Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 02/06/2017


Sexta-feira, 02 de junho de 2017


“Obstáculos são aquelas coisas medonhas que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.” (Henry Ford)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 21,15-19


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ao recordar o que escrevi ontem, esse evangelho acaba me fazendo refletir muito nossas respostas ao convite de Deus, pois cada um de nós, sem exceção, por vezes também fomos questionados por Deus sobre nosso o amor que temos a Ele e a seu projeto.
Esses dias me peguei reclamando de coisas pequenas e corriqueiras na lida com meu filho, que a idade (4 anos) e a máxima curiosidade o fazem insistentemente desobedecer os pedidos nossos. Puxa vida! Como brigamos com aqueles que nós amamos?
Ver meu filho fazer algo que eu e minha esposa já o alertarmos que não deveria ser feito nos deixa extremamente irritados. A curiosidade de ver como um brinquedo funciona por dentro valia a pena a bronca que levaria em seguida. Talvez!
Nem tudo que a curiosidade nos convida nos dará um feedback positivo. No caso do meu filho, sobrou um canto de sofá, um castigo e um sermão. Foi nesse momento que me perguntei: E Deus? Como Ele responde minhas “curiosidades”?
“(…) Tú me amas”?
Refleti que por vezes, no relacionamento com os outros, nos comportamos como o administrador infiel. Pedimos perdão a Deus de nossas falhas, mas não temos a mesma tolerância nas falhas dos outros.
Noto também que nos comportamos como crianças “birrentas” daquelas que adoram dar escândalo em supermercado, de se jogar no chão na frente das pessoas, dar faniquito, quando não conseguimos o que desejamos. Comportamo-nos como crianças de quatro anos, imaturas, que desejam tudo, mas não tem o mesmo empenho para trabalhar para se obter o que tanto deseja. Por vezes queremos um “Deus” avô ou avó que fará tudo que eu quiser e que estragará a educação que os pais lutam para dar
Peço muito a Deus e com certeza continuarei a pedir, mas o que realmente preciso pedir?
“(…) Tú me amas”?
Conheço um senhor que me ensinou sua filosofia família. Dizia ele: “Se preciso, luto para ter, se apenas quero, dá par esperar”.
“(…) Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á”. (Mateus 7, 7-8)
Amar a Deus “da boca pra fora”, como Pedro o fez antes da tríplice negação, fazemos todos os dias quando me cerco de desejos egoísta e fúteis. Se coordeno e não formo novos que me sucedam, não trabalhei direito. Se meu orgulho vale mais que o bem maior e coletivo, não sou cristão; Se sou padre, ministro ou catequista e realizo minha atribuição de cara amarrada, dando trabalho, sendo contra tudo, criticando os diferentes, por que raios digo que faço o que Deus quer?
“(…) Tú me amas”?
Sem o Espírito Santo não dá para amar!!
Domingo é pentecostes, faça uma prece! Peça uma nova efusão na sua vida! É só abrir a porta do coração. Deus vai entrar…
“(…) Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo”. (Apocalipse 3, 20)
Não há tempo e nem idade. Comecemos a pedir o que precisamos e depois o que queremos.
Um Imenso abraço fraterno. Bom fim de semana!







CULINÁRIA


Salada de Papaia Verde



2 a 3 papaias verdes (verdes mesmo, o mais firme possível)

1 pacote de tomate-cereja tipo "sweet grape" ou similar

1 cenoura grande

1 limão

1 dente de alho

1 pimenta chili (dedo-de-moça)

• Molho de soja

• Castanhas de caju moídas

• Açúcar mascavo

• Coento

• Manjericão

1 folhinha de hortelã

• Melaço de cana

1 pedacinho de gengibre

• ½ cebola roxa

 MODO DE PREPARO

1 - Corte as papaias em tiras compridas e finas, assim como as cenouras.

2 - Corte os tomates cereja no meio.

3 - Macere o dente de alho com o açúcar, gengibre e a pimenta dedo-de-moça (com ou sem sementes depende do quão picante você quer que fique) em um pilão.

4 - Esprema o suco do limão e acrescente folha de hortelã picada, junto com um pouco de coentro.

5 - Macere de novo - ideal não deixar folhas soltas no molho, e sim fazer uma pasta. Quando entrar o molho de soja, aí sim ganha volume.

6 - Misture em uma tigela os vegetais.

7 - Coloque o molho por cima e misture com a mão.

8 - Coloque bastante manjericão picado e misture de novo.

9 - Ao final, acrescente meia cebola roxa picada.

10 - Pegue um pouco do molho e reduza em uma frigideira com uma colher de melaço, de forma que fique um caldo viscoso.

11 - Na hora de servir, monte uma quantidade de 1-2 mãos cheias, coloque no centro do prato.

12 - Por cima, use uma colher para colocar o caldo viscoso, e vá desenhando, pode fazer decoração em volta da salada, e algumas linhas por cima.

13 - Salpique a castanha de caju por cima.

14 - Termine com um tomate-cereja cortado ao meio e, no meio dos dois, uma folhinha pequena de manjericão.



Molho de abacate
Supercremoso! Use na salada, no lanche, ou no macarrão frio


INGREDIENTES

- ¼ xícara (chá) de suco de limão (60ml)
- ½ xícara (chá) de água (120ml)
- ¼ xícara (chá) de azeite (60ml)
- 1 xícara (chá) de cebolinha picada
- ¼ xícara (chá) de folhas de manjericão
- 1 dente de alho sem miolo
- 2 xícaras (chá) de polpa de abacate (+/- 2 abacates pequenos)
- Sal a gosto
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha

 MODO DE PREPARO

- Em um liquidificador coloque ¼ xícara (chá) de suco de limão (60 ml), ½ xícara (chá) de água (120 ml), ¼ xícara (chá) de azeite (60 ml), 1 xícara (chá) de cebolinha picada, ¼ xícara (chá) de manjericão, 1 dente de alho sem miolo, 2 xícaras (chá) de polpa de abacate picado e sal a gosto.


- Bata bem até formar um molho homogêneo. Retire do liquidificador, coloque 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha, misture e leve para gelar. Sirva com sanduiche, como molho de macarrão ou de salada.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golf.
Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e, imediatamente, todos disseram que sim.
O professor então, pegou uma caixa de bolas de gude e a esvaziou dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim.
Em seguida, pegou uma caixa de areia e a esvaziou dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.
O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre o pote umedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação, quando o professor falou:
“Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As bolas de golf são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos. São com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade. As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc. A areia representa todos as pequenas coisas. Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golf e para as de gude”.
“O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastarmos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.
Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem a Deus e creiam nele, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu esporte favorito... Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar. O resto é apenas areia”.
Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.
O professor respondeu: “que bom que me fizestes esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo”.



Um comentário:

  1. Primeira vez que entro neste blog e me deparo com um capítulo maravilhoso do evangelho que é perfeitamente aquilo que eu precisava ler para me dar uma chacoalhada e lembrar que Deus nos ama perfeitamente e nós, por muitas vezes não lembramos de retribuir o mesmo amor. Gostei demais também do Momento de Reflexão! Obrigada por compartilhar conosco!!!

    ResponderExcluir