Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 27/06/2017


Terça-feira, 27 de junho de 2017


“Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior.” (Roberto Simonsen)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 7,6.12-14


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!
www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Ana Miranda Bessa

Ação e reação, causa e consequência são atitudes concretas com as quais convivemos no cotidiano de nossas vidas, assim como 'os dois caminhos' na nossa vida espiritual, onde , o caminho de Cristo “conduz à vida”, um caminho contrário “leva à perdição” – Mt 7,13; Dt 30,15-20 ... Significa a importância das decisões morais para nossa salvação. “Há dois caminhos, um da vida e outro da morte; mas entre os dois há grande diferença” – CIC 1696
  ‘Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.’ 1 Cor 10,23

Jesus nos dá conselhos e dentre eles, que não profanemos as coisas santas;  que façamos aos outros o que quisermos que eles nos façam – Regra de Ouro, e que entremos pela sua Porta :  ‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.” Mt 6,6-11

A fé é dom de Deus. ‘É uma adesão filial a Deus, acima daquilo que sentimos e compreendemos.’ Se acreditamos e temos fé em Nosso Deus e Pai, muitas pessoas não a tem, e quando lhes damos o nosso testemunho, elas o ignoram e ficam indiferentes pois não há uma vivência, uma  correlação, um conhecimento recíproco, uma intimidade com o Criador, ainda não estão em estado de graça,  porque ainda não conhecem a beleza do Amor de Nosso Deus em Cristo Jesus – Jo 14,1. Rezemos por elas...

E continua Jesus: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas.”

 “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!” Mt 6,12-14

‘As afirmações da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja acerca do Inferno – “a perdição”– são um chamado à responsabilidade com a qual o homem deve usar de sua liberdade em vista do seu destino eterno. Constituem também um apelo insistente à conversão...’ CIC 1036

Caríssimos, elevemos as nossas mentes e os nossos corações ao Senhor Nosso Deus e Pai por nos ter dado Jesus seu Filho muito amado, porque Ele nos ‘ abre as portas para o Pai’ e nos  diz para que  “procuremos” e “batamos”, uma vez que Ele mesmo é a Porta  - Jo 10,9,  e o Caminho, a Verdade e a Vida  – Jo 14,6.

Que ao ‘sim’ de Maria, nós a acompanhemos com o nosso sim a Deus, amando-O  e amando  aos irmãos e, antes que queiramos que os outros nos façam algo de bom, façamos nós, primeiro a eles, porque a gratuidade é dom de Deus!

 ‘Portanto, quer comamos, quer bebamos, quer façamos qualquer outra  coisa, façamos tudo para a Glória de Deus – 1 Cor 10,31 s .

 Que o Senhor nos ensine o Caminho e nos conduza pela Porta que nos leva ao seu Reino de Amor Eterno. Amém!

           







COMPORTAMENTO


Confie em si mesmo e você voltará a amar
Essas palavras são para você que sofreu uma grande desilusão e acredita que nunca mais encontrará o amor. Professor Marins
Suely Buriasco



O fim de um relacionamento é sempre um momento delicado, conflituoso e sofrido. É muito difícil perder a pessoa que desejou amar para sempre e, nesses casos, é comum a pessoa acreditar que o amor não acontecerá mais em sua vida. Talvez a coisa mais difícil seja saber que precisa seguir em frente, mas é aí também que está a motivação necessária para superar a perda.

Foco no futuro

Se você está passando por isso, pare e pense: não é porque a sua vida será diferente sem essa pessoa que, necessariamente, será pior. Logo que um relacionamento termina, independente do motivo, a pessoa sente como se tivesse levado uma "puxada de tapete". O fato é que você pode ter perdido o chão, mas isso não significa que não voltará a andar firmemente. É preciso que você encare essa realidade passageira e busque olhar para o futuro. Chore tudo o que for para chorar, faça o luto, mas não se demore a enxergar a necessidade de olhar para frente.

Aprenda as lições

Só porque um relacionamento termina não significa que não teve nada de bom. Sempre existem lições a serem aprendidas com as experiências do passado, mesmo as mais traumáticas. A melhor coisa a fazer é levantar tudo o que se pôde aprender com o que aconteceu, isso será muito útil no futuro. O fato é que, se você não aprender nada com a perda desse relacionamento, vai cometer os mesmos erros mais tarde e a tendência é que os acontecimentos se repitam. Se você não crescer com essa dor, fatalmente, a provocará mais tarde em outro relacionamento.

Nada será como antes

Sou obrigada a concordar com você sobre o quanto as coisas mudarão na sua vida, no entanto, isso não é, necessariamente, algo ruim. Tudo vai depender da forma como você vai encarar essa perda. Claro que nenhum novo relacionamento será como o que terminou. Mesmo que vocês venham a reatar, o relacionamento não será o mesmo, uma ruptura e todas as suas consequências deixam marcas profundas. Encare isso com boa disposição, afinal, mudanças são importantes para a edificação de uma vida mais satisfatória. Aproveite a oportunidade para repensar sobre os seus comportamentos e o que você pode fazer diferente daqui para a frente.

Olhe para você mesmo

Quando uma pessoa se apaixona ela reflete o seu ideal em outro ser, o alvo de sua paixão passa a ser tudo o que ela deseja para si mesmo. Segundo essa matéria, podemos aprender muito sobre transformação analisando esse mito: "Em síntese, encontramos no mito de Narciso muito mais do que a figura do amor por si mesmo, mas o princípio da natureza humana de depositar sua imagem, seu reflexo, em tudo que vê. (...) E, para completar essa jornada de transformação, precisamos aprender a olhar para dentro e enxergar essas pequenas distorções da realidade". Colocar expectativas próprias no outro não facilita o relacionamento, muito pelo contrário, abre-se um caminho para a desilusão e a ruptura.


Recupere a paixão

Nesse momento em que seu coração está partido você pode não aceitar a simples possibilidade de apaixonar-se novamente. Mas, acredite, a vida continua e você sentirá novamente a satisfação de envolver-se amorosamente. Só não tente pular etapas, você precisa se reestruturar, cuidar de si mesmo e nutrir a autoestima. Quando você estiver pronto(a) reencontrará o seu poder de amar.

Que seu recomeço seja belo, intenso e, especialmente, real!








MOMENTO DE REFLEXÃO


Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço.
 Não chegou a se ferir, mas não podia sair dali por conta própria.
Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.
Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que o cavalo já estava muito velho e não servia mais para nada, e também o poço já estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma.
Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o cavalo de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o cavalo.
Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço.
O cavalo não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele, e chorou desesperadamente.
Porém, para surpresa de todos, o cavalo quietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.
O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão.
Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.
A vida vai lhe jogar muita terra, todo o tipo de terra. Principalmente se você já estiver dentro de um poço.
O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela.
Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que te jogam para seguir adiante!
Recorde as 5 regras para ser feliz:
1- Liberte o seu coração do ódio.
2 - Liberte a sua mente das preocupações.
3 - Simplifique a sua vida.
4- Dê mais e espere menos.
5- Ame mais e... aceite a terra que lhe jogam, pois ela pode ser a solução, não o problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário