Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 03/07/2011




Domingo, 03 de julho de 2011


“Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.“ (Regina Brett- 90 anos)






EVANGELHO DE HOJE
Mt 16,13-19


Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: "Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos céus.
Hoje nós celebramos a festa da Cátedra de S. Pedro. Cátedra é a cadeira onde se senta o titular de um cargo ou função. Por exemplo, professor catedrático. O titular vai passando de uma pessoa para outra, mas o cargo continua o mesmo. Portanto, Cátedra de S. Pedro é a função de chefe geral da Igreja, que hoje é exercida por Bento 16. Ele é o 266º sucessor de S. Pedro. Portanto hoje é a festa, não do papa atual, nem de S. Pedro, mas dessa função tão importante instituída por Cristo.
Quando Jesus chamou S. Pedro, ele se chamava Simão. Jesus mudou seu nome para Pedro, porque no hebraico é a mesma palavra (Cefas) que designa Pedro e pedra. Comparando a Igreja com um edifício, S. Pedro é a pedra fundamental.
Jesus não podia ter sido mais claro, ao dizer: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
O Evangelho de hoje narra o momento em que Jesus confere a Pedro o cargo de chefe geral da Igreja. Foi uma resposta à sua profissão de fé em Jesus, como Messias e Filho de Deus.
O alicerce, a pedra fundamental da Igreja é Cristo. Mas o seu representante visível a nós é a pessoa que se senta na cátedra de Pedro. O papa governa a Igreja na colegialidade com os bispos, sucessores dos Apóstolos.
A Igreja acontece e se perpetua no mundo, graças a duas grandes forças geradas nela pelo Espírito Santo: a comunhão e a participação. A comunhão é uma força para dentro e a participação é uma força para fora.
A comunhão faz com que os cristãos se subdividam, de acordo com as distâncias geográficas e as diferenças de língua, idade, situações de vida etc. A subdivisão é para que melhor se encontrem e se amem. Um grupo muito grande tende naturalmente para o anonimato. Assim, surgem o CELAM, a CNBB com seus regionais, as dioceses, as paróquias as comunidades, até chegar à base da Igreja que é a família.
A participação leva esses níveis a se encontrarem e se unirem, formando uma só Igreja.
O nosso grande princípio é a unidade na diversidade. Não queremos uniformidade, pois esta pode quebrar a unidade. É preferível o bom, unido, ao ótimo, desunido ou sozinho. É por esse caminho que esperamos um dia nos encontrarmos com os nossos irmãos separados, formando uma só Igreja, diferente sim, mas unida no amor. Os grandes pecados que têm gerado divisões entre pessoas de boa vontade são: 1) A intransigência, não saber distinguir o que é essencial e o que é secundário. 2) A crítica destrutiva. A crítica é um direito da pessoa, mas, para ser construtiva, tem de ser solidária e unida com a auto crítica. É preferível o bom, unido, ao ótimo, desunido. “Nos pontos fundamentais, unidade. Nos demais, liberdade. Em tudo, caridade” (Santo Agostinho).
Não é correto dizer que todas as religiões são boas, ou que todas levam para o céu. “A verdade vos libertará” (Jo 8,32). No tempo de Jesus, havia muitas religiões, como hoje. Se todas fossem boas, Jesus não teria fundado uma. O Papa Bento 16, quando esteve em Aparecida, disse que as passagens de católicos para as seitas se devem à falta de catequese sobre a Igreja.
Jesus podia fundar uma Igreja, pois veio do Céu e é Deus encarnado, credenciado por Deus Pai. Religião vem de religar. É uma instituição que nos religa com Deus, após a separação causada pelo pecado original. Só Deus pode fazer essa religação, ninguém mais. Se um homem ou mulher fundar uma religião, está errado, porque ele ou ela nunca morreu, não conhece a outra vida e não tem as chaves do céu. Os membros dessa Igreja podem encontrar a porta do Céu fechada. E daí, onde está a chave? Portanto, o mais seguro é seguir uma religião cujo chefe tem a chave do Céu, e tem o poder de ligar e desligar as pessoas com Deus.
Nós agradecemos a Deus o fato de termos nascido na Igreja que Jesus fundou, pois queremos ir para o Céu, e só o nosso chefe, sucessor de S. Pedro, hoje Papa Bento 16, tem as chaves do Reino dos Céus. O que adianta pertencer a uma instituição religiosa, por mais bonita que seja, mas que não tem o bilhete de entrada no Céu?
Na Igreja de Jesus, o dinheiro está a serviço da vida, não o contrário. Cada vez que rezamos o Pai Nosso, estamos reafirmando que a nossa família é mais ampla que os nossos parentes de sangue, e a ela nos amamos e nos sentimos solidários.
Certa vez, um rapaz estava andando num caminho de roça e viu no chão uma formiguinha carregando uma folha dez vezes maior que ela. O jovem parou e ficou observando. Cada vez que dava um pequeno vento, ela caía com a folha, mas se levantava e continuava o caminho. Uma hora, ela não agüentou mais carregar a folha e a arrastava. Até que chegou a um pequeno buraco no chão, que era a entrada do formigueiro. Ela tentou entrar com a folha nas costas, mas não conseguiu porque a folha era muito maior que o buraco. Depois de algumas tentativas, a formiguinha deixou a folha e entrou no buraco.
O rapaz pensou: Coitada! Tanto sacrifício inútil! Mas de repente saem do buraco várias formiguinhas e começam a cortar a folha em pedaços. Foi um verdadeiro mutirão. Em pouco tempo a grande folha desapareceu, dando lugar a pequenos pedaços. Cada formiga pegou um pedacinho daquele e entrou no buraco, certamente para alegria dos filhotes que estavam lá dentro.
“A união faz a força”. “Povo unido jamais será vencido“. Até os animais vivem juntos e trabalham em equipe, como a Igreja que Jesus fundou. “Foi do agrado de Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, mas unidos em Comunidade” (Concílio Vat. II, LC 9)
Vamos hoje reafirmar a nossa fé na Igreja . Ela é pecadora, mas tem muita gente santa, em primeiro lugar o seu fundador, Jesus Cristo. Em segundo lugar a sua Mãe, Maria Santíssima. Peçamos a ela que nos ajude a reafirmar a nossa fé na Igreja e a amá-la mais. Queremos amar a nossa Comunidade, a nossa Paróquia, a nossa Diocese e a Igreja do mundo inteiro, e fazê-la cada vez mais viva, santa e bonita.
Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos céus.






VÍDEO DA SEMANA

Um dia o filho pergunta ao pai: Pai vem correr comigo a maratona?
O pai responde que sim, e ambos correm a primeira maratona juntos. Outro dia, volta a perguntar ao pai se quer voltar a correr a maratona com ele, ao que o pai responde novamente que sim. Correm novamente os dois.
Certo dia, o filho pergunta novamente ao pai:
Pai, queres correr comigo o Ironman? (O Ironman é o mais difícil... exige nadar 4 km, andar de bicicleta 180 km e correr 42).
E o pai diz que sim.
Isto é tudo muito simples... até que se vejam estas
imagens... fantástico!
Veja no vídeo abaixo:








MUNDO ANIMAL

Prefeitura ameaça fechar abrigo para cães em Itapecerica



A falta de uma licença ambiental da Cetesb e uma ação judicial do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pode fechar definitivamente, nesta segunda-feira, 27 de junho, o abrigo Cão Sem Dono na Estrada Borba Gato, 56, no bairro Potuverá, em Itapecerica da Serra. Ao todo 150 cachorros vivem no local. Correndo contra o tempo, voluntários e funcionários da ONG realizaram neste final de semana duas feiras de adoção em São Paulo, em busca de um novo lar para os animaizinhos.
Em visita ao local, neste sábado, (25), a reportagem do Jornal na Net constatou o cuidado com os cachorros, que ficam divididos em canils, e passam por revezamento para desfrutarem da área verde de 250 mil m2. Vacinação, cuidados médicos e comida são disponibilizados para os animais, que contam também com um apadrinhamento realizado pela internet. “São por meio desses apadrinhamentos, que os cachorros recebem os cuidados”, explicou Vicente Define, representante da ONG.
Vicente disse que desde 2008, o abrigo passa por problemas. “O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Itapecerica entrou com uma ação judicial contra a ONG. Eles alegam que precisamos de uma licença ambiental da Cetesb para funcionar, já que as fezes dos animais contaminam o solo. Nós procuramos atender a todas as exigências já feitas por eles, mas a Cetesb não sabe informar o que seria esse documento”.
De acordo com Vicente a Ceteb por meio de uma carta ressaltou que a Cão Sem Dono não precisa desta licença. “Os canis não precisam de alvará somente indústrias, máquinas, pois podem poluir o meio ambiente”, disse referindo a carta que a reportagem não teve acesso até o fechamento da matéria.
Segundo informações o problema começou em 2008, quando um vizinho incomodado com a presença do abrigo denunciou a ONG para a Vigilância Sanitária e a Zoonoses. “Todos os documentos exigidos pelos órgãos para o funcionamento do abrigo foram apresentados, exceto o alvará da Cetesb. Este só costuma ser fornecido para grandes indústrias que tenham tratamento de água e esgoto, só para implantar esse sistema seria necessário um investimento de R$ 250 mil”, finalizou Define.
No último dia 14, em vistoria pelo local, a Guarda Civil Municipal juntamente com Zoonoses notaram que um indivíduo de nome Rafael está desrespeitando o embargo do canil imposto pelo município. O desrespeito, segundo o boletim de ocorrência já gerou processo de desobediência no Juizado Especial Criminal da cidade.
O embargo conforme aponta o boletim de ocorrência justifica-se, pois o canil não cumpre as posturas municipais e estaduais para a instalação. “O canil não possui alvará para as atividades e nem a devida licença da Cetesb. Verificou-se também que a alocação precária dos animais está causando poluição ambiental, afinal não existe sistema de tratamento de esgoto e influentes”.
No decorrer da briga na Justiça, a ONG move uma ação civil pública contra a prefeitura para impedir o fechamento do abrigo. Uma petição online coleta assinaturas de internautas para anular o pedido da CCZ. Até a noite deste domingo, mais de 19 mil pessoas haviam endossado o documento.
A ONG criada há seis anos, doou cerca de 900 animais, mais de 3 mil cachorros foram adotados e 4 mil foram resgatados durante o ano de 2010.
A reportagem do Jornal na net entrou em contato com o CCZ e a Vigilância Sanitária da cidade, neste sábado, mas até o fechamento da matéria nenhum funcionário foi localizado para comentar sobre o assunto.

Fonte: Jornal na Net/Autor: Karen Santiago/ Link: http://www.jornalnanet.com.br/noticias/2839/prefeitura-ameaca-fechar-abrigo-para-caes-em-itapecerica/Imagem: Ilustração/Divulgação











