Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 26/07/2012





Quinta-feira, 26 de julho de 2012


"Mesmo que tenhas dez mil plantações, só podes comer uma tigela de arroz por dia; ainda que a tua casa tenha mil quartos, nem de dois metros quadrados precisas para passar a noite." (Provérbio chinês)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,16-17

Jesus continuou, dizendo:
- Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Qual é a sensação de viver em paz consigo mesmo ao ponto de conseguir sobrevoar as tempestades que nos são impostas? Será que um dia conseguiremos essa façanha?
Precisamos entender que nossas decisões nos norteiam… O que desejo que aconteça?
Somos impostos todos os dias a inúmeras escolhas ou opções que de certo mudarão como o desfecho do nosso dia. Opções certas, MAIORES CHANCES de um bom dia; opções equivocadas, a mesma proporção ao inverso.
Certa vez assistindo um desses filmes de ação uma frase me chamou muito a atenção. Um personagem questionava o protagonista qual era a primeira coisa que lia no jornal matinal e este relacionava o gesto a quanto viveria em anos ou o quanto tinha haver com seu dia. O protagonista, mostrando-se o “macho” do filme diz que lê os obituários (onde esta a relação daqueles que faleceram). O Personagem o convida a começar o dia pelos quadrinhos (aquelas tirinhas de humor que todo jornal tem).
O DIA TEM MUITO HAVER COMO EU QUERO ENCARA-LO.
Boa parte do tempo das pessoas que sofrem esta empenhado em pensar no problema e não na solução dele. Nossas dificuldades estão relacionadas ao tamanho que damos a elas. O medo nos aprisiona ao ponto de querermos antecipá-lo. Quantas pessoas passam horas e horas pulando de canal em canal apenas assistindo aqueles programas policiais sensacionalistas. O que procuram? O que encontrarão lá além do medo, do pânico, da vontade de se trancar em casa?
Sua vida começa pelo obituário ou pelos quadrinhos? Conheço pessoas que o dia nunca começa com um bom dia e sim com lamúrias e reclamações. Claro que as dificuldades, a fome, as urgências não nos oferecem motivos para sorrir, mas chorar não pagará nossas contas
Meus avós me ensinaram que a não se resignar com as dificuldades ou sofrimentos do dia-a-dia, pois DIVIDAS, PROBLEMAS e SOFRIMENTOS sempre teríamos, mas presença deles não é a condição primordial de se dar um sorriso.
Será que nunca nos ensinaram que já somos felizes? “(…) Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade“. Pedimos a Deus os dons do Espírito Santo. Clamamos por sabedoria, por fé, por fortaleza… Será o que nos falta é um pouco de CIÊNCIA?
A Ciência nos ensina a ver a promessa de Deus se concretizar nas coisas. E cada coisa tem uma função na complicada teia do amor de Deus por nós. Por mais que respeite o livre arbítrio, algo no mundo conspira a nosso favor e precisamos voltar a ver isso e não os obituários.
Vejam só (…)
O grande mérito do se levantar é poder no dia seguinte dar uma nova oportunidade ao dia. O dormir tem o intuito de repousar e não ser uma tortura de sentimentos ou medos. O acordar é ter meia certeza que algo já foi preparado durante a noite esperando apenas meu ato insistente de fé para que aconteça.
“(…) Mas tu, ó SENHOR, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem Eu chamo o SENHOR para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde Eu me deito, e durmo tranqüilo, e depois acordo porque o SENHOR me protege Não tenho medo dos milhares de inimigos que me ameaçam de todos os lados Vem, ó SENHOR! Salva-me, meu Deus! Tu atacas os meus inimigos; tu humilhas os maus e acabas com o seu poder. És tu que dás a vitória. Ó SENHOR Deus, abençoa o teu povo”. (Salmo 3, 3-8)
Mais um dia vai nascendo… “(…) Muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”.
Um imenso abraço fraterno





MEIO AMBIENTE

Conscientização – Utilização de Produtos Biodegradáveis


Os produtos biodegradáveis são fatores imprescindíveis na luta diária a favor da preservação e a sustentabilidade do planeta. Ao contrário da maioria dos produtos convencionais, eles afetam menos o ambiente, pois são decompostos por micro-organismos vivos, perdendo suas propriedades químicas durante esse processo.
Pode não parecer, mas diversos itens que utilizamos em nosso dia a dia como produtos de limpeza, embalagens plásticas, pilhas e baterias são compostos por substâncias muito agressivas ao meio ambiente. Para tentar minimizar esses danos provocados à natureza foram desenvolvidos os produtos biodegradáveis que, atualmente, já se apresentam em grande quantidade no mercado e vêm identificados com um selo específico.
Os artigos biodegradáveis são produzidos a partir de produtos orgânicos, que ao chegarem ao meio ambiente se decompõem de forma natural e voltam ao seu processo inicial mais rapidamente.
Os plásticos desenvolvidos a partir do óleo vegetal, por exemplo, que são muito utilizados em embalagens de pão e produtos alimentícios e em garrafas de água, se decompõem naturalmente no meio ambiente, evitando a contaminação do solo e das águas. O mesmo acontece com as esponjas de aço biodegradáveis, que enferrujam e viram pó. Dessa forma, as substâncias não chegam aos recursos hídricos, o que evita uma catástrofe ambiental e cria uma responsabilidade socioambiental, já que o aço é um dos principais poluentes das águas.
No caso dos produtos de limpeza, é importante observar se eles utilizam derivados do petróleo ou de outras substâncias químicas nocivas em sua composição. Estes devem ser evitados. Já os itens identificados com selo de produto biodegradável, serão facilmente decompostos ao chegar à natureza, sem causar prejuízos ao ambiente.
Também é importante checar se embalagem que carrega o produto segue as mesmas normas, afinal, ela também acabará sendo descartada. No caso de pilhas e baterias, o descarte adequado pode ser realizado em postos especiais, geralmente disponíveis em estabelecimentos que comercializam produtos eletrônicos.





MOMENTO DE REFLEXÃO

Conta-se no céu, a "boca miúda", que Jesus resolveu fazer uma visita noturna na Terra, e decidiu aparecer para muitas pessoas ao mesmo tempo em seus sonhos. Graças ao seu poder de  onipresença, Jesus estaria em muitas casas ao mesmo tempo, e em diferentes lugares no mundo. Seu objetivo, receber um abraço de todos aqueles que viviam em orações, buscando respostas.
 Dizem que em uma das casas, o homem que vivia aflito, orando de dia e de noite, percebeu Jesus, mas não teve coragem de abraçá-lo, pois estava na casa da sua amante, e envergonhado, escondeu-se em um canto da casa.
Em outro lugar, uma mulher que fumara a noite toda, dormia em meio ao cheiro terrível da nicotina e em densa névoa, ficou com vergonha do cheiro que saia de seu corpo, acentuado pela presença de Jesus. De braços abertos, Cristo esperava pelo abraço que não veio.
Em uma casa urbana, Jesus aparece para um jovem que de tão drogado, imaginou que Jesus fosse algum dos guitarristas de uma banda de rock pesado, e quando já ia oferecer uma "carreirinha", sentiu o impacto da Luz de Jesus e envergonhado, chorou muito...
Distante, em meio ao som dos grilos, em plena roça, jesus está de braços abertos para aquela mulher que orava fervorosamente todos os dias na igreja local, pedindo um milagre, ela quer uma geladeira igual a da vizinha "metida" que ela não suporta, e roendo-se de inveja, não pode chegar perto de Jesus para dar o abraço que Ele esperava.
Na casa daquele famoso líder espiritual, que vivia pregando
a humildade e a caridade, Jesus apareceu em trajes bem humildes, e no meio do sono agitado daquele homem, cercado por pensamentos sensuais, ele ao ver Jesus de braços  abertos e roupas simples, grita assustado:
Vade retro Satanás", e Jesus, mais uma vez, não recebe o abraço esperado...
Conta-se que Jesus, buscando esse abraço dos "seus irmãos", visita um orfanato que tanto ouvira os anjos falar, e lá, é surpreendido pelo corre corre de crianças  alegres, de pés no chão e carentes de tudo, mas cheias de amor para dar, e abraçando Jesus sem cerimônia, sentaram ao derredor para ouvir suas histórias, levando-o a emoção plena, entre lágrimas de alegria, o Mestre se despediu, com a certeza de que os homens ainda não estão preparados para a sua volta, são os eternos pedintes, que insistem em  não aprender com as crianças, deixam a pureza nos bancos da escola, trocam pelos bens de consumo, pela mesquinharia de querer, de ter, de possuir a qualquer custo qualquer coisa que preencha o eterno vazio que sentem, mas que não se completa, pela ausência de Deus.
E você, está preparado para abraçar Jesus se Ele lhe aparecer?




Nenhum comentário:

Postar um comentário