Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 01/12/2016


Quinta-feira, 01 de dezembro de 2016


“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre.” (Cecília Meireles)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 7,21.24-27


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!



Nem todo aquele que me diz: “Senhor! Senhor!”, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!

http://www.paulinas.org.br/


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus.
Este Evangelho narra a belíssima parábola da casa construída sobre a rocha. Jesus identifica por em prática a sua palavra com por em prática a vontade de Deus Pai. Identifica também construir sobre a rocha com entrar no Reino dos Céus. Fica clara a importância de praticarmos as palavras de Jesus para podermos receber a salvação eterna. Em vez de fazer, Jesus usa a expressão por em prática a vontade de Deus. Isso para deixar bem claro que não basta também conhecermos ou até divulgarmos os mandamentos de Deus.
“Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus.” A nossa salvação não depende da nossa oração. Ela é meio. A nossa salvação depende mesmo é de por em prática as palavras de Jesus.
Também a nossa salvação não depende de ouvirmos as palavras de Jesus, e sim, de a colocarmos em prática. Os dois que constroem suas casas – um sobre a rocha e o outro sobre a areia – ouvem a Palavra de Deus. De fato, hoje é muito fácil ouvir as palavras de Jesus, e também de lê-las. Por isso, freqüentemente percebemos certa distância entre a Palavra de Deus que ouvimos e a vida que levamos. Mas não nos importamos muito com isso. Aí que mora o perigo.
Com esta parábola, Jesus derruba todas as nossas desculpas e subterfúgios, e centraliza a nossa salvação no por em prática as suas palavras.
No fundo, a parábola nos pega de cheio e nos chama a todos de imprudentes, porque gostamos muito mais de ouvir a Palavra de Deus do que de praticá-la. Ouvir é até gostoso, se for bem apresentada. Em outras palavras, o que gostamos mesmo é de construir sobre a areia.
Quantas pessoas conseguem enganar os outros, fazendo falcatruas em segredo. Mas cuidado: “Não há nada de oculto que um dia não seja revelado”.
Olhando-nos com sinceridade, temos de reconhecer que existe certa distância entre os ensinamentos de Jesus e a vida que levamos. Apesar disso, continuamos ouvindo, ouvindo, ouvindo... e pouco nos preocupando com a conversão de vida. Em outras palavras, continuamos construindo sobre a areia. Portanto, se, após a nossa morte, nos sairmos bem no Juízo, será por pura misericórdia de Deus.
Quem constrói uma casa sem alicerce é sem juízo; além de jogar dinheiro fora, ainda arrisca a própria vida e da família. O mesmo acontece com quem quer levar uma vida dupla, com dois comportamentos diferentes: na sociedade e na igreja.
“Quem avisa amigo é.” Ao nos contar esta parábola, Jesus mostrou que é nosso amigo, a fim de não termos surpresas desagradáveis depois.
Que as pessoas, quando se referirem a nós, não tenham de dizer como Jesus falava a respeito dos fariseus: “Sigam o que ele ou ela fala, mas não imitem suas ações”.
Se a nossa casa tiver alguma rachadura, que a reforcemos neste tempo do advento para que, quando Jesus chegar, ele não nos chame de sem juízo.
Certa vez, um homem disse ao seu amigo: “Eu tenho ido à igreja por trinta anos, ouvi uns três mil sermões, e não consigo me lembrar de nem um. Estou preocupado com isso”.
O amigo respondeu: “Eu estou casado há trinta anos. Durante este tempo, minha esposa deve ter cozinhado umas trinta e duas mil refeições para mim. Mas eu não consigo me lembrar do cardápio de nem uma. Mas de uma coisa eu sei: todas elas me nutriram e me deram a força necessária para eu fazer o meu trabalho. Se minha esposa não me tivesse dado essas refeições, eu já teria morrido há muito tempo. Da mesma maneira, se você não tivesse ouvido esses tantos sermões, hoje você seria um marginal”.
A Palavra de Deus é como a semente que, quando semeada, cresce por si mesma. Basta não colocarmos obstáculos, que a Palavra de Deus cresce e produz fruto em nós por si mesma, sem que percebamos. O problema é que o maligno também semeia em nós a sua cizânia, e esta, devido ao pecado que existe dentro de nós e no mundo, cresce mais rápido e tende a abafar a Palavra de Deus.
“Feliz aquela que acreditou” – disse Santa Isabel a respeito de Maria Santíssima - “pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45). Que a nossa Mãe do céu nos ajude a acreditar, de corpo e alma, nas palavras do seu Filho.
Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus.

Padre Queiroz






MUNDO ANIMAL

A importância da castração de cães


A palavra castração ainda gera polêmica nos donos de animais. Porém, a castração de cães pode prevenir uma série de doenças, além de ajudar no controle da população canina que pode ficar nas ruas afirmam os profissionais veterinários do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Não machuca o animal
Engana-se quem pensa que a castração de cães é um ato que irá machucar ou danificar os instintos caninos, como proteger sua família ou ser dócil. Muito pelo contrário, os cães castrados se tornam menos nervosos e mais carinhosos, pois o processo diminui a ansiedade e a agressividade dos cães.

Evita a superpopulação de filhotes
Os cães que não são castrados podem sair às ruas e engravidar fêmeas, gerando ninhadas de filhotes, que muitas vezes têm um futuro incerto e acabam vivendo e morrendo nas ruas. A quantidade cães para adoção é muito grande e prevenir o aumento de animais soltos na rua, ou até do nascimento de filhotes dentro de casa, que depois terão que ser doados e geram mais gastos, é a melhor solução.

Diminui a probabilidade de câncer da mama nas fêmeas
A castração das fêmeas resulta na diminuição da probabilidade de câncer de mama, chegando a praticamente zero quando são castradas jovens. Em comparação com fêmeas não castradas, as castradas apresentaram menores chances de desenvolvimento da doença, muito comum em cachorras idosas. Ainda, há a prevenção de 100% contra piometra, infecção uterina muito comum nas cadelas não castradas.

A probabilidade câncer em machos também é reduzida
Machos castrados também têm menor possibilidade de desenvolver tumores nos testículos e na próstata. Os testículos são retirados nesse processo, evitando assim o aparecimento da doença nos cães castrados.

Reduz a necessidade de marcar território no caso dos machos
Quem tem um cão macho sabe que é grande a possibilidade de ele fazer xixi pela casa toda para marcar território. Depois de castrado, o cão pode reduzir ou perder a necessidade de demarcar sua área urinando por toda a casa ou latindo demasiadamente.

Aumenta a expectativa de vida do cachorro
Por diminuir as chances de ocorrerem doenças, a castração aumenta a expectativa de vida canina. Estima-se que cães castrados vivam, em média, 14% mais do que os não castrados. Além disso, seu cachorro ou cadela não irá tentar fugir de casa para acasalar, comportamento perigoso, já que eles podem ser atropelados por carros ou se machucarem.

Evita possíveis constrangimentos com as visitas
Quando os cães estão com os hormônios à flor da pele, é normal seu comportamento de subir e agarrar nas pernas de humanos para cruzar. Esse comportamento acaba resultando em uma situação constrangedora para a visita e para o dono do cão. Com a castração, os hormônios que instigam o cachorro a cometer o ato são eliminados, deixando o pet muito mais sociável.

Apesar de ser uma cirurgia, portanto, oferece riscos, a castração de cães é altamente indicada para manter a saúde do animal. Além disso, proporciona mais facilidade para adestrar, passear e evitar situações como ninhadas indesejadas, fuga da coleira para procurar parceiros em momento fértil ou situações constrangedoras com as visitas. Lembre-se, é muito importante procurar uma clínica veterinária de confiança e conversar sobre o procedimento.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Enquanto a tarde caia, Jeferson caminhava de um lado para outro na casa de seus pais, muito perturbado (chorando e  lamentando-se)
No dia seguinte, ele partiu para uma cidade bem distante dali, onde disse:

"Comecei a humilhar-me em vigorosa oração perante o Senhor, para que se fosse possível eu obtivesse misericórdia de suas mãos e fosse perdoado de tudo o que havia feito de modo contrário à vontade Dele"

Particularmente, embora eu tenha vivido de forma a amar e respeitar meu semelhante, ainda assim eu percebo que à minha volta há todo o (tipo de) caráter e classe de homens (entenda-se pessoas em geral)

Se desejamos ir para onde Deus está, precisamos ser como Deus, ou possuir os princípios que Deus possui, porque se não estivermos nos aproximando de Deus, em princípio estamos nos afastando Dele e nos aproximando do Diabo.

Sim, estou no meio de todo o tipo de pessoas e parece que todos estão.
Examinem seu coração e vejam se são semelhantes a Deus.

Examinei o meu e sinto desejo de arrepender-me de todos os meus pecados.

Temos entre nós, ladrões, adúlteros, mentirosos e hipócritas.

Se Deus falasse do céu, Ele ( novamente)  nos ordenaria a não roubar, não cometer adultério, não cobiçar e não enganar, mas a sermos fiéis em algumas coisas.
Acrescentem à sua fé, a virtude, o conhecimento das leis, e busquem todas as coisas boas.

Precisamos ser inocentes, ou não poderemos  entrar na presença de Deus, precisamos nos manter puros.

Deus não é bom? Então sejamos bons; se Ele é fiel, então sejamos fiéis.

O diabo tem grande poder para enganar, ele transformará de tal maneira as coisas a ponto de deixar as pessoas boquiaberta ao virem aqueles que estão fazendo a vontade de Deus.

A iniqüidade precisa ser eliminada de nosso meio; então o véu será rasgado e as bênçãos do céu fluirão para nós, rolarão como as águas de um rio límpido e tranquilo.

Todo coração precisa se arrepender e ser puro, e Deus o verá e o abençoará tal como ele de nenhuma outra forma poderia ser abençoado.

Irani Gennaro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário