Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 28/07/2012





Sábado, 28 de julho de 2012

"O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza." [ Carlos Drummond de Andrade]





EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,24-30


Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
- O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"
- "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.
- E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"
- "Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: 'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.'




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

Não arranqueis o joio! Pode acontecer que arranqueis também o trigo.
Nesta parábola do joio e do trigo, Jesus nos explica por que existem pessoas más e tanta maldade no mundo. Não é obra dele, e sim do maligno.
E ele nos orienta como agir. Não se trata de destruir os maus, mas de conviver junto, porque assim quem sabe eles se convertem e se tornam bons.
Como Deus é bom! Chega a arriscar a vida dos seus, para salvar os seus inimigos.
Alguns dizem, ao ver tanta maldade no mundo: “Será que Deus não está vendo?” Está vendo sim. Só que ele não é cruel como nós, que queremos logo destruir os adversários.
Quantos inocentes sofrem, porque as pessoas se julgam logo com a razão e nem querem dialogar e esclarecer os fatos e as motivações!
O profeta Jonas queria destruir Nínive, mas Deus deu uma chance para a cidade e ela se converteu. No fim do livro, com a história da mamoneira, fica claro que Jonas é que era preconceituoso. Veja a irritação de Jonas, quando viu o povo convertido: “Ah, Senhor! Não era isso mesmo o que eu dizia quando estava na minha terra? Foi por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que é um Deus bondoso demais, sentimental, lerdo para ficar com raiva, de muita misericórdia e tolerante com a injustiça” (Jn 4,2).
Um dia, um povoado de samaritanos não quis hospedar Jesus e os Apóstolos, porque estavam indo para Jerusalém. Tiago e João disseram a Jesus: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” (Lc 9,54). Jesus os repreendeu. A partir daí, os colegas começaram a chamar os dois de “boanerges”, que significa “filho do trovão”.
Nós não queremos ser filhos do trovão com os maus, mas também deixá-los continuar fazendo o mal. “Irmãos, praticai o bem, e não vos deixeis levar pelo mal” (SP).
Era assim que Jesus agia, conforme disse S. Mateus: “Ele não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega” (Mt 12,20). A diferença entre Comunidade e seita é que a seita se isola dos maus, enquanto a Comunidade é aberta, ela se mistura, como o fermento, cuja parábola está também no Evangelho de hoje.
Todas as pessoas tem um fundo bom, que é a parte criada por Deus. É para esse fundo bom que devemos olhar, para amar os maus. “Enquanto todos dormiam veio o inimigo...” Queremos ser bom fermento no mundo, para transformá-lo. “Não temas as trevas, se trazes dentro de ti a luz.”
E Jesus termina com uma frase muito bonita e consoladora: “Então, os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai”.
Queremos agradecer a Deus a paciência que tem conosco, não nos arrancando quando somos joio. Porque, diante dele, ninguém é santo nem justo, todos somos pecadores e não merecemos o seu amor.
Sândalo é uma planta aromática e medicinal. À medida que o machado a corta, ela vai exalando mais e mais seu aroma, perfumando até mesmo a ferramenta que a fere. Por isso o sândalo é metáfora do ser cristão, que paga o mal com o bem. Os mártires nos deram esse belíssimo exemplo. Por exemplo, Santa Maria Goretti.
Nós queremos dar testemunho a todos, também aos maus, convidando-os à conversão. Que Maria Santíssima nos ajude!
Não arranqueis o joio! Pode acontecer que arranqueis também o trigo.



CASA, LAR E FAMÍLIA 


Dicas que vão facilitar sua vida


1-Quando cozinhar arroz, depois de pronto, retire a panela do fogo e coloque-a sobre um pano molhado em água. Isso faz o arroz soltar do fundo.


2-O pior da fritura é a gordura que espirra. Imagine que isso pode ser evitado salpicando sal no fundo da frigideira antes de acrescentar alimentos ou gordura.


3-Quando for preparar omeletes, acrescente 1 colher de sopa de água para cada ovo. Bata tudo como de costume e prepare as omeletes. Você vai ver como ficam muito mais macias.


4-Para conseguir bater as claras em neve com perfeição, é necessário que estejam em temperatura ambiente. O recipiente e batedor ou garfo que for utilizar devem estar perfeitamente secos e sem traços de gordura. Acrescente algumas gotas de limão. Ficarão no ponto rapidamente.


5-Ponha dentro da garrafa térmica água bem quente e sal e deixe descansar por dez minutos. Você verá que o mau cheiro desaparecerá.


6-Coloque algumas folhas de louro secas no pote onde guarda a farinha. Assim, evitará o aparecimento de bichinhos.


7-Ao fritar o peixe, coloque um galhinho de salsa no óleo da frigideira. Ele fica mais cheiroso e saboroso.


8-Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água, possibilitando que sejam catados e jogados fora.


9-Para a feijoada ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo de caldo de laranja.


10-Um dos piores tormentos na hora de fazer uma fritura é o óleo espirrar. Para evitar isso, quando temperar os bifes adicione o óleo juntamente com o tempero e nunca na frigideira. Outra dica é salpicar um pouco de sal no fundo da frigideira antes de acrescentar os alimentos.





MOMENTO DE REFLEXÃO


É porque nos perdemos nos porquês que aproveitamos menos das bênçãos que recebemos ou que nos julgamos pequenos e insignificantes.
 Não há um dia sequer que eu não receba uma palavra dizendo o quanto sou abençoada e isso porque, segundo muitos, espalho bênçãos através das palavras que envio. E eu acredito que eu seja mesmo uma pessoa abençoada, porque Deus me criou para ser assim, da mesma forma como criou todas as pessoas. Uma vez me disseram que devo ter uma vida perfeita e eu me pergunto o que é ter uma vida perfeita. Sofri acidente quando pequena, cometi erros como qualquer adolescente, me senti infeliz na vida adulta, enfrentei a vida, depressão e me bati pela minha felicidade. Tropecei e me levantei e muito do que eu escrevo são experiências que doeram muito em mim. Já me senti sozinha e triste, já chorei e perguntei a Deus "por quê". Mas sou uma pessoa abençoada, porque Deus me ama acima de todas as coisas e eu creio nisso de todo meu coração, porque hoje compartilho minhas bênçãos com outras pessoas ao redor do mundo, porque minhas dificuldades nunca me impediram de ser quem sou, porque mesmo quando eu menos tinha forças, acreditava que Deus estava ali do lado, que os anjos acampam-se ao redor dos que O temem e os livra.
 Alguém me disse recentemente num e-mail que a felicidade não era coisa que lhe pertencia. Peço a Deus que abençoe esse coração, porque a felicidade lhe pertence sim, mesmo se essa pessoa se sente isolada e sozinha. Mesmo se nossa vida inteira estiver quebrada, se nosso coração continuar inteiro, a felicidade é coisa que nos pertence. Deus nos ama do jeito que somos, quem somos e apesar dos erros que cometemos. Especial para Deus é quem crê nEle, quem pela fé caminha, quem se constrói e contribui para a felicidade própria e alheia.

Leticia Thompson




Nenhum comentário:

Postar um comentário