MOMENTO DE REFLEXÃO

Mesmo que você não goste de futebol, leia para ver como são certas passagens da vida.
Uma lição de vida... Lionel Messi
 Para os adeptos do Barça, a oitava maravilha é Messi.
Eis uma história, uma lição de vida, que encanta Camp Nou.
É uma desforra bem pessoal, a história do menino autista aos 8 anos, anão aos 13, que via o mundo a 1,10 metros do solo.
É esse mesmo, Lionel Messi, que botou corpo à base de tratamentos hormonais e que, 59 centímetros depois, encanta o mundo do futebol, naquele jeito singularíssimo de conduzir a bola colada ao genial pé esquerdo, como se o couro redondo fosse um mano siamês, uma mera extensão corporal, um órgão vital, inseparável. E Barcelona rende-se ao talento de "La Pulga". E os adversários caem aos pés de um talento puro e raro.
E por muito talento que tivesse para jogar  bola, estaria o rapaz consciente do destino glorioso que lhe estava reservado?
O miúdo de 16 anos que vestiu pela primeira vez a camisa da equipe principal do Barcelona num jogo com o F. C. Porto, a 16 de Novembro de 2003, na inauguração do Estádio do Dragão, o Lionel Messi que agora caminha sobre a água, é ainda o mesmo menino que sobrevoou o Atlântico, em 2000, para se curar de uma patologia hormonal. Lá na Argentina, na Rosário natal, os prognósticos médicos eram arrasadores: sem tratamento eficaz contra o nanismo, Lionel chegaria à idade adulta com 1,50 metros, no máximo.
Os diagnósticos alarmaram os Messi. E o custo dos curativos também: mil euros mensais, ou seja, quatro meses de rendimentos da família de La Heras, um bairro pobre de Rosário. Mas o pai de Lionel não se resignou. Sabia que o filho, pequeno no corpo, era gigante no talento. E não aceitou a fatalidade. Nessa altura, o prodígio de dez anos despontava no Newells Boys, fintando meninos com o dobro do tamanho e marcando gols atrás de gols. O pai sugeriu ao clube que pagasse os tratamentos de Lionel. A resposta foi negativa. E o mesmo sucedeu quando os Messi foram bater à porta do grande River Plate.
Na adversidade, a família Messi teve mais força, com a ajuda de uma tia de Lionel, emigrada na Catalunha. E foi assim, em 2000, ainda antes de completar 13 anos, que Lionel e os pais viajaram até Lérida. Dias depois, o pequeno prodígio foi fazer testes no Barcelona... E com a bola quase a dar-lhe pelos joelhos, aquela habilidade enorme logo maravilhou os treinadores do Barça.
Carles Rexach, diretor do centro de formação do Barcelona, ficou maravilhado com o prodigiozinho argentino. Ao cabo de dois treinos, não hesitou e logo tratou de arranjar contrato. E ficou espantado com a proposta do pai do craque: o Barça só tinha de lhe pagar os tratamentos que os médicos argentinos sugeriam. Foi dito e feito.
Durante 42 meses, Lionel levou, todos os dias, injecções de somatropina, hormônio de crescimento inscrito na tabela de produtos proibidos pela Agência Mundial Antidopagem, e só autorizada para fins terapêuticos. Em 2003, o milagroso hormônio fizera de Lionel o que ele é hoje, um rapagão de... 1,69 metros!
No Verão de 2004, acabadinho de fazer 17 anos, e já com contrato profissional, entrou para a equipe B do Barça. Mas fez só cinco jogos, porque aquele enorme talento não cabia no "Miniestadi". Reclamava palcos maiores. E rapidamente começou a jogar no Camp Nou, na equipe principal. Em 16 de Outubro de 2004, o prodígio fez a grande estreia na liga espanhola, num dérbi com o Espanhol. Em 1º de Maio de 2005 entrou para a história do Barça: marcou ao Albacete e tornou-se no mais jovem jogador a marcar um gol pelo Barcelona. Aos 17 anos, dez meses e sete dias, começou a lenda.
Cinco anos depois, Messi teve a consagração absoluta. Foi eleito Melhor Jogador do Mundo de 2009, após uma época de sonho, concluída com um feito inédito do Barça "de las seis copas": campeão de Espanha, da Taça do Rei, da Supertaça Espanhola, da Supertça Europeia, da Liga dos Campeões, do Mundial de Clubes. Ufff!

O craque que o Barça contratou pelo custo da terapia de crescimento é, hoje, a maior jóia do futebol mundial, segurada por uma cláusula de rescisão de... 250 milhões de euros! E é, também, o mais bem pago de todos: o menino pobre do bairro de la Heras é, agora, multimilionário, recebendo qualquer coisa como 33 milhões de euros anuais em salários e publicidade. Nem em contos...


Lionel Andrés Messi
23 anos (24/06/1987)
Nacionalidade: Argentina (os argentinos têm vergonha de não terem tratado do rapaz).
Títulos: campeão Espanha (2005, 2006, 2009, 2010 e 2011), taça do rei (2009); Supertaça Espanha (2005, 2006, 2009 e 2010); liga dos campeões (2006, 2009); supertaça europeia (2009); mundial de clubes (2009).
"GRANDE LIÇÃO DO PAI QUE NÃO DESISTIU DO SONHO: CURAR O FILHO."
Não se focalizou no problema, mas sim na solução.






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário