Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 30/07/2012





Segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Ter fé é um modo de já possuir aquilo que se espera. É um meio de conhecer realidades que não se veem... Ter fé é caminhar como se visse o invisível” (Hb 11,1.27).




EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,31-35


Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
- O Reino do Céu é como uma semente de mostarda, que um homem pega e semeia na sua terra. Ela é a menor de todas as sementes; mas, quando cresce, torna-se a maior de todas as plantas. Ela até chega a ser uma árvore, de modo que os passarinhos vêm e fazem ninhos nos seus ramos.
Jesus contou mais esta parábola para o povo:
- O Reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa. Jesus usava parábolas para dizer tudo isso ao povo. Ele não dizia nada a eles sem ser por meio de parábolas. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta tinha dito:
"Usarei parábolas quando falar com esse povo e explicarei coisas desconhecidas desde a criação do mundo."





MEDITANDO O EVANGELHO

Ana Luíza Medeiros


Jesus era mesmo maravilhoso!
Excelente professor, sabia exatamente o que aquele povo precisava: amor, curas, fé, verdade. Ele também sabia que o que trazia não podia ser passado de qualquer forma, principalmente porque aquelas pessoas não entenderiam. Acredito que Jesus não queria subestimar a inteligência deles, mas entendo que Ele sabia que a verdade era muito forte, difícil de se entender. Posso até me colocar no lugar daquelas pessoas. Imagine isto: Se Deus tivesse se feito homem nos tempos de hoje, como seria? Apesar de que muitas vezes é como se Ele nem já tivesse vindo diante de tanta miséria, material e espiritual, mas nosso mundo como está? Competitivo, baseado em valores não muito éticos, e então aparece um homem, nascido numa favela, pobre sem eira nem beira, andando pelas cidades falando de Amor. Falando de igualdade, fraternidade, liberdade. Um revolucionário. Imagina aí, um homem simples chegando pra você e dizendo: se liga, isso tudo que você tem não é nada, para de ficar se achando, porque é mais fácil aquele pobre catador de lixo entrar no céu do que você. Eu no mínimo, me sentiria ofendida. Como é difícil entender essa dinâmica dos menores, dos excluídos, dos marginalizados. Só que essa é a verdade, não podemos nos fechar no nosso mundinho, achando que ir pra Missa todo domingo ou fazer parte deste ou daquele movimento ou pastoral nos faz merecedores do Reino de Deus, precisamos olhar pra baixo, perceber que nos menores, nos mais necessitados está nosso caminho. É lutando pela igualdade dos homens, por uma vida mais digna e justa para todos é que estamos fazendo a vontade de Deus. E pode acreditar, desta forma você será sim um dos pequenos aqui na terra, seja sendo um excluído, seja lutando por eles e com eles, não importa, você será um pequeno grão de mostarda, mas diante dos olhos de Deus, você será grande.
 Senhor, ajuda-me a ser pequenina aos olhos do mundo, me ajuda a lutar para que tenhamos uma sociedade mais justa, faz com que eu possa anunciar a alegria da esperança de um mundo que há de vir, onde todos são iguais e felizes. Amém. 







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Max Gehringer responde


PALAVRA DA SEMANA: PROFISSÃO. Do latim professionis, “uma declaração pública em voz alta”. O sentido original ainda pode ser visto em “professar a fé”. Antigamente, um profissional apenas dizia o que era capaz de fazer e todos acreditavam, porque sua palavra bastava. Hoje, ele precisa acumular diplomas, e, mesmo assim, muita gente duvida de sua competência.


Em minha empresa, nas últimas semanas, a pressão vem aumentando e está chegando a um nível insuportável... – C.B.

É reflexo da crise econômica. Há setores que estão sendo mais afetados, e a pressão por resultados imediatos visa evitar a pior hipótese, a demissão de bons empregados. Como essa pressão já parte em alto e bom som lá do topo do organograma, ela tende a se amplificar à medida que vai descendo a escada da hierarquia. Se você está num dos degraus mais baixos, a impressão é de uma paranóia coletiva. Quanto ao limite suportável, tudo é uma questão de referência. Empresas que nunca precisaram pressionar, e agora se vêem obrigadas a fazê-lo, estão encontrando mais resistência por parte dos empregados. Lamento, mas não há uma solução mágica e instantânea para essa situação. A pressão repentina é um claro recado da empresa de que as coisas não vão bem.


Quero mudar para a área de vendas, mas minha empresa alega que não tenho “perfil de vendedor”, porque sou calado... – S.J.

Vou lhe repassar a melhor explicação que já ouvi. Um vendedor vê oportunidades em qualquer situação. Ao entrar num transporte coletivo – ônibus, metrô, avião –, ele imediatamente entabula uma conversa profissional (apenas e tão-somente profissional) com a pessoa que senta ao lado dele. Não-vendedores fazem exatamente o contrário: evitam o contato. Ficam na deles, abrem um livro ou olham pela janela. O vendedor sabe que poderá levar um chega-pra-lá, às vezes até mal-educado, mas nem assim deixará de abordar a pessoa seguinte que sentar a seu lado. Ele não teme a rejeição e sabe que, de cada dez abordagens, uma poderá render uma troca de cartões. Muita gente diria que isso é ser cara-de-pau, mas isso é ter perfil de vendedor.


Seria antiético deixar de comunicar a minha atual empresa que estou participando de um processo seletivo em outra empresa? – Y.L.

Vamos avaliar a questão pelo lado inverso. Digamos que seu chefe esteja pensando em demitir você, mas está em dúvida. Ele então faz uma reunião com Recursos Humanos, apresenta os argumentos, ouve as devidas sugestões, e finalmente decide que você será mesmo dispensado. E aí vem a parte da burocracia interna, que leva mais uma semana. Embora tudo isso diga respeito a seu futuro profissional, em momento algum você seria avisado de que a empresa está considerando encerrar seu contrato de trabalho. Você só ficaria sabendo da decisão no momento em que ela lhe fosse comunicada. Isso é antiético? Não. A empresa tem o direito de decidir, de modo unilateral, o que é melhor para ela. Da mesma maneira, você também pode decidir o que é melhor para sua carreira, e só comunicar sua decisão no momento de pedir demissão.


Sou professor de Inglês e tenho uma ideia maluca: dar aulas pela internet, para grupos de interessados que não podem pagar uma escola regular ou um professor particular. Isso faz sentido ou estou sonhando? – F.W.G.

Os cursos superiores de Ensino a Distância (EAD) fazem exatamente isso. Os estudantes estão espalhados pelo país e se conectam com a escola na hora marcada, sem precisar sair de casa. Sugiro que você leia bastante sobre a diferença entre ser um professor presencial e um remoto (há muitos textos disponíveis na internet), porque a didática é outra, muito mais interativa. Talvez seja conveniente você se matricular num curso de EAD (qualquer um), apenas para entender melhor não só a dinâmica como também a tecnologia envolvida. Mas, não há dúvida, a ideia faz sentido.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Senhor, neste dia que o sol veio anunciar a novidade, eu quero bendizer a vida e agradecer.
Quero agradecer a oportunidade de recomeçar, de estar aqui, sentindo a vida entrando pela janela, me preparando para vencer.
 Sim, eu quero vencer, começando pelo maior desafio, que é vencer-me, sair do abatimento que as vezes me pega, sair da comparação em que as vezes me pego, sair dos relacionamentos que tanto me fazem mal, buscar soluções para os vícios que me acompanham, largar as muletas que uso como desculpa para não crescer, deixar de usar a mentira como recurso,
afastar-me da inveja quando ela chegar, ser mais fiel a mim mesmo, para não me ferir e nem trair quem eu tanto amo.
 Senhor, rogo-te ainda, piedade e misericórdia; piedade pelos erros que cometo,  misericórdia porque sei que alguns eu ainda vou repetir, não por desejo próprio, mas porque ainda sou fraco na fé, sou criança nos Teus ensinamentos, que busco seguir, mas ainda não consigo acompanhar, por isso, de todo o Teu Evangelho, eu peço Senhor, ensina-me pelo menos a perdoar, para que um dia, depois de tantas lutas e até mesmo dor, eu possa realmente viver o amor,  sem portas, nem janelas, sem fronteiras aprendendo na alma a Tua sublime lição, amar ao próximo como a mim mesmo, alcançando assim tuas sandálias, cujos rastros eu tento seguir, neste dia em que abençoas assim.
 Peço humildemente a sua benção, Senhor de toda a Luz, querido Mestre do Amor, meu querido Jesus!

Paulo Roberto Gaefke




Nenhum comentário:

Postar um comentário