Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 29/03/2016


Terça-feira, 29 de março de 2016


“Para estar satisfeito, ativo e sentir-se jovem e feliz, é preciso namorar a vida!”




EVANGELHO DE HOJE



Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor

www.paulinas.org.br/diafeliz











MEDITANDO O EVANGELHO




Bom dia!
Esse encanto amigo e amável de Madalena deveria nortear todos os nossos trabalhos pastorais, dentro ou fora do horário da igreja. O encanto e a felicidade se misturaram no sentimento puro daquela que muito foi perdoada ao rever seu mestre e salvador.
“(…) Maria Madalena queria somente estar com Jesus, ainda que ele estivesse morto. Queria estar com ele, mesmo que tivesse que ir buscá-lo, onde quer que o tivessem colocado. Chorava porque não havia encontrado Jesus. ESTARIA DISPOSTA A QUALQUER SACRIFÍCIO PARA REALIZAR O SEU INTENTO. Porém, se as pessoas correspondem ao amor de Deus, tanto mais Deus corresponde ao amor dos homens. Maria Madalena recebeu a grande recompensa pelo seu amor: fez a grande experiência do encontro pessoal com o ressuscitado, e anunciou a todos esta experiência”. (site da CNBB)
Ela não foi ao sepulcro à toa. Pretendia, conforme o texto acima, continuar zelando de Jesus, como ainda hoje fazemos por aqueles que por nós são amados (amigos, parentes, etc). Mas esse zelo precisaria ser estendido a mais gente.
Quem faz da sua vida um exercício de zelo, ou como preferimos dizer, aqueles que buscam a santidade, ao se deparar com ressurreição de Cristo, não se contém, e como Madalena vibram, alegram-se, rejubilam-se… Qual foi a ultima vez que vi Jesus ressuscitar num irmão, numa casa, numa situação impossível? Qual foi a última vez que, mediante um acontecimento, corriqueiro ou extraordinário, dissemos: “eu vi o Senhor”?
Ao preparar, com o mesmo amor zeloso de Madalena, um evento, uma celebração, um grupo de oração ou no zelo harmonioso dos ensaios para uma missa, somos também gratificados com a visão da ressurreição. Ao ver as pessoas cantando, louvando, se rejubilando é impossível também não ver o Senhor, ou seja, todo amor e zelo é recompensado por Deus: Nossos olhos vêem o que ninguém vê,,,
“(…) Porém, ainda que falemos dessa maneira, meus queridos irmãos, estamos certos de que vocês têm as melhores bênçãos que vêm da salvação. DEUS NÃO É INJUSTO. ELE NÃO ESQUECE O TRABALHO QUE VOCÊS FIZERAM NEM O AMOR QUE LHE MOSTRARAM NA AJUDA QUE DERAM E AINDA ESTÃO DANDO AOS SEUS IRMÃOS NA FÉ. O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam”. (Hebreus 6, 9-11)
Mediante as dificuldades e tribulações que somos sujeitos no dia-a-dia temos sempre a opção de desmotivar, desistir, abandonar, “levar nas coxas”, etc, ou, mesmo que tudo aparentemente esteja perdido, levantar, seguir, continuar, (…).
Madalena, como os outros discípulos, sabia e tinha consciência plena que Jesus já havia morrido. O amor a fazia manter a rotina. Consegue perceber a sensível pedagogia desse momento? Problemas sempre aparecerão, mas precisamos encontrar vontade em manter a rotina, levantar, abrir os olhos, viver. Quem perdeu alguém ou vive um momento difícil seja ele financeiro, amoroso, de relacionamento, profissional, (…) é convidado a acreditar; mesmo aqueles em que a depressão já bate a porta ou que “acordou decidido (a) a desistir” e parar de sofrer, são convidados a se atrever a levantar e por um amor maior manter a rotina. Jesus ressurgirá e com Ele, nós também.
“(…) Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre”. (II Coríntios 4, 16-18)
Siga o exemplo de Madalena, confie em Deus e O veja reanimar sua esperança.
Um imenso abraço fraterno






COMPORTAMENTO

Aprenda Como Controlar a Ansiedade
Eliana Lee

As mãos suam, a cabeça fica confusa, um terror esquisito começa a tomar conta de você, como se uma tragédia fosse acontecer a qualquer momento, mesmo que nada ao seu redor represente perigo.

Há pessoas que sentem ainda tremores e um medo inexplicável de morrer ou perder o controle, levando-as a se afastarem de atividades que até então adoravam praticar. Passeios e saídas com os amigos vão ficando escassos, e a pessoa começa a se isolar lentamente.

A ansiedade exagerada é um mal que atinge cada vez mais pessoas nos dias de hoje, e pode evoluir clinicamente para outros transtornos se não for tratada corretamente, incluído a Síndrome do Pânico, a Fobia Social e o Transtorno Obsessivo Compulsivo.

O que é ansiedade?

É absolutamente normal sentir-se ansioso diante de uma situação nova. A curiosidade nos faz querer saber o que irá acontecer quando nos deparamos com algo que não era comum antes.

Um novo emprego, uma viagem, um relacionamento… tudo isso pode fazer com que alguém fique ansioso e preocupado. O grande problema é quando essa ansiedade começa a gerar inúmeros desconfortos, e mesmo que não haja mais nenhum motivo para ansiedade, o cérebro “não desliga”, ainda imaginando situações ameaçadoras.

Dicas para combater a ansiedade

No combate diário contra a ansiedade, pequenas ações podem ser tomadas em busca de seu bem estar.
Reconheça o que causa sua ansiedade: saúde? Estresse no trabalho? Vida familiar? Relacionamento? Observe em que momentos em situações você se sente mais frágil e passível de entrar em crise. Reconhecendo o que causa o problema, ficará mais fácil lutar contra ele.
Colecione máximas positivas. Escolha um “mantra” para ser só seu e pratique repeti-lo todos os dias. Anote-o em seu material de trabalho, guarde em suas agendas, cole um post-it no espelho. As repetições de frases positivas atuam diretamente no seu cérebro e fará com que você realmente acredite no que está dizendo.
Faça uma planilha de soluções. Anote todos os problemas que andam assustando você e na frente desses tópicos anote as soluções possíveis, o que você poderia fazer para melhorar tudo. Não tenha medo de ser sincera consigo mesma e considere TODAS as hipóteses possíveis, mesmo que a princípio você não tenha coragem de fazê-las. Aos poucos e diariamente, passe a tentar praticar soluções para o que você acredita ser um problema. Aos poucos, é provável que, sozinha, você mesma passe a resolver essas questões com muito mais rapidez e espante a ansiedade de vez.
Aprenda a respirar fundo e a meditar. Todos nós nascemos sabendo respirar como se deve, enchendo os pulmões e movimentando a barriga num vai e vem. Repare a respiração de um bebê, principalmente quando ele dorme. Não é tranquilizador? Agora observe como passamos a respirar depois de crescidos: ao invés de movimentarmos o abdome, é o peito que infla, movimentando até mesmo os ombros, numa tentativa de respiramos profundamente. Inspire direito e com calma, e expire em seguida, sentindo o ar entrando e saindo lentamente de seu corpo. Aprenda a fazer pausas no trabalho, dentro do banheiro, na hora do almoço, para simplesmente respirar e sentir a respiração. Três minutos inteiros, para começar, já ajuda. Tente não pensar em problemas nesse momento. Sempre que um pensamento surgir, volte a se concentrar em sua respiração.
Diminuía cafeína e açúcar em excesso em sua alimentação. Eles elevam o nível de noradrenalina no cérebro, ativando-o ainda mais. Em contrapartida, invista em frutas, legumes e chás naturais que ajudam a relaxar.
Exercite-se! Cuide de seu corpo e incremente sua rotina com exercícios físicos. Eles aumentam o bem-estar geral e fazem muito bem a sua saúde.
Se sentir que sua ansiedade está atingindo um nível complicado e que tem afetado sua vida, não demore a procurar um médico especializado. Grande parte dos casos de ansiedade é tratada apenas com terapia regular, sem o uso de medicamentos. Não tenha medo de procurar ajuda.






MOMENTO DE REFLEXÃO


O menino olhou para a mãe e perguntou:
- Os anjos existem mesmo? Eu nunca vi nenhum. Como ela confirmasse a existência deles, o pequeno disse que iria andar pelas estradas até encontrar um anjo.
- É uma boa idéia - falou a mãe - Irei com você.
- Mas você anda muito devagar - argumentou o garoto. Você tem um pé aleijado.
A mãe insistiu que o acompanharia. Afinal, ela podia andar muito mais depressa do que ele pensava. Lá se foram. O menino saltitando e correndo, e a mãe mancando, seguia atrás.
De repente, uma carruagem apareceu na estrada. Majestosa, puxada por lindos cavalos brancos. Dentro dela, uma dama linda, envolta em veludos e sedas, com plumas brancas, nos cabelos escuros. As jóias eram tão brilhantes que pareciam pequenos sóis dourados. O menino correu ao lado da carruagem e perguntou à senhora:
- Você é um anjo?
Ela nem respondeu. Resmungou alguma coisa ao cocheiro, que chicoteou os cavalos, e a carruagem sumiu, na poeira da estrada. Os olhos e a boca do menino ficaram cheios de poeira. Ele esfregou os olhos e tossiu bastante. Nesse momento, chegou sua mãe, que limpou toda a poeira do seu rosto, com seu avental de algodão azul.
- Ela não era um anjo, não é, mamãe?
- Com certeza, não, respondeu a mãe.
Mais adiante, uma jovem belíssima, em um vestido branco, encontrou o menino. Seus olhos eram como estrelas azuis. O garoto lhe perguntou:
- Você é um anjo?
Ela ergueu o pequeno em seus braços e respondeu, feliz:
-Uma pessoa me disse ontem à noite que eu era um anjo. Enquanto acariciava o menino e o beijava, ela viu seu namorado chegando. Mais do que depressa, colocou o garoto no chão. Tudo foi tão rápido que ele não conseguiu se firmar bem nos pés e caiu.
-Olhe como você sujou meu vestido branco, seu monstrinho! - disse ela, enquanto corria ao encontro do seu amado.
O menino ficou no chão, chorando, até que chegou sua mãe, e lhe enxugou as lágrimas, com seu avental de algodão azul. Aquela moça, certamente, não era um anjo.
O garoto abraçou o pescoço da mãe, e disse estar cansado.
- Você me carrega?
-É claro - disse a mãe. Foi para isso que vim. Com o precioso fardo nos braços, a mãe foi mancando pelo caminho, cantando a música que ele mais gostava. Então o menino a abraçou com força, e lhe perguntou:
-Mãe, você não é um anjo?
A mãe sorriu e falou mansinho:
- Imagine, nenhum anjo usaria um avental  de algodão azul, como este...

Silvana Duboc



Nenhum comentário:

Postar um comentário