Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 03/03/2016


Quinta-feira, 03 de março de 2016


“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.” (Friedrich Nietzsche)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,14-23


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!



Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Alguns, porém, disseram: “É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, ele disse-lhes: “Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. [...] Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha”.
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Quem nunca passou por esse dilema: Se resolve ficar quieto e não trabalha, não produz, ganha a imagem de preguiçoso, incompetente, (…), mas se trabalha muito, mostra frutos e cresce, sofre e ainda é martirizado pela inveja dos outros.
“(…) A inveja é um vício capital. Designa a tristeza que se sente perante o bem alheio e o desejo imoderado de se apropriar dele, mesmo indevidamente. Se desejar ao próximo um mal grave, é pecado mortal. Santo Agostinho via na inveja “o pecado diabólico por excelência” Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pelo mal do próximo e o desgosto causado pela sua prosperidade”. (Catecismo da Igreja Católica §2539).
Jesus “importunava” por fazer; foi levado a cruz por trabalhar, curar e fazer o bem não comoveu os corações mais duros. Não teve perdão dos fariseus por não se render às vaidades, ao poder e as bajulações. Não se cercou de poderosos, tão pouco de pessoas influentes; preferiu os humildes em detrimento aos orgulhosos. Nada de errado fez e mesmo assim Pilatos não o absolveu… E o levaram ao calvário.
Não digo que a inveja seja algo comum, mas algo que todo aquele que trabalha ou se expõe esta sujeito, pois não temos controle sobre a vida e os pensamentos daqueles que nos cercam. Quantas vezes nos flagelamos, maltratamos e desistimos de tudo mediante as insistentes e persistentes críticas dos que invejam? Muitas vezes estes não tem noção da maldade que estão fazendo e tão pouco o quanto estão colaborando para a destruição de um sonho, um projeto, uma vida. “(…) Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando”.
Temos que estar atentos, pois a inveja é inerente ao ser humano, o que muda ou difere é o grau de intensidade que ela se manifesta, o “alvo” da inveja e de quem parte. Sim, isso é um alerta, pois nenhum de nós esta isento ou imune a essa tentação. Um colega que “se da bem”, um amigo que recebeu uma promoção; o vizinho que trocou de carro; a segurança e a estabilidade do amigo; o cabelo da vizinha; (…), são motivos de cobiça.
Cobiça? Inveja? Ciúme? Ave! Como esse negócio brota!!! O invejoso consegue ver a maldade até nas boas obras e que dão certo, mas como dissemos na reflexão de ontem “A presença de Deus é que torna nossa pregação forte e ungida; Sua presença é que dará sucesso a nossas obras inclusive em nossas pastorais”.
Lembrei de José e seus irmãos. E como não lembrar? Crescem juntos, resguardados pelo mesmo amor e carinho, mas que motivados pela inveja, resolvem entregar o irmão nas mãos de mercadores como escravo. Mas como na história desse patriarca, mesmo no deserto e escravo, Deus não deixou de enchê-lo ainda mais de realizações. A inveja dos irmãos não fez sucumbir a graça de Deus. Mas é preciso deixar bem claro uma coisa: José nunca desistiu ou se escondeu!
Quem é perseguido ou que pelo menos sente suas forças se esvaírem pelas perseguições deve bater o pé e permanecer na jornada, pois você faz parte dos quem juntam, portanto Deus esta sempre ao seu lado
“(…) Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes (Jeremias 7, 23)
Mantenha-se firme! Acredite! Continue!
“(…) Quem, senão vós, ó Deus, que nos repelistes e já não saís à frente de nossas forças? Dai-nos auxílio contra o inimigo, porque é vão qualquer socorro humano. COM O AUXÍLIO DE DEUS FAREMOS PROEZAS, ele abaterá nossos inimigos”. (Salmo 59, 12-14)
Um imenso abraço fraterno!






MUNDO  ANIMAL

Gente que faz: ONGs, associações e pessoas em prol dos animais
Ayrton Mugnaini Jr.


Se ter heróis e heroínas para admirar é muito bom, tomá-los como exemplo para nossas ações é melhor ainda — e nossos amigos caninos agradecem. Não foi só na Idade Média que o mundo precisou de um São Francisco de Assis, consciente da necessidade de se tratar bem e proteger os animais. E também não é preciso ter um saldo bancário tão grande quanto o coração como a Lily Marinho, que até falecer em 2011 abrigou gatos e mais gatos numa mansão especial (quase 50 mil reais só de IPTU). Sem dúvida é louvável a atitude de Lily, que deixou de viajar pela Europa e ficar comprando roupas de grife em prol de animais abandonados. Mas com menos, até bem menos, tal como o beija-flor da fábula, cada pessoa pode fazer sua parte. Basta gostar de animais, ter consciência da necessidade que eles têm de carinho e bem-estar, arregaçar as mangas — e, recomendamos, guardar no armário a calça branca.

Algumas protetoras paulistanas
Cristina Guerra traz até no sobrenome a determinação de dar aos animais de rua o que este injusto mundo — injusto até com as próprias pessoas — costuma lhes negar. Há quatorze anos ela e uma amiga, Roseli Serra Lourenço Dias, comandam o Clube da Mancha, na cidade de São Paulo. "A gente não é uma ONG", explica Cristina, "somos só duas amigas que querem ajudar os animais, conscientizar as pessoas sobre eles, promover castrações a baixo custo." "As pessoas não têm muita noção do que seja uma cachorra ou gata prenha e quando surgem os filhotinhos acontece o abandono", completa Roseli. "A gente procura recuperar os animais, castrar e encaminhar para adoção, e conscientizar as pessoas para cuidarem dos animais, colocarem coleira, identificação". Cristina lembra que pessoas de classes mais altas também precisam de conscientização, "para não simplesmente largarem animais nas mãos de moradores de rua". O Clube da Mancha cumpre heroicamente sua função, realizando cerca de dez castrações, dez vermifugações e cinco vacinações de cães e gatos (incluindo animais de rua e com donos que necessitam de apoio financeiro ou informativo) por mês, além de mutirões mensais de castração gratuita em Sampa, às quais cada pessoa pode levar até dez animais (não esquecendo o próprio RG e um comprovante de residência). Cristina Guerra lembra que a Prefeitura está mapeando e atendendo as regiões da cidade mais necessitadas de castrações. Temos o blog do Clube  da Mancha , além do e-mail clubedamancha@hotmail.com e o fone (11) 8207-2055.

Outra ilustre batalhadora e heroína paulistana é Cláudia Rodrigues. "Eu ajudo animais de rua abandonados desde meus 10 anos de idade, sempre tive verdadeira paixão por eles. Hoje, com 49 anos, ainda continuo ajudando, não tenho ajuda governamental e nem de um órgão. Tudo que faço é sozinha mesmo, resgato, cuido, castro e vacino. Para que eu possa ajudar os peludos eu faço rifas, bazares, campanhas e tudo mais. Não tenho ONG, quando resgato um animal de rua eu geralmente pago lar temporário e acompanho sempre todos até sua adoção." Estes "todos" chegam a ser 30 pedidos de ajuda por dia, e Claudia tem como um bom aliado o Facebook,  no qual você pode conhecer e acompanhar seu trabalho: Claudinha Happy , além do e-mail claudinhahappy@terra.com.br e do telefone (11) 7209-9652. Ela também dá assistência à Comunidade do Pau Queimado, no bairro Vila Carrão, e ao Abrigo da Daura, em Mairiporã, na Grande São Paulo, mantido por Daura Carvalho Pereira e que já abriga quase 250 caninos. "Ela e sua família abandonaram sua vida própria para poder cuidar destes animais, e estou sempre lá ajudando com tudo que posso", diz Claudia. "Faço pra ela as mesmas coisas que faço pra meus resgatados. Faço isso tudo por amor, e os animais infelizmente não sabem pedir ajuda. Gostaria muito de poder fazer muito mais, só que devemos saber que quando resgatamos um peludo somos responsáveis por ele, até conseguirmos um verdadeiro lar."









MOMENTO DE REFLEXÃO


Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:
1. "A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos.
Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais  e são simplesmente maus."

2. "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3. "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4. "Esta juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente...   A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.
Então, revelou a origem delas:
- a primeira é de Sócrates (470- 399 a .C.)
- a segunda é de Hesíodo ( 720 a .C.)
- a terceira é de um sacerdote do ano 2000 a .C.
- a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia e tem mais de 4000 anos de existência.

Fantástico!!!   Nada mudou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário