Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 12/07/2011




Terça-feira, 12 de julho de 2011


“Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.” (Regina Brett-90 anos)






EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,20-24


Então Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento... Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu!"







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós.
Neste Evangelho, Jesus censura várias cidades onde fez a maioria dos seus milagres e elas não se converteram. As cidades que ele coloca na frente delas – Tiro, Sidônia e Gomorra – são conhecidas do povo como locais de perdição e pecado. A advertência vale direto para nós, pois desde crianças ouvimos a Palavra de Deus e tivemos conhecimento dos mandamentos.
As cidades censuradas – Coradzim, Betsaida e Cafarnaum – foram os povos mais evangelizados por Jesus, e onde ele mais fez milagres. Inclusive ele morou em Cafarnaum, durante um tempo, na casa de Pedro. O povo dessas cidades será julgado com mais severidade porque, quando ouvimos a Palavra de Deus, nós nos tornamos responsáveis por ela, o que não acontecia antes de a ouvirmos. Portanto, ouvir a Palavra de Deus é coisa séria! Imagine hoje, com os meios de comunicação, quanta conta temos a pagar!
Quanta gente nos ensinou o Evangelho, alguns talvez até já morreram! Nossos pais e avós, catequistas, padres, agentes de pastoral... Pessoas que deram a vida por nós! Claro que Deus vê tudo isso e espera de nós a conversão. A conversão, mais que um ato isolado, é um modo de viver que envolve a nossa vida toda. Ela teve um momento forte, mas, como o pecador ronda sempre em volta de nós como um leão (1Pd 5,8), a conversão deve ser traduzida em pequenos atos diários, como reação ao mal, busca do bem e emprego dos meios de perseverança deixados por Jesus: Eucaristia, oração, caridade, penitência...
“Caríssimo, exorto-te a reavivar o dom que Deus te deu” (2Tm 1,6). Temos uma facilidade incrível em ver o cisco no olho do irmão e não ver a trave que está no nosso olho.
Deus chamou o povo hebreu de “gente de cabeça dura” (Ex 33,3). “Este povo é de cabeça dura!” (Dt 9,13). Que Deus não diga isso a nosso respeito! Quem tem cabeça dura escuta mil vezes uma lição e não aprende.
“Procurai o senhor enquanto é possível encontrá-lo. Chamai por ele agora que está perto” (Is 55,6). E Deus continua: “O meu pensamento não é o pensamento vosso, vossos caminhos não são os caminhos meus. Tanto quanto o céu está acima da terra, assim estão os meus caminhos acima dos vossos” (Is 55,9).
Hoje conheceremos um pouco da vida de S. Camilo de Lélis. Ele nasceu na Itália, em 1550. Quando adolescente, os pais faleceram e ele se viu sozinho no mundo. Entregou-se à vida devassa e ao vício do jogo. Ficou doente e, sem dinheiro, foi recolhido num hospital de caridade, em Roma. A convivência coms religiosos e os bons conselhos que lhe davam fizeram com que Camilo mudasse de vida. Depois de curado, continuou trabalhando no próprio hospital, como enfermeiro. Ele via Jesus Cristo em cada doente. Sua preferência era pelos mais pobres e por aqueles que eram rejeitados, devido ao mau cheiro ou por medo de contágio.
Durante o ano santo de 1575, a peste encheu os hospitais de Roma, a maioria gente pobre e sem nenhum recurso. Camilo desdobrava-se no atendimento a eles. Um grupo de cristãos juntou-se a ele, e daí nasceram os camilianos, religiosos, religiosas e leigos. S. Camilo faleceu dia 14/06/1614, com 64 anos de idade.
Que São Camilo, junto com Maria Santíssima, a Imaculada e a Rainha de todos os santos, intercedam por nós, para que sejamos também abertos aos bons exemplos e aos conselhos das pessoas santas, e assim nos convertamos dia a dia.
No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós.








VIDA SAUDÁVEL
Manchas senis


A pele é o órgão responsável por regular a temperatura do corpo e protegê-lo. Com o passar dos anos ela torna-se frágil, sujeita às agressões do meio ambiente. O envelhecimento da cútis varia de acordo com a predisposição genética e os hábitos do indivíduo ao longo da vida. As manchas senis constituem-se numa doença pré-maligna da pele que ocorre por um processo degenerativo causado pelo sol que incide sobre a pele ao longo da vida. Geralmente localizam-se sobre o dorso das mãos, partes externas dos antebraços e rosto. As manchas senis são coleções de pigmentos que aparecem próximas à superfície da pele, nas áreas mais atingidas pelo sol.
São classificadas como melanose solar, cuja coloração é escura, e leucodermia solar, também chamada de sarda branca. Quando as manchas apresentam-se ásperas, são denominadas queratoses, podendo ser seborréicas - escuras provocadas por alteração celular – ou actínicas avermelhadas, originadas pelo sol. Geralmente elas são assintomáticas, não causam dor ou coceira. Independente de sua aparência, o paciente deve procurar um especialista para fazer o diagnóstico das manchas, tão logo elas sejam percebidas. Pessoas de pele clara, ou que trabalham expostas ao sol, ou que tenham o hábito de freqüentar bastante a praia ou a piscina, devem usar diariamente protetor solar como uma forma de prevenir o aparecimento das manchas senis e, consequentemente, o câncer de pele.


TIPOS DE ENVELHECIMENTO DA PELE

Existem dois tipos de envelhecimento da pele: o intrínseco ou cronoenvelhecimento, que é a degeneração natural do organismo, e o extrínseco ou fotoenvelhecimento, provocado principalmente pela exposição ao sol. O primeiro tem início a partir dos 25 anos. É caracterizado por perda de colágeno e elastina, proteínas que dão firmeza e elasticidade a pele; redução de tecido gordurosa e de retenção hídrica, fatores que causam o ressecamento; bem como a diminuição da estrutura óssea, normal com o avançar da idade, que ocasiona a formação de sulcos e contribui para a flacidez. Na lista dos agentes externos que atuam como aceleradores do envelhecimento da pele, o principal “culpado” é o sol. As partes do corpo que normalmente ficam expostas, como o rosto e mãos, são mais enrugadas e manchadas do que as protegidas pela roupa.
O processo varia conforme a raça e o sexo. Por terem menos melanina, pigmento que dá cor e proteção à pele, as pessoas mais claras apresentam os sinais do tempo com maior rapidez em relação aos negros e orientais. Em relação aos sexos, a mulher é mais propensa ao envelhecimento, principalmente no período da menopausa. O declínio da produção do hormônio estrógeno é um dos vilões que provoca a perda de colágeno e massa óssea.


TRATAMENTO

O peeling e o emprego de ácidos e laser podem reduzir e até mesmo eliminar as manchas senis. Após a conclusão do tratamento é essencial continuar se protegendo do sol, utilizando bloqueadores adequados, para que elas não voltem a aparecer, ou pelo menos, que sejam minimizadas. No mercado estão disponíveis diversos tipos de aparelhos a laser para tratar as manchas senis, como os aparelhos de Luz Intensa Pulsada, que atuam superficialmente na pele, sem a necessidade de qualquer tipo de anestesia. O tratamento é administrado em uma série de sessões, com duração aproximada de vinte minutos. Após a sessão de aplicação de Luz Intensa Pulsada, as manchas escurecem, como se tivessem sido queimadas. Ocorre a formação de uma crosta no local da aplicação, que se desprende da pele entre 7 a 10 dias, deixando uma superfície rosada, característica de uma pele recém-formada.


PARA PREVENIR –

Usar diariamente protetores e filtros solares, inclusive no inverno, dentro de casa e no escritório. Sob luz fria (que passa luz ultravioleta), o filtro solar é imprescindível. - No dia-a-dia, usar maquiagem com proteção solar.
Fonte: Dr. Eduardo Sucupira






MOMENTO DE REFLEXÃO


- Esperar o amanhecer para começar uma nova tarefa.
Muitos passam o tempo esperando o amanhã, sem saber que o futuro começa agora.
Não deixem que o entardecer faça temível a noite. O tempo é muito relativo. A concepção que vocês tem a respeito do tempo e do espaço é muito limitada, pois não ha hora certa para lutar, para ajudar a um irmão necessitado. Apenas faço uma revelação de que, muitas vezes, a maioria de vocês deixa para outro dia as suas tarefas e pensa que não fará falta.
Toda ajuda a mais é bem vinda.
Criem raízes dentro de vocês mesmos. Não escolham a evolução espiritual como o planejamento de uma empresa.
A parte racional do ser humano tem uma importância muito grande, mas não pode limitar lhe o desenvolvimento espiritual. Procurem incentivar os colegas que estão mais desleixados, mesmo que apenas mentalmente. Lembrem-se: todos são seres únicos.
Não há um fio de cabelo exatamente igual ao outro. Todos são de grande importância, todos devem cumprir sua função. Talvez, cair  e levantar faça parte da história do crescimento do grupo. Mas caminhem agora, como se já houvesse chegado o amanhã. Não deixem que o passado tome conta de si mesmos.
O que passou não pode mais ser refeito. Consertem o que quebrou e sigam em frente, não esmoreçam, a seara do Pai e algo indescritível. E bom ver a edificação que vocês fazem para glorificar esta senda.
O caminho  é o de perseverança e dedicação.
Cada gota d 'água tem sua importância no oceano.
Cada gota de orvalho que cai ao anoitecer é resultante da transformação de muitos elementos químicos. Deixem que essa transformação ocorra também em vocês. Ninguém viu a reação química que houve nessa gota de orvalho. Mas, ao amanhecer, viram na em cada folha. E assim é com todas. Muitas vezes, para se ter um resultado, é preciso esforço, empenho e até que se tenha reações inusitadas, como quedas, desistências e desânimo. É assim mesmo.
A árvore tem que ser derrubada para que possamos ter uma mesa para escrever.
O importante é não nos omitirmos da função que temos a desenvolver, não só em casa mas em todos os meios sociais em que vivemos. Chegará o dia em que a perfeição será maior e seremos Energia Pura. . .
Mas, para isso, temos que trabalhar e trabalhar, sem deixar de lado nossa vida,  pois cada ato é um passo nessa caminhada de evolução!...





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Um comentário:

  1. Venho por meio deste , agradecer por tudo , as vezes estou triste quando abro o Email la encontro alegria, a tristeza vai embora e a felicidade brota em meu coração.depois que comecei receber os email a minha vida mudou graças a Deus. bjs a todos Até que nos encontraremos novamente , que Deus nos guarde na palma de vossas mãos.

    Dilma José.

    ResponderExcluir