Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 02/12/2016


Sexta-feira, 02 de dezembro de 2016


“O homem que não tem os olhos abertos para o mistério passará pela vidsem ver nada.” (Albert Einstein)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,27-31


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

http://www.paulinas.org.br/


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.
Neste Evangelho, Jesus testa a fé de dois cegos, e eles passam de cheio no teste.
Enquanto Jesus caminhava, eles foram atrás pedindo a cura. Jesus não os atendeu, mas continuaram pedindo. Jesus entrou em casa, eles foram atrás e entraram na sua casa. Jesus lhes pergunta: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles: “Sim, Senhor”. Na verdade, a própria insistência deles já mostrava a sua fé. “Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: Faça-se conforme a vossa fé. E os olhos deles se abriram”.
A pergunta de Jesus é feita a nós também: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” A nossa fé é condição para recebermos as graças de Deus. A fé é um dom de Deus aos que lhe obedecem. Quem tem esse dom é capaz de transportar montanhas. É sempre feliz e tem o amparo de Deus em tudo o que pede. “Ter fé é um modo de já possuir aquilo que se espera. É um meio de conhecer realidades que não se vêem... Ter fé é caminhar como se visse o invisível” (Hb 11,1.27).
Mas só ganha o dom da fé quem obedece a Deus: “Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,21). Deus se manifesta, abrindo os nossos olhos para a fé. Quando Jesus visitou a sua cidade natal, “não conseguiu fazer ali nenhum milagre. Ele se admirou da incredulidade deles”. Veja como a fé é importante para recebermos milagres!
Para ter fé é importante viver no amor verdadeiro: “Aquele que ama conhece a Deus, porque Deus é amor” (1Jo 4,7).
É importante lembrar também que ter fé não é acreditar em um Evangelho modificado conforme a nossa cabeça e os nossos interesses, mas é curvar-se diante do Evangelho legítimo deixado por Jesus e transmitido pela Igreja, que ele fundou, que tem Pedro e seus sucessores como chefes.
Advento é tempo de fé e de transformação, varrendo a nossa casa para Jesus entrar.
Certa vez, um homem quis zombar do seu vizinho que fazia aniversário. Pegou uma bandeja, encheu-a de lixo e porcarias, enfeitou-a bem e pediu que uma pessoa levasse para ele.
O aniversariante abriu o presente. Vendo o que era, pediu que o emissário esperasse um pouquinho. Foi lá dentro, jogou fora aquela sujeira, lavou bem a bandeja e a perfumou. Depois encheu-a de flores e mandou de volta para o vizinho, com um cartão dizendo assim: “A gente dá o que tem de melhor”.
A fé é um tesouro que carregamos dentro de nós, melhor até que flores. E o mundo está precisando com urgência desse presente.
Maria Santíssima celebrou o primeiro advento. Que ela nos ajude e abençoe neste tempo santo.
Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.





CULINÁRIA

Cuca de Linguiça

MASSA

40 g de margarina misturada com 20 g de banha de porco
1 ovo
80 g de açúcar misturado com canela a gosto, 1 pitada de sal e raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de fermento biológico seco hidratado em 200 ml de leite e 50 ml de água
350 g de farinha de trigo


FAROFA

80 g de margarina misturada com 20 g de banha de porco
120 ml de óleo
1⁄2 colher (sopa) de fermento em pó misturado com raspas de 1 limão e 1 colher (chá) canela
350 g de açúcar
350 g de farinha de trigo
1⁄2 de linguiça Blumenau picada (200 g)

 MODO DE PREPARO

MASSA

Em uma tigela coloque 40 g de margarina misturada com 20 g de banha de porco, 1 ovo, 80 g de açúcar misturado com canela a gosto, 1 pitada de sal e raspas de 1 limão e misture.
Adicione 1 colher (sopa) de fermento biológico seco hidratado em 200 ml de leite e 50 ml de água, 350 g de farinha de trigo e misture com mãos até a massa ficar lisa e começar a desgrudar do fundo da tigela.
Cubra com pano e deixe descansar por 30 minutos.
Dica: se ficar muito mole pode acrescentar um pouco mais de farinha de trigo.


FAROFA

Coloque numa outra tigela 80 g de margarina misturada com 20 g de banha de porco, 120 ml de óleo, ½ colher (sopa) de fermento em pó misturado com raspas de 1 limão e 1 colher (chá) canela, 350 g de açúcar e misture bem.
Adicione 350 g de farinha de trigo e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente ½ linguiça Blumenau picada e misture.


MONTAGEM

Coloque a massa numa assadeira untada com banha de porco e polvilhada com farinha e deixe crescer por 30 minutos.
Em seguida, pincele 1 gema e cubra com a farofa de linguiça.
Leve para assar no forno à lenha por 15 a 20 minutos ou no forno médio preaquecido a 200°C por +/- 30 minutos ou até dourar.


Bolovo de carne


INGREDIENTES

1 ovo levemente batido
50 ml de leite (1/4 xícara de chá)
30 g de farinha de rosca (4 colheres de sopa)
1⁄2 kg de carne moída
Salsa picadinha, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
16 ovos de codorna em temperatura ambiente
150 g de farinha de rosca (1+ 2/3 xícara de chá)

 MODO DE PREPARO

Em uma tigela coloque 1 ovos levemente batidos 50 ml de leite, 30 g de farinha de rosca, misture bem e deixe descansar por 15 minutos. Reserve.

Junte à mistura reservada acima ½ kg de carne moída, salsa picadinha, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, misture bem e reserve.

Em uma panela com água fervente coloque 16 ovos de codorna em temperatura ambiente e cozinhe por 2 minutos.
Com cuidado retire os ovos de codorna com ajuda de uma escumadeira e coloque em uma tigela com água gelada.

Com cuidado pegue porções da massa e recheie com 1 ovo de codorna cozido, modele no formato de um bolinho e reserve.

Repita essa operação até acabar toda a massa de carne moída.

Passe os bolovos em 150 g de farinha de rosca e frite em óleo não muito quente (160 ºC). Sirva em seguida.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Cada dia, em nossas vidas, nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começa a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...
Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.
Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!
Você pensa que escolheu a profissão errada, que você não consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...
Parece que você caiu e não consegue levantar...
Está a ponto de perder o ar...
Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.
E aí... Você pode mudar a sua vida!
Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.
Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.
Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.
Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!
Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.
Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...
Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.
Encare-os de frente.
Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...
Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...
Mas você deve estar de bem consigo mesmo para que possa estar de bem com a vida.
Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...
Não importa a sua idade, nem o tamanho de seu sonho...
A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...

Lilian Roque de Oliveira







Nenhum comentário:

Postar um comentário