Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 14/03/2016


Segunda-feira, 14 de março de 2016


“O voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. “(Rubem Alves)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,12-20

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


De novo Jesus começou a falar com eles e disse:
- Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. Os fariseus disseram a Jesus:
- Agora você está falando a favor de você mesmo. Por isso o que você diz não tem valor. Jesus respondeu:
- Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim, nem para onde vou. Vocês julgam de modo puramente humano; mas eu não julgo ninguém. E, se eu julgar, o meu julgamento é verdadeiro porque não julgo sozinho, pois o Pai, que me enviou, está comigo. Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho a meu respeito.
- Onde está o seu pai? – perguntaram. Jesus respondeu:
- Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Jesus disse essas coisas quando estava ensinando no pátio do Templo, perto da caixa das ofertas.
Ninguém o prendeu porque ainda não tinha chegado a sua hora

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
É estranho… Esse evangelho tem entendimentos profundos sobre muitas coisas. É difícil não ver que Jesus é a luz do mundo; é difícil não aceitar isso como verdade e querer também isso para nós e para os que nos rodeiam. No entanto, sabemos bem o que queremos?
Quando tínhamos dez anos gostaríamos de ser jogadores de futebol, médicos, advogados, dentistas, (…); aos quinze nos encantamos por informática, engenharia, arquitetura, meio ambiente; aos dezoito, nem mais tínhamos certeza do que fazer (risos); acabamos a faculdade e muitas vezes não conseguimos nos afirmar profissionalmente pela dúvida que ainda persiste. E quanto as nossas crenças e nossa fé, no que acreditamos?
Se somos cristão, por que tememos nos entregar?
Recentemente frei Nédio (frei da nossa comunidade) dizia em sua homilia dominical: ”o que adianta falar e não viver”. Surgem então vários pontos de reflexão: Temos as mesmas dúvidas quanto a nossa fé quanto as que temos a respeito do nosso futuro? Essa seria a justificativa física da expressão “católico não praticante”? Consigo ser cristão sem viver o amor?
Viver, não é só falar! Um cantor ou interprete pode encantar-nos com lindos versos de amor sem mesmo amar a ninguém. Amar vai além do canto… Não é interprete, não é demagogo, não encena. Quem ama, vive o canto, busca o correto, abre-se a luz!
“(…) Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês”. (Romanos 13, 10-14).
Se buscarmos no evangelho veremos que Jesus aos doze anos, no templo, já sabia bem o que queria; aos trinta afirmava ainda com mais convicção ao ser tentado no deserto; no monte de oliveiras, chorando sangue e sentindo-se abandonado por seus amigos, firmou o pé e sua convicção e por fim, mesmo no cortejo até a gólgota, não levantou os punhos, não atacou, não fugiu…
“(…) Pois eu sei de onde vim e para onde vou”.
Todo esforço feito e empenhado em busca dessa luz vale a pena. Mudar, silenciar, escutar, agir, buscar, crescer, estudar, rezar e até falar (e não somente falar).
Ao ACEITAR a fé e nossa crença nos tornamos faíscas ou brasas dessa luz.
Dizem que só conseguimos falar bem do que conhecemos e temos convicção que é bom, exceto se sou um vendedor que precisa “empurrar” um produto mesmo sabendo que ele dará dor de cabeça e sabendo disso nem mesmo o usa. É engraçado imaginar a situação: o vendedor de uma concessionária “A” que ao comprar seu primeiro carro vai à concessionária “B”, pois sabe que o carro é melhor, mais barato, mais fácil de pagar,…
Muita gente troca de igreja (e até funda uma para si mesmo) por pouca coisa (brigas corriqueiras, promessas, desentendimentos, não aceita cobranças, criticas,…) mas muitos também a deixam, pois nem o próprio vendedor se convenceu (ou pelo menos transpareceu isso) que o produto era bom.
“(… Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai“.
Ninguém falou que ser cristão seria fácil e barato. Abraçar ao cristianismo sai caro, é cansativo, às vezes desgastante, mas o preço vale à pena. Vale a pena vestir essa camiseta!
Na vida e na fé não podemos fazer pechincha ou comprar no Paraguai (risos).
Um imenso abraço fraterno!








MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Descatastrofizando a vida

Você já reparou que há pessoas que fazem da vida uma catástrofe? Quantas pessoas você conhece que só veem o lado negativo das coisas, das pessoas, dos fatos? Quantas pessoas você conhece que fazem tempestade num copo dágua? Você conhece pessoas para quem fazer qualquer coisa é sempre muito difícil, complicado, quase impossível? Já reparou que existem pessoas que veem catástrofe em tudo?
Conheço pessoas que nunca receberam amigos em suas casas porque aqueles que não foram convidados poderão se sentir magoados (e isso causará um grande problema). Conheço pessoas que não programam nada ao ar livre porque com certeza choverá no dia e tudo ficará muito complicado. Conheço pessoas que veem defeitos em tudo e quando você lhes pede ajuda estão sempre ocupadas e se negam a participar. Existem aqueles também que ao programarem uma viagem só pensam nos problemas que poderão ocorrer (e nunca nos prazeres que poderão ter). Garanto que você, leitor, também conhece pessoas assim.
É preciso fazer um grande esforço para descatastrofizar a vida! É preciso mudar o hábito de só pensar nos possíveis problemas, nas dificuldades, no que não iremos gostar naquela festa, nas pessoas chatas que iremos encontrar, nos nãos que irão nos dizer, nas oportunidades que iremos perder, enfim, nas catástrofes que poderão ocorrer.
Em relação ao Brasil, à nossa empresa, à nossa família, a nós mesmos é preciso sempre descatastrofizar. O Brasil não dará certo! Nossa empresa irá enfrentar muitas dificuldades. Nossos filhos não serão um sucesso. Eu não consigo acertar, etc., etc., parece ser o que mais ouvimos e o que é pior, o que mais falamos. É claro que não devemos ser ingênuos a ponto de não querer ver que as coisas poderão não dar certo, mas não devemos viver pensando só no lado negativo. Quando nossa mente está mais voltada para as possibilidades, para o que pode dar certo e o que poderá ser bom, temos mais chances de usar nossa energia na direção de fazer as coisas acontecerem positivamente. Nossos modelos mentais afetam nossa forma de ver a realidade e de agir. Acredite! É preciso descatastrofizar a vida.
Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma antiga lenda conta que, em tempos remotos, quando os seres humanos viviam completamente esquecidos de Deus, ele fez cair do céu uma moeda de ouro que trazia o seu nome, para que as pessoas, decifrando-a, se lembrassem dele.
Mas o lodo e a longa permanência na terra estragaram a moeda, que se tornou quase indecifrável e ilegível.
Os vários povos, porém, tentaram repetidas vezes traduzir as suas palavras.
Até que finalmente pareceu-lhes haver entendido alguma coisa.
O povo hebreu leu nela: "Deus é majestade infinita e poderosa; o seu nome é indizível; se ele fala, morreremos; se nos olha, nos fulmina. Ele é o Terror".
O povo grego decifrou: "Deus é beleza e sabedoria. Tudo o que de belo está espalhado no universo, tudo o que de alto concebe a mente humana é um reflexo de sua beleza e sabedoria. Ele é o Belo e o Verdadeiro".
O povo romano, habituado ao uso das armas e ao domínio do mundo, interpretou assim a escrita da moeda: "Deus é força, justiça e poder".
Mas um pescador da Galiléia, João, filho de Zebedeu, depois de ter lavado a moeda no sangue de um galileu condenado a morrer na cruz, leu nela com extrema facilidade e precisão: "Deus é amor".


Nenhum comentário:

Postar um comentário