Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 16/07/2011





Sábado, 16 de julho de 2011


“O órgão sexual mais importante é o cérebro.” (Regina Brett-90 anos)





EVANGELHO DE HOJE
Mt 12,46-50

Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". Ele respondeu àquele que lhe falou: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos”.
Neste Evangelho, sem desmerecer a família e muito menos a sua família, Jesus nos apresenta uma dimensão belíssima da Igreja: ela é a Família de Deus, a Família de Jesus. E isso de verdade, não apenas símbolo ou figura de linguagem. A Igreja é a nossa segunda família e, na falta da família carnal, ela torna-se a nossa primeira família.
A mãe e os “irmãos” de Jesus chegaram e queriam falar com ele. Não era fácil. Tiveram de ficar lá fora, porque a multidão enchia o local. Quando o avisaram, Jesus lançou no ar uma pergunta: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Essa afirmação não diminui nem exclui Maria, pois ela cumpria sempre a vontade de Deus, como Jesus bem sabia.
Mas, sem dúvida, a resposta de Cristo à sua própria pergunta relativiza os vínculos familiares na perspectiva do Reino de Deus, que tem a primazia absoluta e cujo eixo central é a vontade divina. Um pouco antes, Jesus havia dito que quem quiser segui-lo, devia renunciar pai, mãe, irmãos... De fato, todo discípulo ou discípula de Jesus terá de experimentar pessoalmente, e mais de uma vez, a dor da renúncia à família. Mas Jesus prometeu: ganhará cem vezes mais pais, mães, irmãos, irmãs e tudo o mais que renunciar.
Para nós, a prioridade do Reino de Deus é absoluta, e esse Reino se concretiza em fazer a vontade de Deus. Se a cumprirmos, espera-nos no Céu uma vida em família e não apenas como hóspedes da casa de Deus.
Nós queremos ser dignos filhos do Pai que temos, que é Deus Pai, do irmão que temos, que é Jesus, e da mãe que temos, que é Maria.
“Vós sois lavoura de Deus” (1Cor 3,9). Entre as várias figuras usadas na Bíblia para nos explicar o que é Igreja, está esta: a Igreja é a lavoura de Deus.
Imagine uma lavoura cheia de pragas: tiririca, caruru, carrapicho... Essas ervas daninham crescem mais rápido que a plantação e a matam, ou fazem com que produza menos e grãos de menor qualidade.
As pragas são aqueles cristãos e cristãs que estão dentro da Igreja e dão maus exemplos, levando uma vida errada, de pecado, vícios... Isso atrapalha e prejudica toda a Comunidade.
Aqui está a explicação por que algumas Comunidades cristãs produzem tão pouco e dão pouco testemunho. São os maus cristãos que estão no meio dela e prejudicam o crescimento de toda a Comunidade. Isto se observa não só a nível de Comunidade, mas de todos os grupos cristãos. Uma maçã podre na cesta, apodrece todas as outras.
Jesus jogou tudo na Igreja, elevando-a a sua família. Que nós correspondamos a esse presente que ele nos deu.
O Papa Pio XII gostava de fazer palestras num grande auditório que existe no Vaticano. Ele falava para casais, para jovens e para profissionais das diversas áreas. Um dia, ele estava falando para casais e namorados juntos. Observando a platéia, ele viu que os namorados estavam juntinhos, de braços dados e com muito carinho um com o outro. Já os casais era um pra lá e outro pra cá, sem nenhuma demonstração de amor e carinho.
Então o Papa ficou triste e desabafou dizendo: “Gente, o sacramento do matrimônio une ou separa as pessoas? Eu vejo aqui que aqueles que não receberam o sacramento estão unidos, ao passo que os que o receberam estão desunidos!” E Pio XII fez um apelo: “Vamos provar para os filhos e para o mundo que o sacramento do matrimônio os uniu, e não tenham vergonha de mostrar publicamente que se amam!” Claro que o sacramento é uma graça que traz a união e um amor maior. O problema é que nem sempre colaboramos com a graça!
O mesmo podemos dizer em relação aos outros sacramentos e à toda a Igreja. Compensa ser terreno bom e plantas viçosas nesta lavoura de Deus.
Maria é a flor mais bela da Igreja. Ela enfeita, alegra e perfuma a Comunidade cristã. Mãe da Igreja, rogai por nós!
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos”. 




CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas de segurança virtual
Por: Fernanda de Moraes Bonadia



Contra roubo de identidade

Assine os cartões novos assim que recebidos
Confira sempre os extratos de contas e cartões de crédito
Informe a perda de cartão imediatamente
Cancele todas as contas e cartões inativos
Informe dados pessoais somente quando necessário
Rasgue documentos confidenciais, antes de descartá-los
Altere regularmente suas senhas
Instale programas antivírus e antispyware

Combata o phishing

Ele é o e-mail fraudador que pretende enganar o consumidor, fazendo com que ele revele informações pessoais, como o número do cartão de crédito e do RG e as senhas de contas bancárias.
Em primeiro lugar, não forneça seus dados pessoais para sites duvidosos e considere suspeita toda mensagem eletrônica que peça essas informações. E, caso receba um e-mail desses, verifique a legitimidade da consulta ligando para o telefone localizado na parte de trás do seu cartão de crédito.
Além disso, relate e-mails e sites suspeitos para o banco emissor do seu cartão.

Segurança nas compras

Crie senhas difíceis de serem descobertas
Mantenha sempre atualizado o seu software de proteção e antivírus
Use bloqueador de pop-ups
Ignore e-mails de remetentes desconhecidos
Faça download de arquivos apenas de sites conhecidos
E, caso seu banco disponibilize, solicite o serviço de "alerta de transação", o qual permite acompanhar suas compras por e-mail ou SMS.

Mundo bem real
O tema do Dia Mundial da Internet Segura de 2011 é "Estar online é mais que um jogo, é a sua vida", uma campanha que pretende reforçar a ideia de que nossa vida na web também é real, não apenas virtual.
"Quando estamos on-line, precisamos ser tão educados quanto em outros espaços de relacionamento e respeitar todos os direitos e deveres como cidadãos. A internet não é um mundo paralelo, uma terra sem lei. É mais um espaço real de nossa vida", alerta o diretor de preservação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm.
Fonte: Info Money http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=18085






MOMENTO DE REFLEXÃO

Não conheço o amor abstrato. Conheço o amor pelo outro, pela pátria, pelo futuro, pela vida, pela obra.
Defender a dignidade do homem é, no mínimo, uma conexão ideológica, uma posição ecológica, uma convicção.
Não entendo humanidade e civilização sem o homem como princípio, como ator e objeto, como sujeito e razão.
Tocar a harpa do tempo a muitos dedos.
Vencer o mito da impotência (há muitos medos)
Sei que não se pode mudar os começos: os meninos escravos, as meninas prostituídas, as famílias exploradas nos campos e nas cidades.
As formas diversas de ditadura que golpearam seguidas vezes o estômago do pensamento livre do meu país, a produção da miséria e desigualdade em todo o canto, a toda hora ...
Ora, não se pode mudar o começo.
A História não dá ré, é natural.
Mas se pode mudar o final.
Por isso, gosto de agir no meio.
Por meio disso, encontro um meio genial de provocar mudança nesses destinos, oferecendo meios ao meu igual.
Se um se multiplica, o vento sopra sobre as sementes e a chuva realiza sua benção, 
será trigo a ação da gente, será mesa farta de pão, será eterno o milharal!
Penso em você, na capacidade que tem de ler se eu ensinar.
Na vocação que tem de transformar, se eu informar.
Que os mares da generosidade jamais desabasteçam meus caminhos.
Que sejam sustentáveis os desenvolvimentos não esporádicos, não bambos, não endividados, não ilusões ocas desse tempo.
Filantropia para mim não é exibição.
Nem é um negócio para Deus me dar em dobro depois.
Tampouco dar feijão com arroz. Falo de instrumentar o plantador, viabilizar-lhe a enxada do seu sujeito, a bússola do seu trajeto, o trator infinitamente potente pra que seja sempre a sua lavoura.
Sei que na ponta do fato está a arma, no berço está o medo.
Aí quero atuar - antes do desespero, imobilizando-o, inviabilizando-o, retirando-lhe o cenário, a probabilidade.
Ao invés de cobrar do Estado única paternidade, é ele o meu parceiro porque meu recurso privado, em algum momento do seu ser, no percurso do seu estado, já foi público alguma vez.
Tu és público e ao público tornará!
Vivo sobre esta clara ética tenho comigo múltiplas personalidades todas elas querem dar a mão à ciranda da história responsável dessa vida que chamamos sociedade, cidadania.
O amor é a nossa unidade e nossa alegria.
Vou me apresentar: não sou herói, não sou rei tampouco sou metade e não sou um só sou um permanente congresso de mãos, cheio de diversas forças e de boas vontades.
Que mania que têm todos de achar, há muitos anos, que o mundo está terminado!
Pois para mim, todos os dias, em cada ação de um dos meus muitos seres, o mundo está apenas começando!

Elisa Lucinda







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário