Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 20/07/2011





Quarta-feira, 20 de julho de 2011


"Fracassar não é cair, é recusar-se a levantar.”





EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,1-9

Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: "O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!"






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Engraçado! Dias atrás falávamos de sementes que lançamos e hoje temos a parábola do semeador, portanto buscaremos subsídios na conversa que tivemos naquele dia. Deus é muito providente!
“(…) O dia nasce e com ele uma gama enorme de decisões a serem tomadas. Cada decisão é uma semente que vai ao solo. Boas ou ruins, certas ou erradas, o solo, a vida, as oportunidades e a sorte a regarão. Não há privilégios perante Deus, portanto as sementes lançadas foram frutos do nosso entender, das nossas escolhas. Algumas pessoas acabam fazendo melhores que as nossas e o terreno arado pelo suor e pela sorte acaba as fazendo prosperar”. (trecho da reflexão do evangelho de dias atrás)
 O semeador insiste a cada dia a nos semear de oportunidades lançadas sobre nossas vidas como bênçãos, o que muda é como as recebemos e o que faremos com ela. Mesmo que o solo não tivesse pedras ou espinhos e fossemos a mesma terra preta ainda sim, o nascer da semente iria depender de como usamos a terra.
Viajando pelo interior de Mato Grosso é possível ver longas faixas de terra plantadas e outras já “descansando” para o próximo plantio. Engraçado é a forma que cada um opta para fazer a terra descansar.
Alguns plantam outro tipo de produto, outros reviram a terra com nutrientes e ainda existem aqueles que precisam ficar um tempo sem nada ser plantado para voltar a ter uma terra apta ao plantio. Qual seria a melhor forma de cuidar da minha terra pra que ela voltasse a dar frutos? “(…) Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um”.
Tem gente que passa anos numa pastoral, na mesma função, fazendo a mesma coisa… Talvez Deus a tenha chamado para isso, mas será que Ele já não estendeu esse convite a ir além? E qual seria a hora de revirar a terra? Conheço pessoas que seus testemunhos são os mesmos desde que eu era adolescente, será que não há nada de novo para ser contado ou a terra já passou precisa de um descanso?
“(…) A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores“. (Efésios 4, 11-14)
Nem todos precisam parar, mas todos nós precisamos de tempos em tempos revirar a terra, enche-las de nutrientes e de ar; plantar coisas diferentes, para que a semente sempre encontre uma terra boa. Voltar a estudar, um novo emprego, desenhar novos sonhos se fazem necessários a TODOS. Quando digo que não preciso mais disso ou daquilo, ou “escolhos” encontros, pois “já sei o que será dado” é um sinal singelo que parei de acreditar que a Palavra de Deus é sempre nova.
Uma conhecida “bateu o pé” por anos dizendo que não precisaria fazer faculdade pra fazer o que ela faz. Ano após ano sofre atrás de empregos melhores cujos donos pensam bem diferente dela e querem gente capacitada. A semente é lançada como um TALENTO que precisamos fazer render e não somente enterrá-lo.
“(…) A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor“. (Mateus 25, 15-18)
O semeador saiu novamente para semear
Um imenso abraço fraterno




CURIOSIDADES

Expressões curiosas na Língua Portuguesa


OK:
A expressão inglesa "OK" (okay), que é mundialmente conhecida para significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, no EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed" (nenhum morto), expressando sua grande satisfação, daí surgiu o termo "OK".


ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS:
Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhou por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, saíram em busca delas e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se acharam as botas de Judas. A partir daí surgiu à expressão, usada para designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.


PENSANDO NA MORTE DA BEZERRA:
A história mais aceitável para explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados para Deus como forma de redenção de pecados. Um filho do rei Absalão tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim, após o animal morrer, ele ficou se lamentando e pensando na morte da bezerra. Após alguns meses o garoto morreu.


PARA INGLÊS VER:
A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim, essas leis eram criadas apenas "para inglês ver". Daí surgiu o termo.


RASGAR SEDA:
A expressão que é utilizada quando alguém elogia grandemente outra pessoa, surgiu através da peça de teatro do teatrólogo Luís Carlos Martins Pena. Na peça, um vendedor de tecidos usa o pretexto de sua profissão para cortejar uma moça e começa a elogiar exageradamente sua beleza, até que a moça percebe a intenção do rapaz e diz: "Não rasgue a seda, que se esfiapa".






MOMENTO DE REFLEXÃO

É você quem decide, a cada momento, se há uma lição a ser aprendida,  em cada alegria, em cada tristeza, em cada aborrecimento, ou desperdiça  todos os momentos e vai vivendo aos trancos e barrancos.
Coisas boas e ruins acontecem a todos, indistintamente.
Se não existe o paraíso, podemos construir um oásis de paz,  em nós mesmos, no meio das guerras que as pessoas vivem.
Tudo depende da escolha. Podemos fugir à tristeza?
Não. Podemos impedir as perdas? Não. Podemos obrigar que nos amem?
Não. Mas podemos usar os momentos de dor, frustração e ressentimento para aprender a amar melhor.
Podemos tornar nosso trabalho mais realizador.
Podemos transformar o ódio em perdão.
O ressentimento em compreensão.
Basta tomar essa decisão!
Escolhendo a melhor forma de resolver os conflitos e aprender com eles.
Desafie a você mesmo, criando um artifício para lidar, com o negativo.
Invente um jogo em que ganhe pontos, diante de situações que você  resolva com harmonia, ou perca pontos se não resistir a se fazer de vítima. Feche as portas ao automatismo burro.
Ele faz sofrer e nos torna refém.
Podemos ser, hoje, melhores do que ontem.
Cabe a você, somente a você, escolher se os acontecimentos de ontem,  hoje e amanhã, serão usados para torná-lo uma pessoa melhor.
Qual será sua escolha hoje?






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário