Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 31/03/2016


Quinta-feira, 31 de março  de 2016


“Falemos sempre de qualquer pessoa como se ela estivesse presente.” (Chiara Lubich)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 24,35-48

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava con­vosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor












MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Esse evangelho apresenta uma pedagogia extremamente confortante a todos que estão enfrentando momentos de dúvida em sua caminhada, seja ela no trabalho, em equipe ou em casa. Ele é auto-explicativo. Abramos nossos olhos aos versículos que grifei:
“(…) Por que vocês estão assustados”? (Uma constatação)
“(…) Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês”? (Uma característica humana)
“(…) Toquem em mim e vocês vão crer”! (Uma ação e uma promessa)
(…) Uma constatação…
Como no evangelho de hoje, às vezes os problemas, bem como as respostas, são precedidos de sinais ou avisos, mas preocupados com a solução ou outras coisas, acabamos deixando passar por despercebido a solução que pairava “embaixo dos nossos narizes”.
A fase inicial à solução de um problema começa na constatação que ele existe e esta instalado. Lutamos para não usar óculos, remédios de controle de pressão ou diabetes, (…) Quantas vezes pessoas muito próximas a nós nos perguntaram do nada: “você esta diferente, esta mais nervoso (a)!?”, “fulano(a), porque você esta tão introspectivo?”, “por que esta tão agressivo (a) ou ríspido?”, “o que aconteceu, por que esta tão impaciente?”
Enxergar o problema, ou seja, constatá-lo, ajuda na solução. “(…) Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão”. Reparem que eles só o reconheceram mais tarde
(…) Uma característica humana…
QUANDO ÉRAMOS JOVENS não tínhamos a noção das limitações que nos acometeriam na senilidade; QUANDO ÉRAMOS SOLTEIROS não imaginávamos que não teríamos tanto tempo quando cassássemos; SAUDÁVEIS não imaginamos como agiríamos na fraqueza. Temos dificuldade de constatar a nova realidade que nos é apresentada e transformá-la em algo favorável, pois temos medo de reconhecer nossas fraquezas e limitações. Combatemos contra nós mesmos o tempo inteiro. “(…) Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês”?
Com o tempo perdemos parte da energia, da saúde, da memória, da disposição e do tempo, mas em compensação ganhamos prudência, maturidade, discernimento, astúcia, experiência de vida… Quem nunca se pegou dizendo “se eu fosse jovem hoje com a cabeça que tenho hoje”? Nos preocupamos com que perdemos mas não com que ganhamos. Ganhamos medos. “(…) Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: Que a paz esteja com vocês! Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma”.
(…) Uma ação e uma promessa…
Reconheça a nova situação. Dê passos antecipados eles. Minha avó sempre dizia em minha juventude que “guerra avisado não mata aleijado”, ou seja, os sinais das mudanças surgem, como sementes que rompem a casca, levarão, portanto certo tempo a alcançar um tamanho que seja visto. Quem imaginava que as máquinas de escrever seriam obsoletas? Quem imaginaria alguns anos atrás que as locadoras iriam acabar por causa da pirataria e da internet?
Viu que a empresa que trabalha não vai bem das pernas, por que não se antecipar e começar a procurar uma nova situação? O filho que anda estranho, com hábitos estranhos, por que esperar para ter uma conversa? Observe sob essa ótica essa mensagem profética de Jesus notem que ele já avisava dos acontecimentos e hoje os relembra: “(…) Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos. Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas…”.
Em todas as ocasiões, não se esqueça de se apegar a Deus. Ele caminha conosco e não tardará em reaparecer em meio às dúvidas.
Lembrei de uma situação em que José, filho de Jacó, foi levado à prisão. Ele já imaginava que isso poderia acontecer, mas não se preveniu. O fato e o lugar poderiam tê-lo levado a morte, mas a sabedoria, que emanava de Deus, o fez amigo do carcereiro, que foi aquele que propiciou que este chegasse ao faraó, interpretasse seus sonhos, o retirasse do cativeiro e voltasse pra casa. Um novo lugar, adaptação a realidade e a transformação dela em algo melhor.
“(…) e lançou José na prisão, onde se encontravam detidos os prisioneiros do rei. E José foi encarcerado O Senhor estava com ele. Mostrou-lhe sua bondade e fez que ele conquistasse a simpatia do chefe da prisão.. Este confiou a José todos o presos que ali se encontravam, e nada se fazia sem sua ordem. O chefe da prisão não fiscalizava nada do que fazia José, porque o Senhor estava com ele e fazia-lhe prosperar tudo o que empreendia “. (Gênesis 39, 20-23)
Não tenha medo das mudanças! Deus estará contigo!
Um imenso abraço fraterno.









