Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 28/07/2011




Quinta-feira, 28 de julho de 2011


“Pedir desculpas nem sempre significa que você está errado e a outra pessoa certa. Às vezes, significa que você valoriza mais seu relacionamento com essa pessoa, do que seu ego.”






EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,47-53


"O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. "Entendestes tudo isso?" - "Sim", responderam eles. Então ele acrescentou: "Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas". Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz


Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
Este Evangelho nos traz a parábola da rede lançada ao mar. A rede é a Santa Igreja que, em seu trabalho missionário, atrai milhares de pessoas ao santo batismo. Entretanto, muitos não obedecem aos mandamentos de Deus, por isso não pertencem ao Reino de Deus e vão, aos poucos, abandonando a vida em Comunidade. São os peixes que não prestam que Deus Pai joga fora.
“Recolhem os peixes bons em cestos.” Para que sejamos peixes bons, precisamos ler ou ouvir a Palavra de Deus com o coração aberto, colocando em prática, com generosidade, aquilo que aprendemos. A oração é prática fundamental para sermos bons filhos e filhas de Deus.
Nós temos esperança de sermos peixes bons, e assim não sermos “jogados fora”. Temos esperança, não certeza. No mundo, estamos misturados, maus e bons. Precisamos, além do esforço contínuo de conversão, ser sal, luz e fermento na massa, inclusive dentro da nossa família e da nossa Comunidade cristã.
“Todo mestre da Lei, que se torna discípulo..., é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.” Os mestres da Lei correspondem aos nossos catequistas. Eles tinham toda uma bagagem de sabedoria e de experiências colhidas do Antigo Testamento. Aqueles que se tornavam discípulos de Jesus ajuntavam as coisas novas que aprendiam de Jesus com as coisas velhas que já sabiam e faziam uma síntese, o que os tornava verdadeiros sábios.
Também nós vamos somar as nossas experiências do passado com as de hoje, visando a nossa santificação. Precisamos estar sempre abertos ao novo, mas sem jogar fora a sabedoria antiga. A nossa fé é viva e dinâmica; estamos sempre revendo, abandonando o que ficou caduco e dando um passo à frente. Dos mais velhos, nós aprendemos a riqueza da sabedoria acumulada por seus longos anos de vida; e dos mais novos, aprendemos as novas conquistas do mundo moderno.
“Os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançando os maus na fornalha de fogo.” Aqui na terra, os maus e os bons estão misturados, mas não lá no céu. Haverá uma seleção rigorosa, que chamamos de juízo final. Nós pedimos a Deus que, nessa seleção, nós fiquemos do lado dos justos.
Havia, certa vez, um senhor que todos os dias, quando voltava do trabalho à tarde, antes de entrar na sua casa dirigia-se a uma árvore que havia na frente da casa e tocava nela com as duas mãos. Depois entrava. Um dia, ele veio com um amigo, que era colega de serviço, e, quase sem perceber, fez aquele gesto. Foi até a árvore, encostou as duas mãos nela, ficou um tempinho em silêncio, depois voltou e os dois entraram na casa. No dia seguinte, o amigo lhe perguntou por que ele havia feito aquilo. Ele explicou: “É que, no serviço, eu fico nervoso, tenso e não quero passar isso para a minha esposa e meus filhos. Com esse gesto, eu descarrego minhas tensões na árvore e entro em casa bem calmo”.
Na verdade, o que aquele homem fazia era uma auto-sugestão. Mas é válida. Nós não podemos descarregar nervosismos em quem não tem nada a ver com isso. Entretanto, muito mais eficaz que tocar numa árvore é recorrer a Deus pela oração. E uma boa dica é pedir o auxílio de Maria Santíssima. Se queremos ser peixes bons na rede do Senhor, um jeito fácil e copiar de Maria o seu jeito de ser discípula fiel do Senhor.
Maria Santíssima é a Mãe e modelo da Igreja, a Rainha do Céu e da terra. Que ela nos ajude a sermos peixes bons, a fim de que os anjos não nos excluam.
Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.






MEIO AMBIENTE

Um (bom) fim para os celulares

Há poucos dias troquei de celular pela 5ª vez. Engraçado. Cada vez mais as operadoras oferecem aparelhos novos para a troca com 1001 facilidades para o consumidor. O meu, por exemplo, pelo 3º ano consecutivo, saiu uma bagatela. Mas, e os antigos? Ainda não tinha me dado conta. Continuam todos em casa, nas respectivas caixinhas, mesmo sem funcionar.

Estou certa de que não sou a única pessoa a passar por esse problema. Você sabe qual é o melhor destino para os celulares que não são mais utilizados? Lixo doméstico? Nem pensar!

Ainda não há uma regulamentação sobre o descarte de celulares no Brasil, mas a discussão sobre o assunto tem como foco responsabilizar o produtor do aparelho. Ou seja, assim como existe a facilidade de adquirir o produto, também é necessário que tenha um mecanismo que os recolham após a inutilização.

Os metais contidos no celular são altamente nocivos, por isso não podem ser descartados no lixo comum. Para solucionar essa questão, quando você tiver que se desfazer do aparelho, procure uma assistência técnica autorizada. Eles geralmente recolhem o material e encaminham para o melhor destino.

Uma medida bacana das operadoras Vivo e Claro é a campanha para a reciclagem e reutilização dos aparelhos velhos. Se o seu celular é de uma dessas operadoras, vale a pena procurar uma loja para depositar o “velho de guerra” que já não funciona mais. Com esse ato, grande parte da matéria prima para a produção de novos será economizada e, com isso, teremos a enorme redução da emissão de gases poluentes.


Banco Imobiliário Sustentável

O jogo de tabuleiro mais vendido do mundo ganhou uma versão moderninha e ecológica. Trata-se do Banco Imobiliário Sustentável, um game que tem como objetivo popularizar a importância da proteção ambiental, da coleta seletiva e da responsabilidade social.

Nas novidades, o dinheiro foi substituído por crédito de carbono e os bairros e ruas importantes de São Paulo e Rio de Janeiro por reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros e Serra da Mantiqueira e por regiões produtoras de cana-de-açúcar como Ribeirão Preto (SP), Três Lagoas (MS), Teotônio Vilela (AL).

As peças plásticas são produzidas com polietileno verde feito 100% com matéria-prima renovável (bagaço de cana). Além da fonte renovável, esse tipo de plástico se diferencia porque é capaz de absorver e fixar o CO2. Outra novidade é o uso de papel reciclável na produção de embalagens, cartas e tabuleiro. Produzido pela Braskem, esse é primeiro polietileno de matéria-prima 100% renovável com certificação internacional. Ele é produzido na unidade piloto do Centro de Tecnologia e Inovação Braskem com capacidade para 12 toneladas por ano.








MOMENTO DE REFLEXÃO


É você quem decide se há uma lição em cada alegria, cada tristeza e cada dia comum pelo qual passa, ou se desperdiça todos os momentos de prazer e dor.
Não são os fatos que acontecem que fazem com que você aprenda algo, mas somente suas respostas e reações àquilo que acontece.
Também não são as experiências de sua vida, desde a infância, que transformaram você na pessoa que é hoje, mas somente a maneira como reagiu, ou respondeu, àquilo que você viveu.
Veja que são coisas bem diferentes.
Tudo o que você é, tudo o que você foi e tudo o que você será tem relação direta com o jeito como você age quando uma coisa boa, ou má, acontece na sua vida.
Exatamente por isso, uma mesma situação pode levar uma pessoa a tornar-se mais ácida, deprimida, cínica e isolada, enquanto outra, na exata mesma situação, aproveita para se tornar alguém melhor, com mais fé, coragem, resistência e confiança no espírito humano ou em seu próprio potencial de ser feliz.
Coisas boas e coisas ruins acontecem a todos os seres humanos de  modo aleatório, mas consistente com leis matemáticas e universais de ação e reação.
Por isso não é possível vivermos em um paraíso, mas podemos ser um oásis de paz no meio das guerras que muitas outras pessoas vivem, se nos lembrarmos de que não podemos escolher tudo o que nos acontece, mas quase sempre podemos escolher o modo como reagimos àquilo que nos acontece.
 Podemos fugir à tristeza? Não.
Podemos impedir todas as perdas? Não.
Podemos prender a nós todos os que amamos? Não.
Mas podemos usar os momentos de dor e separação como razão para tornar ainda mais importantes os momentos nos quais estamos ao lado dos que amamos; podemos tornar nosso trabalho mais profundo, podemos nos tornar pessoas diferentes daquilo que já fomos.
Podemos escolher nossas reações.
Podemos ser, hoje, melhores do que fomos ontem.
Mesmo quando a realidade é dura, sua reação, sua resposta à ela pode levar você para frente, para novos horizontes e uma vida mais rica ou pode derrubar você.
Se isso acontecer e você cair ao chão, faça com que seja uma queda temporária.
Levante-se e ande..
O fracasso só existe se você não se levantar após uma queda.
Cabe a você, e somente você, escolher se os acontecimentos de ontem, hoje e amanhã serão usados para torna-lo uma pessoa melhor ou pior do que você é agora.
É apenas uma escolha. A sua escolha.
Qual será sua escolha hoje?






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário