Jesus explica que não é que Elias ia voltar em carne e osso; ia vir um profeta com o Espírito e o poder de Elias, isto é, com o mesmo carisma dele, a fim de colocar tudo em ordem, preparando assim o povo para acolher o Messias. E esse profeta é João Batista.
Mas eles (os mestres da Lei), continua Jesus, não o reconheceram e o mataram, assim como vão matar o próprio Messias.
O Anjo Gabriel, quando apareceu a Zacarias e profetizou o nascimento de João Batista, disse que “ele irá adiante de Deus com o espírito e o poder de Elias” (Lc 1,17).
Os pecadores gostam de escolher seus próprios profetas, conforme o seu gosto; profetas que falam o que eles querem ouvir. Fundam até religiões conforme o seu gosto.
Mas Deus continua enviando seus profetas, a fim de recolocar tudo em ordem e reconduzindo o povo para Deus.
A palavra profeta vem de proferir, falar. Na Bíblia, profeta é aquele que fala em nome de Deus. É uma pessoa comprometida com a Palavra de Deus, com a verdade, a justiça e a igualdade entre as pessoas. “Porei em sua boca as minhas palavras, e ele (ela) lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar” (Dt 18,18).
No nosso batismo, nós recebemos a missão profética. Logo depois que o ministro derramou água na nossa cabeça, ele pegou o santo Óleo do Crisma e disse: “Que o Senhor te consagre com o Óleo santo, para que, como membro de Cristo, sacerdote, profeta e rei, continues no seu povo até a vida eterna”. Em seguida, ungiu com o Óleo a nossa cabeça.
Se compararmos com as eleições políticas, no batismo nós fomos eleitos profetas, e na crisma tomamos posse desse mandato.
O carisma profético nos leva a percebermos claramente as situações humanas que estão de acordo com o Evangelho (situações evangélicas), e nos dá forças para anunciar isso aos outros. Por outro lado, leva-nos também a perceber as situações anti-evangélicas, e nos dá força para denunciá-las.
O profeta é corajoso e claro. Ele não tem medo de nada. A sua missão é colocar tudo em ordem. Por isso, geralmente o profeta é perseguido.
Como é importante nós acolhermos bem os profetas que Deus nos envia, e nós também sermos profetas, assumindo assim a nossa vocação batismal!

Certa vez, uma viúva pobre, e mãe de quatro filhos pequenos, foi à padaria de manhã  buscar um litro de leite.
Ela disse para o dono da padaria, que atendia no balcão: “Por favor, meus filhos estão com fome e eu não tenho dinheiro agora. O senhor me venda um litro de leite, e logo que eu receber minha aposentadoria, pagá-lo-ei.
O homem lhe disse friamente: “Desculpe, minha senhora, mas nós aqui não vendemos fiado”. E foi logo atender outra senhora.
Esta lhe disse: “Eu quero um litro tipo B, porque é para eu dar para o meu cachorro”. Com um sorriso, o dono da padaria lhe vendeu o leite e ela voltou para casa, enquanto a viúva saía de mãos vazias.
Era esse tipo de pecado que João Batista denunciava com veemência, citando os fatos com local, data e nome de quem fez. Por isso que ele, e também Jesus, foram condenados.
Maria Santíssima, através do seu hino Magnificat, mostrou-se uma verdadeira profetiza. Que ela nos ajude a viver melhor o dom e a missão profética.
Elias já veio, mas não o reconheceram.







CASA, LAR E FAMÍLIA


O sucesso no seu casamento depende do seu perfil
Seu perfil é de doador, tomador ou compensador? Entenda como isso afeta seu casamento
Michele Coronetti


São três os tipos de pessoas segundo o autor de Dar e Receber (do original em inglês Give and Take), Adam Grant. Livro escrito com foco nos negócios, a abordagem do autor sobre a interação das pessoas com outras se encaixa perfeitamente no relacionamento conjugal.

Ele afirma que as pessoas podem ser tomadoras, compensadoras ou doadoras. E em suas pesquisas encontrou uma relação muito grande de pessoas bem-sucedidas com o perfil de doador. O sucesso no relacionamento também está relacionado fortemente com este perfil como tratado neste artigo.

Pessoas doadoras

São aquelas que estão sempre prontas a ajudar e a trabalhar pelo bem-estar dos outros. Se empenham em tornar a vida alheia melhor e mais feliz. São aquelas que não jogam lixo no chão, pois sabem que isso prejudicará alguém, são funcionários exemplares e o tipo de pessoa que todos gostam de ter por perto, pois doam de si mesmas sem esperar nada em troca.

No relacionamento conjugal estão sempre pensando em coisas a fazer para deixar seu parceiro mais feliz. Pensam primeiro nos outros e sabem que sua felicidade é fruto do seu jeito de ser. Sentem que são os responsáveis pelo sucesso no relacionamento e trabalham constantemente para isso.

Os compensadores

Estão na linha do dar e receber. Eles mantêm um equilíbrio nas coisas que fazem, pois sempre esperam algo em troca. Se a negociação for benéfica, eles a abraçam.

No casamento, quando um dos cônjuges for do tipo compensador, ele só fará algo por seu companheiro quando souber que receberá outra coisa em troca. Quando recebem algo de seu par eles se sentem na obrigação de retribuir, da mesma forma que se sentem à vontade para cobrar por algo que já tenham feito.

Os tomadores

São aqueles que estão sempre prontos a receber. Tratam a todos bem e sabem que sempre receberão algo das outras pessoas. São encantadores, carismáticos e apaixonantes. Normalmente atuam assim para conseguir seus objetivos. Seu foco é satisfazer suas necessidades.

Como cônjuge, um tomador tratará bem seu par até o momento que tiver retirado tudo o que queria dele. Então, tudo mudará e ele passará a evitar sua presença podendo usar um tratamento frio para que ele seja abandonado e não tenha que arcar com a responsabilidade do término da união.

O sucesso no relacionamento conjugal é mais fácil de ser encontrado quando ambos os cônjuges são doadores. Cada um deles estará se dedicando para que seu companheiro seja feliz, doando seu tempo, afeto, bens e o que for necessário para promover a felicidade e bem-estar do outro. Quando isso ocorre, o casamento tende a perdurar e ser uma união feliz.

Quando um dos cônjuges é doador e o outro é tomador, o casamento será feliz até certo ponto. O tomador, depois de satisfeito, normalmente perderá o interesse e não procurará agradar mais a seu cônjuge, visto que já obteve o que queria do relacionamento. Por sua vez, o doador se sentirá esgotado, pois trabalha sozinho para o fortalecimento da união.

Compensadores manterão uma relação equilibrada até o momento em que eles param de receber algo pelo que estão fazendo. Havendo uma desigualdade, tudo poderá desmoronar.

As pessoas poderão ter traços de personalidade dos três tipos em ocasiões diferentes da vida, porém, o que prevalece na maior parte do tempo é o seu perfil. E é claro que nada na vida é permanente e tudo pode ser trabalhado para mudanças positivas.

Os casais que estão preocupados em satisfazer seu cônjuge sempre, beneficiando e tornando a vida do outro mais agradável, sempre serão mais completos. Doar não é fraqueza, torna as pessoas mais felizes e satisfeitas e une pessoas, principalmente as mais próximas. Uma avaliação fria a respeito de si mesmo pode ajudar a reconhecer que atitudes mais doadoras são necessárias para que a vida seja mais plena.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Acreditar na Vida...
É ter esperança no amanhã.
Saber que após a noite vem o dia.
Viver intensamente as emoções!
Pular de alegria.
Não invadir o espaço alheio.
Ser espontâneo.
Apreciar o nascer e o pôr-do-sol.
Amar as pessoas incondicionalmente.
Aproveitar todos os momentos...
Fazer trabalho voluntário.
Vencer a depressão! É cantar no chuveiro.
Confiar na voz da intuição. Perdoar as pessoas.
Estimular a criatividade.
Não se prender a detalhes.
Brincar como uma criança. Chorar de felicidade...
Deixar para lá.
Ter pensamento positivo.
Respeitar os sentimentos dos outros.
Rir sozinho.
Saber trabalhar em equipe. Ser sincero.
Encontrar a felicidade nas pequenas coisas.
Entender que somos pessoas únicas.
É dançar sem medo.
Não se apegar a bens materiais.
Respirar a brisa do mar.
Ouvir a melodia suave de uma fonte.
Observar a natureza.
Adorar um dia de chuva.
Ter motivação! Enxergar além das aparências.
Descobrir que precisamos dos outros.
Esquecer o que já passou.
Buscar novos horizontes.
Perceber que somos humanos.
Vencer a nós mesmos.
Ver a beleza da alma. Sair da passividade.
Saber que a vida é conseqüência de nossas atitudes...
Não procrastinar as decisões.
Mimar a criança interior.
Deixar acontecer...
Praticar a humildade. Adorar calor humano.
Curtir as pequenas vitórias.
Viver apaixonado pela vida!
Visualizar só coisas boas.
Entender que há limites.
Mentalizar positivo. Ter auto-estima.
Colocar sua energia positiva em tudo que realizar!
Ver a vida com outros olhos...
Só se arrepender do que não fez.
Fazer parcerias com os amigos. Crescer juntos.
Dormir feliz.
Emanar vibração de amor...
Saber que estamos só de passagem.
Melhorar os relacionamentos.
Aproveitar as oportunidades.
Ouvir o coração...Acreditar na vida!

Mon Liu





Nenhum comentário:

Postar um comentário