Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira, 19/07/2011




Terça-feira, 19 de julho de 2011


"A vida é uma pedra de amolar; desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.”(George Bernard Shaw- 1856-1950)





EVANGELHO DE HOJE
Mt 12,46-50


Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". Ele respondeu àquele que lhe falou: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Já ouviram a expressão “carteirada”? Alguém que exerce cargo ou alguma autoridade ou poder já deve ter ouvido ou presenciado essa situação.
Esse fato (cateirada) se inicia com a vontade de ter regalias sobre uma situação adversa. Quando preso numa blitz, mostra um documento dizendo que é o senhor ou senhora doutor (a) fulano e assim tenta ludibriar a lei, uma fila, uma regra, (…). Creio eu que esse gesto não era diferente no tempo de Jesus.
Quando digo naquele tempo, refrato um momento em que ser amigo do governador, do imperador (…) rendia portas abertas, sucesso, proteção, (…) dessa forma não estou dizendo que Maria e parentes próximos de Jesus estavam querendo privilégios por ser da família de Jesus. Foram apenas anunciados. Ele aproveita o ensejo e declara que ninguém recebe tratamento diferente perante o Pai. É uma analogia. Ato comum na pedagogia de Jesus. Grava na mente de todos que para Deus não existem “carteiradas”. Não existem privilegiados legais. Somos iguais perante Ele.
“(…) Portanto, não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. De fato, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo“ (Romanos 10, 12-13)
Onde e quando usamos das carteiradas? Muitas vezes e até sem querer como mecanismo de defesa. Quando peço pra alguém rezar por algo, pois creio que sua oração é “mais forte” que a minha. Irmão, (ã)! Não deixe de pedir oração, mas faça a sua também! Não posso pedir pra alguém se ajoelhar ou se render ao Senhor por meus pedidos (…);
Cateiramos quando apresento obras em troca de um “olha pra mim”, ou seja, pessoas que fazem atos humanitários e caridosos, ou dão conselhos ou emprestam os ouvidos a alguém, não pelo amor a aquele irmão e sim visando ou acreditando que assim Deus lhe recompensará;
Carteiramos também quando pegamos um trecho da palavra de Deus para tentar justificar um erro ou atacar um irmão. Quantas pessoas usam trechos da bíblia pra tentar justificar suas próprias atitudes? Quantas vezes não presenciamos alguém atacar outro irmão de outra denominação religiosa usando a mesma palavra que ambos lêem?
Carteiradas ainda nos abrem portas nesse mundo, mas fecham ao poucos os nossos corações. Existem outros casos comuns: Quando vivo uma vida de “tudo pode” e quando apurado procuro a Deus com olhar e sentimento de coitadinho, arrependido, carente (…); a não menos famosa “placa de coitado no peito”. Mas o Senhor conhece por onde andamos e a natureza verdadeira ou não do nosso arrependimento. Ele nunca deixará de atender uma oração de alguém que se arrependeu e de coração aberto o clama, mas se não há verdade em meu sentimento ou na minha comoção, ou existir um desejo profundo de mudança, (…).
“(…) Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade’. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha”. (Mateus 7, 20-24)
Na verdade creio que não é o quanto fazemos, mas como o fazemos; na verdade não é o quanto rezo, mas quanto O toco. Isso me faz relembrar os ladrões ao lado de Cristo na cruz. Um deles, apesar dos erros e da situação reconhece seus pecados e a inocência de Jesus perante o outro e pede se possível for, que Jesus se lembre dele no paraíso.
Senhor! Olha nosso coração e se possível for, e assim for do seu agrado, lembra de nós!
Um imenso abraço fraterno




VIDA SAUDÁVEL

Os benefícios da ingestão de líquidos

Os benefícios da ingestão de líquidos na hidratação corporal e manutenção da saúde na terceira idade Estudos científicos nacionais e internacionais recomendam uma ingestão diária aproximada a 1,5 e 2 litros de líquidos para adultos em geral. Com o avanço da idade, esta indicação passa a assumir significativa importância considerando maior vulnerabilidade e probabilidade para o desenvolvimento e manifestações orgânicas de desidratação celular. A desidratação entre as pessoas idosas relaciona-se com as seguintes causas básicas: a utilização de medicamentos que induzem ao aumento do volume urinário diário, como diuréticos e anti-hipertensivos e a redução na sensibilidade da sede, mediada pelo cérebro.
 Além dos já citados, o processo de envelhecimento acarreta maior ressecamento das mucosas, entre elas, a mucosa oral denominada xerostomia ou boca seca. A xerostomia explica-se pela menor produção e secreção de saliva, pelas glândulas orais, considerada fisiologicamente normal, contudo facilmente corrigida desde que a necessidade de líquidos seja devidamente preenchida. Mediante este desequilíbrio e dependendo do tempo pelo qual ele se estenda, o corpo humano não só estará mais vulnerável à desidratação como também poderá ser acometido de alterações renais significativas. O baixo volume corporal de água exigirá esforço maior dos rins, responsáveis pela filtração do sangue e produção da urina, culminando com a retenção de substâncias tóxicas pelo organismo, como uréia, ácido úrico e outras. É importante ressaltar que em casos de alterações cardiovasculares e renais diagnosticadas e conhecidas, é recomendável a procura de maiores orientações com médicos e nutricionistas, já que nestes casos o volume de líquidos a serem consumidos por dia pode sofrer algumas restrições pertinentes e válidas. Por razões preventivas e de comodidade, aconselha-se que a ingestão da maior parte destes líquidos seja feita no período da manhã e da tarde, excluindo os exageros noturnos.
Esta orientação visa prevenir possíveis tombos e quedas durante a noite por ausência de luminosidade suficiente no trajeto realizado entre o quarto e a ida ao banheiro, o que pode ocorrer mais de uma vez numa só madrugada. Quando nos reportamos a adequação da ingestão de líquidos, estamos recomendando que este volume seja atendido não só pelo consumo de água. O consumo de refrescos e sucos de fruta e sopas também estão incluídos no volume diário destes líquidos. Para refrescos e sucos recomendamos a adição mínima de açúcar refinado ou similares, de acordo com o cliente é aconselhado o uso de adoçantes artificiais. No preparo das sopas devemos ter cuidados na adição do sal de cozinha. O uso exagerado deste é contra-indicado à saúde do coração. A variedade das frutas usadas nos sucos e no preparo dos refrescos fornecerá ao organismo diversos nutrientes importantes nesta fase da vida. Deve-se manter a mesma conduta para com as sopas, variando os legumes e verduras na sua preparação das mesmas, dando preferência às carnes brancas.

A hidratação adequada do organismo torna-se cada dia mais necessária por representar várias funções importantes :
1. Facilita e melhora o funcionamento intestinal;
 2. Auxilia na expectoração de resíduos pulmonares, principalmente nos episódios gripais;
 3. Importante regulador na manutenção ideal da temperatura corporal;
 4. Além de promover a revitalização das células, mucosas e peles mantendo sua saúde e beleza naturais das mesmas.
Sejamos criativos e ousados deixando de lado a monotonia da alimentação e cardápio para os idosos, bem como para as demais faixas etárias, permitindo-nos a auto promoção de benefícios que venham a contar à favor na construção de hábitos alimentares mais saudáveis e menos preocupantes com relação a qualidade de vida nos tempos atuais.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Conta-se que uma senhora, cujo trabalho exigia leitura constante, começou a ter dificuldades com os seus olhos, por isso foi consultar um especialista.
Depois de um exame, o profissional lhe disse: "seus olhos estão somente cansados; você precisa descansa-los."
Ela replicou: "mas isso é impossível, por causa do tipo de trabalho que eu faço".
Depois de alguns momentos, o médico respondeu: "tem janelas em seu local de trabalho?"
"Oh, sim," respondeu ela com entusiasmo.
"Das janelas da frente pode-se ver os picos de montanhas distantes, e das janelas dos fundos pode-se contemplar um belo e produtivo pomar."
O médico respondeu: "é exatamente isto o que você precisa".
Quando sentir seus olhos cansados, olhe para as suas montanhas por uns dez minutos - por vinte minutos seria melhor.
"Olhar para longe vai descansar os seus olhos!"
Esse fato singelo pode nos trazer valiosos ensinamentos.
Se é verdade que no âmbito físico podemos descansar os olhos, olhando para longe, também pode ser verdadeiro para as questões espirituais.
Os olhos da alma muitas vezes estão cansados e fracos de tanto focalizar problemas e dificuldades.
Nesse momento, olhar à distância e para o alto, vai ajudar você a restaurar sua perspectiva espiritual.
Às vezes você sente a sobrecarga das dificuldades da vida. No entanto, se voltar os olhos para Deus, poderá visualizar seus problemas na devida proporção e renovar suas forças e o seu bom ânimo.
Vamos, levante os seus olhos!
Quando as imagens dos problemas começarem a ameaçar a sua disposição para a luta, eleve o olhar e busque paisagens distantes.
Quando você vislumbra os obstáculos de um ponto de vista elevado, eles parecem menos ameaçadores e facilmente conseguirá supera-los.
Mas se os observa de um ponto inferior, eles assumem proporções gigantescas e paralisam a sua vontade de vencer.
Vamos lá... desvie, por alguns minutos, seu olhar.
Olhe para a gigantesca força que habita o infinito azul, a quem chamamos Deus.
Pode ter certeza de que o socorro virá. Uma onda de tranqüilidade lhe invadirá a alma e aplacará os seus olhos cansados.
E essa onda de harmonia facilitará a solução dos problemas.
Sua alma se aquietará e as dificuldades farão silêncio.
E nesse silêncio você ouvirá as respostas que o seu olhar cansado buscou no infinito.
Pense nisso, e quando os olhos da alma estiverem cansados, eleve o olhar ao Senhor da Vida e Nele encontrará o alívio que busca.
Quando os dias frios e cinzentos do inverno cobrirem o seu olhar com as brumas escuras da tristeza, abra as cortinas do horizonte e contemple a primavera invencível, que logo recobrirá com tapetes perfumados os campos crestados pela invernia.
Quando as dores da alma ameaçarem a sua esperança, rasgue as cortinas do tempo e mire a face sorridente da eternidade a lhe dizer, como quem sabe a verdade: esse dia de sombras também passará.





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário