Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 01/06/2017


Quinta-feira, 01 de junho de 2017


“Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre uma situação. Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.”  (Carlos Drummond de Andrade)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 17,20-26


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo:
20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho me fez refletir diversos pontos:
1)           Dedico algum tempo da minha oração por aqueles que não conhecem a Deus? “(…) Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles”.
São Lucas trás em seus escritos uma particularidade que nenhum dos outros três narrou: O olhar de Jesus para Pedro durante a via sacra.
“(…) VOLTANDO-SE O SENHOR, OLHOU PARA PEDRO. Então Pedro se lembrou da palavra do Senhor: Hoje, antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes. Saiu dali e chorou amargamente“. (Lucas 22, 61-62)
Quando narra esse fato Lucas não esconde o quanto aquele olhar representou para Pedro. Um olhar penetrante que talvez o lembrasse que de tudo que Jesus havia dito e premeditado a seu respeito na santa ceia, mas aquele olhar talvez dissesse a Pedro: MESMO ASSIM, EU CONTINUAREI A REZAR POR VOCÊ!
2)           Apesar das diferenças de opinião e de compreensões, consigo buscar um denominador comum? “(…) E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo”
Esses dias atrás discuti com um amigo de longa data, e após meditar as conseqüências da briga, noto que quem saiu perdendo foi eu, ele e a comunidade que pertencemos. Talvez, nas ocasiões como esta, que se repetem dia-a-dia conosco, que não cheguam a essa mesma reflexão, continuarão a condenar a comunidade. Não dá pra ser amigo de Deus sem querer ouvi-LO.
3)           Tenho compreensão que minha maior missão esta no próximo e não em mim? “(…) Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles”.
O que adianta chegar ao céu sozinho?
A oração torna nosso caminho menos turbulento. Ela não nos afastará dos problemas, mas nos ajudará em muito a superá-los. Mas muitos dos que nos cercam precisam aprender a rezar conosco. Se sou cristão apenas na igreja significa que não aprendi nada e Jesus volta novamente seu olhar a dizer: MESMO ASSIM, EU CONTINUAREI A REZAR POR VOCÊ!
Queremos estar cercados de pessoas perfeitas que aturem a minha própria imperfeição. Sou imperfeito e minha perfeição só será completada na lida com as pessoas. Talvez seja isso que Tiago quisesse dizer com “a fé sem obras é morta”!
Nascemos para ser competitivos. Disputamos com outros tantos espermatozóides um único óvulo. Queremos ser os melhores, passar no vestibular, num concurso, (…); mas para o céu não há limite de vagas, não é concurso, então porque competição?
Creio que a preocupação de preparar moradas não foi para que somente eu chegasse lá.
“(…) Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou“. (João 14, 1-4)
Vamos avançar!
Um Imenso abraço fraterno.







MUNDO ANIMAL



Maneiras fofas que o seu cachorro diz que lhe ama
Que o cachorro é o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. Mas, você sabe como os cachorros demonstram o amor que têm pelos seus donos?
Antonio Carlos Soares Lima



Que o cachorro é o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. Mas, você sabe como os cachorros demonstram o amor que têm pelos seus donos? Embora cada raça demonstre de um modo próprio o carinho que sente, há algumas atitudes que são comuns a praticamente todas as raças. Quando seu cachorro fizer qualquer uma destas coisas, saiba que ele está lhe dizendo "Eu gosto muito de você!" Então, retribua todo esse carinho e atenção.

1. Abanar o rabo

O cachorro pode expressar diversos sentimentos quando abana o rabo: felicidade, tensão e medo são alguns destes sentimentos. Observe a velocidade com que ele mexe o rabo. Isso pode mostrar o que ele está sentindo. Se o cachorro move o rabo de modo tranquilo, relaxado, significa que está tudo calmo para ele, mas se ele movimenta o rabo rapidamente, pode estar tenso. Ou feliz! É movendo o rabo apressadamente que ele demonstra esse sentimento!

2. Seguir você

Seu cachorro se comporta como se fosse a sua sombra? Ele segue você por todos os cômodos da casa? Que bom! Essa é a maneira dele de mostrar que está por ali para proteger você, e de se socializar.

3. Lamber o seu rosto ou os seus pés

Quando seu cachorro lambe o seu rosto, isso é sinal de ele realmente gosta de você. Quanto mais frequentemente ele fizer isso, maior é o amor e o carinho que ele tem por você. Quando ele lambe seus pés, é sinal de submissão, de reconhecimento de que você é o líder.

4. Pular muito

Quem tem cachorro, sabe: basta chegar em casa depois de algumas horas distante e o animalzinho faz uma festa tremenda, pulando muito e tentando lamber o dono. Essa é uma forma comum que os cachorros usam para demonstrarem seu amor pelos donos. Ao pular, eles querem na verdade alcançar seu rosto para lamber, em sinal de carinho. Toda aquela euforia deles vale por um "Eu estava com saudades de você!"

5. Dormir junto de você

Como o seu cachorro é o seu melhor amigo, naturalmente ele quer dormir próximo a você, pois assim ele pretende lhe proteger e ao mesmo tempo sentir-se próximo a você.

6. Preocupar-se com seu estado emocional

Os cachorros possuem o instinto de proteção e cuidado com os seus companheiros. Por isso, sempre que você estiver triste, aborrecido ou doente, seu cachorro fica ao seu lado, demonstrando apoio e carinho. Ele sabe que você não está bem e quer deixá-lo mais animado, mais feliz.

7. Encostar-se em você

Você já notou como os gatos gostam de apoiar-se nas pernas dos seus donos? Pois é, essa atitude não é diferente com os cachorros. Encostar-se nas pernas do dono é uma demonstração de afeição. Geralmente eles fazem isso quando você está prestes a sair de casa. Outro momento em que eles procuram encostar-se é quando você se senta e ele logo vem para ficar ao seu lado. Nesse momento ele só quer carinho.

8. Sorrir

Não é só o Roberto Carlos que tem um cachorro que sorri latindo, não! Se você já teve a impressão de que seu cachorro estava sorrindo, pode ficar tranquilo, pois eles sorriem, sim! Esta é uma forma de demonstrarem sua felicidade.







MOMENTO DE REFLEXÃO



O consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz escreveu um artigo intitulado "Ambição e Ética", que foi publicado na revista Veja, do qual extraímos algumas reflexões.
Kanitz define a ambição como sendo tudo o que você pretende fazer na vida. São seus objetivos, seus sonhos, suas resoluções.
As pessoas costumam ter como ambição ganhar muito dinheiro, casar com uma moça ou um moço bonito ou viajar pelo mundo afora.
A mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro por si só não é objetivo: é um meio para alcançar sua verdadeira ambição, como, por exemplo, viajar pelo mundo.
Já a ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição. É tudo que você não quer fazer na luta para conseguir realizar seus objetivos. Como não roubar, não mentir ou pisar nos outros para atingir sua ambição, ou seja, é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
A maioria dos pais se preocupa bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a ética.
Se o filho colou na prova, não importa, desde que tenha passado de ano, o objetivo maior.
Algumas escolas estão ensinando a nossos filhos que ética é ajudar os outros. Isso, porém, não é ética, é ambição.
Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos da maioria. Aprendemos a não falar em sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética.
O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário.
E por quê? Por que dependendo da ambição, torna-se difícil impor uma ética que frustrará nossos objetivos.
Quando percebemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos, a tendência é reduzir o rigor ético, e não reduzir a ambição.
O mundo conheceu a história de uma estagiária na casa branca, que colocou a ambição na frente da ética e tirou o partido democrata do poder, numa eleição praticamente ganha devido ao enorme sucesso da economia na sua gestão.
Não há nada de errado em ser ambicioso, desde que se defina cedo o comportamento ético.
Quando a ambição passa por cima da ética como um rolo compressor, o resultado é o que podemos acompanhar nos noticiários que ocupam as manchetes em nosso país. 
Assim, para mudar definitivamente essa situação, é preciso estabelecer um limite para nossa ambição não nos permitindo, em hipótese alguma, violar a ética para satisfação pessoal, em detrimento do coletivo.
Conforme ensinou Jesus, "seja o seu falar: sim, sim, não, não". Seja em que situação for.
E se estiver difícil definir se estamos agindo com ética ou não, basta imaginar como julgaríamos esse ato, se praticado por outra pessoa.
Se o condenamos é porque não é ético. Se o aprovamos e julgamos justo, então podemos seguir em frente.
Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem  de preceder à sua ambição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário