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LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 13/07/2011





Quarta-feira, 13 de julho de 2011


“Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo..” (Regina Brett-90 anos)






EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,25-27

Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.







MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) Aos ‘puros de coração’ é prometido que verão a Deus face a face e serão semelhantes a Ele (263). A pureza do coração é condição prévia para a visão.”. (Catecismo da igreja Católica § 2519)
Era uma vez (…). Adoro isso!
Certa vez, em uma manha de inverno, o tempo pouco a pouco tomava novas atitudes. Árvores balançando, galhos e folhas se desprendiam, poeira e terra começavam a circular com o vento, (…) Uma pessoa olhando de sua janela imaginou: O frio estava chegando!
Aos poucos o vento aumentava e consigo também o número de folhas secas. Não tardou muito e a chuva começou a cair. Não era uma chuva muito forte, mas os ventos a fazia robustecer. Antenas balançavam, telhas voavam, (…) incrivelmente uma criança, não preocupada com os chuviscos, via naquele tempo uma oportunidade de soltar sua pipa nova. Enquanto alguns lamentavam as percas, ele permanecia soberano no meio do vendaval.
Amarrou a linha da pipa na grade da sua casa, correu para dentro de casa e voltou com uma vassoura e mesmo contra o vento, tentava varrer as folhas que enchiam sua calçada.
- Guri bobo! Vai trabalhar dobrado! Pensou o homem de sua janela!
O vento passou e com ele a chuva também.
- Nossa quanta folha na frente de casa! – disse o homem.
E lá estava ele em frente a sua casa varrendo as folhas que o vento trouxe. Reclamando e resmungando ia varrendo aquelas folhas, mas algo não estava por todo perdido. Ele via aquele menino do vendaval ainda varrendo as folhas. E com uma vontade de sair vitorioso do acontecido, o homem seguiu até o menino e perguntou com tom de deboche:
- É guri (…), não adiantou varrer sua casa durante o vendaval, não é? Ainda tem folhas na frente de sua casa! Se seu desejo era economizar tempo, não deu certo!
- Não moço! Eu não estava varrendo lá em casa não! Eu estava tentando evitar que elas fossem pra sua casa, pois ao vê-lo na janela, imaginei que estava preocupado com isso e de lá o senhor não podia ver o que eu estava vendo. A corrente de ar girava e levava tudo da rua na direção da sua porta (…) – e continuou:
-Mas isso não importa agora, pois já acabei! Quer ajuda? Disse o menino.
Envergonhado disse que não era necessário e agradeceu com um sorriso amarelo.
O menino deixou a vassoura dentro de casa, desamarrou a linha da pipa e voltou a brincar. O homem virou-se para o garoto e perguntou:
- Porque você não recolheu a pipa? Você podia tê-la perdido! O menino prontamente respondeu:
- Senhor! Eu tenho 12 anos e ouço muito os conselhos dos meus pais. Meu pai disse que quando abandonamos o que gostamos em beneficio do outro, Deus nos recompensa! Eu poderia até perder a pipa, mas não pagaria o bem que fiz; Já minha mãe, que não estudou muito, diz que mesmo que surja um furação, um vendaval, (…), não podemos desistir ou abandonar o que gostamos; meu irmão mais velho, diz que eu me tornaria um bom “soltador” de pipa no dia que conseguisse mantê-la no ar durante uma chuva (…).
O homem resignou-se com a sabedoria do menino e disse:
-Quero conhecer sua família menino, pois tenho 50 e ainda não aprendi nada sobre a vida!
“(…) Lembro-me dos dias de outrora, penso em tudo aquilo que fizestes, reflito nas obras de vossas mãos. Estendo para vós os braços; minha alma, como terra árida, tem sede de vós. Apressai-vos em me atender, Senhor, pois estou a ponto de desfalecer. Não me oculteis a vossa face, para que não me torne como os que descem à sepultura. Fazei-me sentir, logo, vossa bondade, porque ponho em vós a minha confiança. Mostrai-me o caminho que devo seguir, porque é para vós que se eleva a minha alma. Livrai-me, Senhor, de meus inimigos, porque é em vós que ponho a minha esperança. Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto”. (Salmo 142, 5-10)
Essa estória suscitou em meu coração, creio eu que alem dos nossos ouvidos, ela tenha um destino certo, ou seja, alguém precisava ouvir isso.
Um imenso abraço fraterno.







CURIOSIDADES

Expressões curiosas na Língua Portuguesa


1-JURAR DE PÉS JUNTOS:
Mãe, eu juro de pés juntos que não fui eu. A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.


2-MOTORISTA BARBEIRO:
Nossa, que cara mais barbeiro! No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc., e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão "coisa de barbeiro". Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de "motorista barbeiro", ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira..


3-TIRAR O CAVALO DA CHUVA:
Pode ir tirando seu cavalinho da chuva porque não vou deixar você sair hoje! No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: "pode tirar o cavalo da chuva". Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.


4-À BEÇA:
O mesmo que abundantemente, com fartura, de maneira copiosa. A origem do dito é atribuída às qualidades de argumentador do jurista alagoano Gumercindo Bessa, advogado dos acreanos que não queriam que o Território do Acre fosse incorporado ao Estado do Amazonas.


5-DAR COM OS BURROS N'ÁGUA:
A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado para se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.


6-GUARDAR A SETE CHAVES:
No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo "guardar a sete chaves" para designar algo muito bem guardado..






MOMENTO DE REFLEXÃO


Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e excitação era geral.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio.
Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu?
Que nada!
Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente.
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
Veja o que disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”, disse, levantando a voz e um silêncio de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós os professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro, apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida
sem nada deixar de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença, de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e poderia generalizar ainda mais; de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos.
Só o tempo é capaz de mostrar isso.
 Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.

Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção, e vamos a aula de hoje.”
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso.
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre, afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci.Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então tenho feito tudo para ficar no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se está indo bem ou não, só o tempo dirá a que grupo nós pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.






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