Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 21/07/2011





Quinta-feira, 21 de julho de 2011


"Você sabe que alguém te ama não pelo que ele fala, mas pelo o que faz. O amor não sobrevive de teorias.”





EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,10-17

Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: "Por que lhes falas em parábolas?" Ele respondeu: "Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Pois a quem tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem será tirado até o que tem. Por isto eu lhes falo em parábolas: porque olhando não enxergam e ouvindo não escutam, nem entendem. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: 'Por mais que escuteis, não entendereis, por mais que olheis, nada vereis. Pois o coração deste povo se endureceu... Fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar'. Bem-aventurados são vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem! Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

A vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus.
Neste Evangelho, Jesus nos faz um forte apelo a nos abrirmos à sua Palavra. E ele explica por que muitos não o entendem; é porque o coração deles se tornou insensível, ouvem com má vontade, fecham os olhos para não ver e os ouvidos para não ouvir, e assim não se convertem nem se salvam.
Em outras palavras, Jesus fala que a nossa abertura do coração, isto é, a nossa boa vontade, influi, e muito, no nosso entendimento da Palavra de Deus.
Na parábola do semeador, ele fala a mesma coisa usando a figura do semeador. Muitos corações são como terreno de beira de estrada, ou pedregoso, onde a semente não nasce, ou se nasce não produz fruto.
A afirmação de Jesus: “À pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem” significa que quem é aberto à Palavra de Deus já tem virtudes e ganhará ainda mais. Já quem é fechado á Palavra de Deus, no dia do julgamento vai perder até o pouco que tem de bom.
Como pano de fundo está a liberdade humana, que é respeitada por Deus. Deus não quer isso, mas respeita a direção que damos para a nossa vida.
A conclusão que tiramos é que é fundamental sermos humildes e dóceis diante da Palavra de Deus.
“O coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos... de modo que não se convertam e eu os cure”. É por isso que Jesus usa parábolas. Os mistérios de Deus são realidades transcendentes e exigem que os ouvintes estejam muito abertos, senão não entendem. A parábola se torna uma ponte, para que essas pessoas que vivem completamente por fora dos mistérios de Deus possam entendê-los. Senão quem lhes anuncia o Evangelho acaba falando para as paredes.
As parábolas são histórias que nos ajudam a entender os mistérios de Deus. Ajudam principalmente os que não estão familiarizados com esses mistérios. A parábola tem dois planos: o direto e o figurado. O direto todos entendem: como semear, a ação do fermento na massa, o sabor do sal... Assim, o sentido figurado fica bem próximo e mais fácil de ser captado. Por isso, a parábola se torna um gesto de amor de Jesus para com as pessoas que, por um motivo ou outro, não receberam nem os primeiros rudimentos da catequese cristã.
Mas Jesus é positivo, ele afirma que seus discípulos têm o coração aberto e por isso vêem, ouvem e entendem o que ele fala. “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem.” Afinal, os discípulos entregaram suas vidas a Jesus e ao seu seguimento, e receberam dele boa formação sobre os mistérios transcendentes e sobre as coisas da fé. Agora os discípulos estão preparados para receber um alimento mais sólido
Certa vez, um sacerdote foi chamado para visitar um acidentado que estava desenganado pelos médicos. O padre veio, atendeu-o em confissão e deu-lhe o sacramento da unção dos enfermos e finalmente a Eucaristia.
Terminada a oração, o doente pediu para cantar. Ele disse a todos os que estavam presentes: “Gente, vamos cantar, glorificando a Deus!” E ele mesmo iniciou um canto.
Aí está um exemplo de como a unção dos doentes, unida à confissão e à Eucaristia, transforma as pessoas. A graça de Deus vem a nós de muitas formas. O que nos falta, muitas vezes, é a abertura a essa graça.
Maria Santíssima tem sido, através de seus santuários pelo mundo, uma grande porta de entrada para o Reino de Deus e para aos mistérios da fé. Junto dela, aprendemos o seu jeito de amar a Jesus, o seu jeito de amar a Igreja. Santa Maria, rogai por nós!
A vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus.






MEIO AMBIENTE


Água: a matéria-prima para o consumismo capitalista


O corpo humano é composto por cerca de 75% de água. Diria que nós somos corpo, alma e água. Ela é essencial a nossa vida e a usamos para tudo. Sentiremos saudades dela! Daqui a algumas décadas, nos lembraremos com alguma angústia quando disserem que estragamos com tudo apesar de termos sido avisados inúmeras vezes.
Que ela está cada vez mais escassa e por isso cada vez mais cara não é dúvida para ninguém, tanto se fala sobre ela que já estamos cansados de ouvir. Nada se faz. Quer se mudar algo? Mude a consciência de uma sociedade através da educação e crie leis para limitar as ações de “porcos famintos” por dinheiro.
O mundo possui uma visão capitalista sobre tudo, como se todo ele funcionasse a partir da lei da “oferta e procura”, onde as pessoas nunca se preocupam em economizar, poupar e pensar no próximo. Só pensam no consumo, e quase sempre o consumo exagerado, mas isso só acontece porque o capitalismo pregou assim : “quanto mais consumo, mais lucro para quem produz.”
Mas quem produz a água? Não há empresas ou indústrias que produzam água. A natureza produz água e somente ela. O problema é que ela não tem lucro, fica sempre no vermelho, no prejuízo.
A água será completamente escassa. Enquanto o mundo for como é, com essa sociedade medíocre por ser alienada pelo consumo, esse problema não terá solução. Enquanto os políticos que também só visam ao lucro, não criarem leis rígidas e aplicarem punições dignas para as empresas e indústrias reutilizarem a água já usada, e enquanto o que você possui for mais importante do que como você trata seu próximo, esse problema não terá solução. “Quando o último rio tiver secado, quando a última árvore tiver caído e quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” – Greenpeace .






MOMENTO DE REFLEXÃO

Conta uma lenda, que dois monges atravessam uma área deserta e diante de um rio violento, avistaram uma linda jovem que tentava atravessá-lo sem sucesso. Um dos monges, não sem dificuldades, atravessou o rio e colocando a mulher em suas costas conseguiu atravessar o rio em segurança. A jovem abraçou-lhe agradecida comovida com o seu gesto e seguiu seu caminho.

Retornando a jornada, o outro monge que assistiu a tudo calado, repreendeu o amigo, falando do contato carnal que houve com aquela jovem, da tentação de ter aquele contato mais direto com uma mulher, o que era proibido pelas suas leis. E durante um bom trecho do caminho, esse monge falou sobre a mulher e sobre o pecado cometido até que aquele que ajudou a jovem na travessia falou:
- Querido amigo, eu atravessei o rio com a jovem e lá eu a deixei, mas você ainda continua carregando-a em seus pensamentos.

Assim, todos sabem que Deus não nos dá fardos maiores que aqueles que podemos suportar, e muitos dos nossos fardos já poderiam estar abandonados em outras curvas da vida, mas nós em carregá-los. Levamos nossas dores e frustrações ao extremo, dramatizamos demais, elevamos ao cubo cada dor, cada ofensa, cada contrariedade e por isso, não conseguimos relaxar, perdoar ou mesmo ser feliz, pois o peso que vamos acumulando em nossas costas são demais para qualquer cristão.
 Neste dia especial, eu te convido a uma reflexão: quais são os fardos que você continua carregando e que já não estão mais com você? Qual é a dor que você anda revivendo e fazendo com que velhas feridas voltem a sangrar? Por que você não consegue perdoar quem te magoou? Quantas oportunidades você anda deixando para trás por estar amarrado ao passado?

Desarme-se!
Dos velhos pensamento, do espírito, da revolta, da tristeza. Hoje é  dia de desmontar o velho acampamento do comodismo e seguir adiante na longa jornada que a vida apresenta. Quanto mais leve a sua "mochila", mais fácil a subida rumo a felicidade.


Paulo Roberto Gaefke






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário