Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 24/06/2017


Sábado, 24 de junho de 2017


“Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,57-66.80


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61s outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


A Festa de São João Batista: religiosa ou profana?
Estamos a 6 meses do Natal, em um dia solene para a liturgia católica: o dia em que comemoramos o nascimento de São João Batista! Ele foi o homem do qual Jesus disse que "de todos os nascidos de mulher, ninguém foi maior que João Batista." O que tornou João Batista tão especial? A resposta é simples: ter cumprido a missão para a qual foi designado: preparar as pessoas para a chegada do Salvador. A mesma missão a que somos chamados hoje!

João Batista foi um homem íntegro, zelador da moral! As pessoas o procuravam para confessar seus pecados e serem batizadas (por isso ser chamado "Batista"). João era contundente e incisivo nas suas colocações, além de ser corajoso a ponto de chamar os fariseus de "raça de víboras". Ele foi um profeta especial, pois teve a honra de conhecer e batizar o próprio Jesus, aquele ao qual ele foi designado a anunciar.

A festa que é feita para comemorar seu nascimento tem origem antiga na nossa igreja. A tradição de acender uma fogueira é para lembrar que esta era a forma de avisar aos parentes e amigos distantes que o menino acabara de nascer! Aqui no nordeste do Brasil, a festa de São João é tradicional em todas as cidades, do litoral ao sertão. Esta época do ano coincide com a época da fartura, pois as chuvas de maio e de junho garantem a boa colheita, principalmente do milho. Por isso, as famílias costumavam reunir-se para preparar as pamonhas, canjicas, milhos cozinhados, assados, enfim, era uma grande confraternização familiar. As "quadrilhas" eram adaptações daquelas danças das cortes européias, só que ao ritmo do forró, e com os trajes típicos regionais. Quem dançava nessas quadrilhas eram as crianças, adolescentes e jovens, que ensaiavam 2 ou 3 meses para o grande dia da apresentação.

Veja que eu comecei a falar no passado, pois nos últimos anos não vem sendo bem assim. Algumas cidades do nordeste estão ganhando fama de fazer grandes festas de São João, no entanto, se você procurar algo que lembre o homenageado, não vai encontrar nada, ou quase nada.

Fico imaginando o que o grande aniversariante iria pensar se viesse visitar a festa que fazem para ele... As bandas que mais fazem sucesso entre os jovens são as que têm músicas com letras de duplo sentido (ou que vão direto ao ponto mesmo!), dançarinas e cantoras semi-nuas (fazendo coreografias provocantes), e que estimulam a promiscuidade e a bebedeira.

A cantora do grupo Diante do Trono, Ana Paula Valadão, em seu blog pessoal (www.diantedotrono.com.br/blogdaana), relata a experiência que teve em um dos eventos que participou em visita ao Recife, neste mês de junho. Ela diz ter ficado escandalizada com a promiscuidade das pessoas que estavam participando da festa de São João. Chegou a dizer que era uma festa de São João só que "sem João". E nós temos que concordar com ela e lamentar... Imagine! É como se fôssemos comemorar o Natal sem falar em Jesus! É como se fôssemos fazer a festa do seu aniversário, meu caro leitor, sem convidá-lo, e ainda por cima, colocando tudo o que você mais detesta.

Não sei até que ponto a Igreja vai permitir a utilização do nome desse santo homem para rotular uma festa que não tem mais nada a ver com ele, e que chega a ser até uma falta de respeito pela memória dele.

Que ao menos nós, cristãos conscientes, saibamos dar o devido valor ao anunciador de Jesus, nosso querido João Batista, e comemoremos com a nossa família e amigos, relembrando a mensagem trazida por ele: "Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos Céus." (Mt 3,2)

jailsonfisio@hotmail.com





CASA, LAR E FAMÍLIA


Coisas muito úteis que você pode fazer com acetona e nunca tinha imaginado!


Claro que a acetona é uma velha conhecida sua você já está meio acostumada com aquele cheirinho meio agradável quando tira o esmalte.

Mas certamente você não sabe o que é a acetona e que ouras coisas dá para fazer com ela que você jamais imaginou

Você não usa a acetona pura, mas uma mistura dela com água e álcool etílico. É uma substância tóxica o suficiente para causar irritações na mucosa nasal e bucal.

Solúvel em água, ela também serve para dissolver tintas. O seu uso na indústria de medicamentos é vasta, assim como também é usada na indústria alimentícia. Bastante controlada é sua comercialização porque é usada para extrair a cocaína da folha de coca.

Vamos ver agora dez usos da acetona que você jamais imaginou


A acetona dissolve cola bonder

Que cola mais chata de usar, não é mesmo? Qualquer coisinha e os dedos ficam logo grudando. A acetona retira esse incômodo e ainda serve para ajudar a abrir a tampa da cola quando ela já foi usada uma vez e ficou colada.


Limpa potes e recipientes

Sabe o pote de margarina ou de sorvete que você comprou e quer reutilizar? Com algodão e acetona você consegue retirar toda a tinta


Removendo arranhões

Sabe quando você arranhou a superfície do seu relógio novinho e ficou aquele risco feio? Pois a acetona age sobre o material, que é de plástico, dissolvendo um pouco e eliminando o arranhão.


Dos sapatos também

Não só arranhões mas também manchas são eliminadas do seu calçado com acetona.


Removendo tinta do vidro da janela

Principalmente quando foi você a pintar as paredes que os vidros da janela fiaram todos respingados. Use acetona para limpar as manchas.


Removendo esmalte dos tapetes também

Se remove das unhas também pode ser usada no tapete que ficou manchado. Despeje no local e deixe agir por um minuto. A seguir, esfregue com uma escova de cerdas duras.


Removendo as manchas da porcelana

Com delicadeza, esfregue as manchas com um pano com acetona. A seguir, lave com água e sabão.


Limpando o teclado
Com um cotonete embebido em acetona, sem encharcar, passe entre as teclas


Tirando a etiqueta

Depois dos exemplos acima, essa é meio óbvia, se usarmos a lógica. A acetona dilui a cola que é usada para as etiquetas das garrafas plásticas







MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando ele nasceu lhe deram o nome de Eugene. Seu sonho era voar, embora seu pai desejasse que ele se formasse em engenharia.
Ele atravessou a infância e a adolescência sonhando com o espaço.
Formou-se em engenharia elétrica e se transformou em um piloto dedicado da marinha americana.
Quando, em abril de 1961, a corrida espacial se intensificou com Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço, Eugene se apaixonou definitivamente pelas estrelas.
Finalmente candidatou-se a astronauta, participando do treinamento intensivo e depois de longa espera foi escalado para uma missão.
Quando deu seu primeiro passeio no espaço saindo da Gemini 9 sua primeira expressão foi:
"Deus do céu. Que paisagem! É mesmo lindo aqui!"
O que ele viu, descreveu em entusiasmadas palavras, falando da água azul de ambos os lados da península da baixa Califórnia, no México, e do metal polido de que parecia ser feito o deserto do sudoeste.
Observando tantas maravilhas, ele foi se extasiando e chegou a dizer  que era como estar sentado na varanda de Deus.
Em 1969 ele participou da missão da Apollo 10, que abriu caminho para o pouso da Apollo 11 na lua.
A 185 km de altitude, ele pode ver a terra e sua alma assim definiu o espetáculo: "ao olhar a terra dali, vi apenas um astro azul e branco a distância. Ao meu redor, as estrelas e a escuridão eterna envolviam  tudo. Ninguém em juízo perfeito pode ter essa visão e negar a existência de um ser supremo. Algum poder superior colocou nosso planeta, nosso sol e nossa luz no vazio negro por onde vagam.
Tudo é tão perfeito e bonito que sua existência não pode ser um acaso."
Eugene Cernan foi o último homem a pisar na lua, em dezembro de 1972, a bordo da Apollo 17, realizando definitivamente o seu sonho.
Hoje, os netos apontam a lua e lhe dizem: "vovô, olha lá a sua Lua."
Ele lhes fala então que a lua fica muito, muito distante.
Que ele esteve lá, sentindo-se mais perto de Deus.
Que na poeira lunar escreveu as iniciais do nome de sua filha, sabendo que elas ficariam ali, intocadas por mais tempo do que qualquer um poderia imaginar.
Fala-lhes da grandeza de Deus e da pequenez do Planeta azul.
Dia desses, sua netinha de apenas cinco anos, ouvindo a história fantástica do pouso na lua e dos passeios durante três dias em nosso satélite, o olhou profundamente e lhe disse: "vovô, eu não sabia que você tinha ido até o paraíso." E ele completou: "nem eu mesmo sabia. Mas estive lá."
Todos os grandes homens conseguem reconhecer a sua pequenez e a grandiosidade de Deus.
Cientistas que descobrem o mundo microscópico ou os que atentam para o universo, descobrindo novos mundos, outros astros, quanto mais se dedicam à pesquisa, mais têm a capacidade de afirmar que Deus existe.
Em verdade, nenhum homem que olhe o céu repleto de estrelas, que se banhe com os raios da lua em plena noite, pode prosseguir no mundo a dizer que não

Nenhum comentário:

Postar um comentário