MUNDO ANIMAL

Quem é que manda aqui?

"Quem manda em sua casa? Você ou seus filhos?" Assim o líder espartano Licurgo esculhambou a democracia, que, embora seja realmente a melhor (ou a menos pior) forma de governo, não funciona sem um mínimo (eu disse um mínimo) de ditadura. Não é possível viver sem obedecer a alguém, de Deus ou Lênin para baixo, sejam guardas de trânsito, gerentes e subgerentes, patroas, síndicos, maestros, curadores, editores... E é preciso deixar claro sobre quem manda e quem obedece, bem como a possibilidade de negociações e entendimentos entre mandantes ou mandados — inclusive cães e seus donos.


Sempre afirmo que devemos cuidar de nossos caninos como cuidamos de nossas crias humanas. A criança é a rainha do lar até a página 142: ela precisa ter limites quanto a hora de dormir, consumo de guloseimas, permanência na Internet ou volume do aparelho de som. Do mesmo modo, o cão deve ser educado de acordo com o ambiente em que residir, obedecendo ao(s) dono(s), respeitando visitas, assustando intrusos indesejáveis e não mastigando ou bulindo no que não deve. Não importa se ele tem raça definida ou se é genérico de parece-que-não-sei, nem se foi comprado com linhagem de dois metros de papel ou encontrado na rua. Tamanho também não é documento, muito menos desculpa para deixar o bicho tomar conta — por exemplo, um enorme e respeitável Akita vive muito bem em um apartamento não muito grande, bastando que o(a) "kainushi" lhe dê oportunidades suficientes para passeio e exercício. E nem precisa ser um Akita, "mochiron"!

A questão pode ser resumida e resolvida em poucas e curtas palavras — isso mesmo, as famosas ordens de comando como "Não!", "Junto!", "Fica!", "Pra lá!", sucintas e objetivas, ditas com bondade mas com firmeza; não é preciso — e nem apropriado — ser nenhum General Patton ou Dona Chucruts com pau de macarrão, muito menos apelar para chineladas ou tapas. E nunca é demais lembrar a famosa parceria de São Tiago com Jimmy Cliff: essa mesma, a frase "let your yeah be yeah and your no be no", que seu "sim" seja "sim" e seu "não" seja "não"; nada de se deixar vencer pelo charme daqueles olhões sofredores e rabo abanando. Eu mesmo aprendi a negociar com Fredy, genérico de dálmata com quem convivi durante três anos (e que hoje mora com meu filho humano). Sempre que me via sentando à escrivaninha para escrever, Fredy vinha enfiando a cabeça em meu colo para pedir atenção e carinho (agora o editor sabe por que às vezes eu estourava o prazo em quinze minutos para entregar o texto). Eu passava uns cinco minutos conversando com Fredy e fazendo-lhe cafuné, daí eu me levanto, dizia "Fredy, vai pra lá!" e ele se afastava (ao menos pelo tempo suficiente para não me fazer atrasar o texto em mais quinze minutos). Para quem não gosta de cães do tipo "grudento", próximo demais, que segue o dono por toda parte, o comando "fica!" também é muito útil — por exemplo, quando você precisar ir à cozinha ou ao banheiro e quiser que o cão se mantenha na sala ou no quintal. "Dessa forma, além de o cão se acostumar com as sua ausências temporárias, perceberá que você volta se ele precisar latir ou arranhar a porta", lembra Alexandre Rossi, expert por excelência em comportamento animal e meu vizinho na revista Cães & Cia.







MOMENTO DE REFLEXÃO


“Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito” At 27.25

A estrada para o céu não é um caminho reto e atapetado. É estreito e cheio de curvas. A viagem da vida não é uma jornada calma e serena, mas uma navegação por mares revoltos e encapelados. O apóstolo Paulo desejou muito ir a Roma e Deus o queria em Roma, mas no dia que partiu para Roma enfrentou um terrível naufrágio. As nuvens escuras se formaram no horizonte e uma tempestade rigorosa, com ventos sibilantes e ondas gigantescas sovaram o barco com desmesurado rigor.

O navio estava à deriva, arremessado de um lado para o outro, à beira de um naufrágio. O pânico tomou conta de todos. A morte parecia inevitável. Um anjo de Deus apareceu a Paulo para lhe trazer encorajamento e promessa de livramento. O navio foi despedaçado, mas todos os passageiros foram salvos. Mesmo nas tempestades mais ameaçadoras da vida, Deus pode nos dar poderoso livramento.


Mesmo quando a morte nos encurrala por todos os lados, Deus pode nos salvar milagrosamente. Até mesmo o vento e o mar obedecem o comando do nosso Deus. Nossa paz não vem das circunstâncias, mas vem de Deus, apesar das circunstâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário