Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 19/03/2016


Sábado, 19 de março de 2016


“Mas chega um momento em que a realidade bate à porta e escancara novas verdades difíceis de encarar. É o grito da independência, a força da vida em movimento, o poder do tempo que tudo transforma.”
  



EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,41-51a

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.
49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as Palavras que lhes dissera. 51aJesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Reparem a mudança drástica na dinâmica da quaresma para celebrar a memória de um homem santo – José.
José não foi santo por ter sido pai adotivo de Jesus, mas por ter aceitado a grande responsabilidade de criá-lo e educá-lo; não foi santo por ser esposo de Maria, mas por ter abraçado com ela a felicidade de ser a escolhida; não foi santo por ser ator principal de um momento como Davi, Moisés, Jacó, Abraão, (…), mas por humildemente ficar no backstage (ou camarim), vendo seu filho crescer em estatura e em sabedoria
“(…) E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens”. (Lucas 2, 52)
José: O “protetor da igreja católica”
Não era seu problema, não era sua luta, não era seu filho, mas abraçou o problema como seu; arregaçou as mangas, levou sua família para o Egito, lutou por eles; ao filho adotivo ensinou a arte da carpintaria, mesmo que hoje relatos arqueológicos digam que ele poderia ter sido pedreiro; ensinou a lei, o respeito as tradições e o valor de ser e ter uma família.
O problema que tinha em seus braços era a própria igreja que temos hoje. Ela, na pessoa de Jesus, um bebê indefeso, filho de uma jovem moça consagrada ao templo que segundo os costumes poderia ter sido apedrejada (lapidada). Quantos ainda hoje aproveitam as fragilidades humanas dentro da nossa igreja para também atacá-la com pedras? No passado o passado da inquisição, hoje as fraquezas da carne, amanhã o que virá? Quantos dragões ainda deverão ser vencidos?
“(…) Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono. A Mulher fugiu então para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um retiro para aí ser sustentada por mil duzentos e sessenta dias. Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate”. (Apocalipse 12, 4-7)
José: O “padroeiro das famílias”
Enquanto os anjos lutavam contra o dragão, na perspectiva e visão de João Evangelista, José era a proteção mais próxima de Maria e do Jovem Senhor. Nossos pais devem entender nessa mensagem a grande missão que existe na paternidade: Ser a pessoa mais próxima e responsável pela segurança de sua família.
Zelar pela segurança hoje é ensinar valores, ser exemplo, participar, acompanhar, (…), pois os dragões que enfrentamos hoje têm sete cabeças; As drogas, a violência, o abandono, o abuso, a intolerância, o desamor e a falta de fé.
Acho profundamente descabido a frase que “Deus não é padrasto”, pois sob a guarda de um que ele deixou seu bem mais valioso. Esse deve ser um grande alerta aos pais que hoje não se comportam como pais e vem de suas poltronas seus filhos sendo presos, frequentando locais inadequados a sua idade, chegando em casa tarde e embriagados; jogarem fora sua perspectiva de futuro para ficar brigando nas praças e postarem a rinha de galos no Youtube. (…). Ser pai é ter coragem de ir ao deserto para salvar seu filho.
José: O “padroeiro dos trabalhadores”
Ser pai, ser um José é ser tudo isso e ainda por cima ir a luto para manter a casa e a condição de vida. É acordar cedo pra ir para o escritório ou vender frutas; abrir a loja ou catar latinhas, (…). Não importa aonde, mas que vá a busca de algo seguro e confiável, para que no futuro, como José, possa ver seus filhos crescerem na graça e sabedoria e no fim repousar sobre a sobra do altíssimo, como mais um José que alcançou o paraíso e recebe, na sua nova morada, o título de santo e bom pai.
Valei-me São José!
Um imenso abraço fraterno.








CASA, LAR E FAMÍLIA


Reutilizar meia-calça velha para limpar a casa

Muita gente não sabe o que fazer com a meia-calça velha ou rasgada! Sem falar que nós, as mulheres, temos várias meias neste estado!

Então, antes de deitar fora a sua meia-fina rasgada, veja as  dicas de como reutilizar a meia-calça velha na limpeza da casa e surpreenda-se com o quanto ela ainda pode ser útil .
Ideias de como reutilizar meia-calça velha para limpar a casa

Sachet

Várias receitas naturais para afastar moscas, baratas, formigas e até traças incluem a preparação de sachet de folhas secas de diversas plantas e especiarias, por exemplo, cravo, alfazema e louro. Estes sachet para serem realmente eficientes, precisam ser feitos com um pano fininho como tule, mas se  tiver em casa uma meia-fina rasgada, será ainda melhor! Basta cortar a meia em várias partes, encher com as folhas ou mix de folhas, amarrar as pontas e estará pronto o seu sachet: coloque em estantes, armários e gavetas!

Turbinar a vassoura

Parece piada, mas não é! Sabe quando a casa está limpa, a vassoura já foi usada umas 3 vezes e o piso ainda fica cheio de pequenas sujeiras, mesmo depois de passar aspirador, pano húmido e tudo.

Nada melhor do que uma vassoura com os pelos encapados com a meia-calça! Basta cortar a meia-calça e usá-la para encapar a vassoura, assim a sua casa vai ficar livre de todas as migalhinhas! Esta também é uma óptima dica para se certificar, por exemplo, que não há nenhum caquinho ou farpa de vidro depois que quebramos um copo ou algo assim!

Lustrar superfícies

As meias-calças mais grossas ou de lã podem ser muito úteis na hora de lustrar superfícies de metal, espelhadas ou de vidro. Basta cortar as pernas da meia, dobrá-las em 3 partes e usar no final da limpeza para lustrar estas superfícies!

Limpar os sapatos

Depois de remover a sujeira mais pesada dos calçados, use a meia-calça para deixá-los mais brilhantes! Uma esfrega com a meia-calça e o sapato fica brilhando.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, na antiguidade, um mercador enviou seu filho para aprender o segredo da felicidade com o homem mais sábio da região. O jovem andou durante um mês pelo deserto, até chegar a um bonito castelo, no alto de uma montanha. Ali vivia o sábio.

No entanto, em vez de encontrar-se com ele, o rapaz viu, em uma sala, uma atividade intensa. Eram mercadores que entravam e saiam, pessoas conversando, uma pequena orquestra que tocava suaves melodias e uma mesa repleta dos mais deliciosos manjares.

O mestre conversava com todos, e o jovem teve de entrar na fila, onde esperou durante duas horas.

Quando chegou a sua vez, o sábio ouviu atentamente o motivo da visita, mas disse que naquele momento não tinha tempo de lhe explicar o segredo da felicidade. Pediu que ele desse um passeio pelo palácio e regressasse duas horas depois.

Mas o sábio lhe disse, entregando-lhe uma colherinha de chá quase cheia de azeite:
- Peço-lhe um favor: Enquanto você estiver caminhando, leve esta colherinha, cuidando para não derramar o azeite.

O jovem começou a subir e a descer as escadas do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Passadas as duas horas, retornou à presença do sábio. Este perguntou-lhe:
- Que tal? Você viu os tapetes da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim com belíssimas flores? Viu a biblioteca?

O jovem, envergonhado, confessou que não tinha visto nada disso, pois a sua preocupação era não derramar o azeite. O sábio lhe disse então:
- Volte e procure conhecer as maravilhas do meu mundo. Você não pode confiar em uma pessoa, se não conhece a sua casa.
E lhe deu novamente a colher com o azeite.

O jovem voltou a percorrer o palácio, observando com atenção todas as obras de arte e os belos adornos nas paredes e no teto. Viu jardins, a beleza das flores, as montanhas. De volta à presença do sábio, contou-lhe tudo o que tinha visto.

- Mas onde está o azeite da colherinha? Perguntou o sábio. O jovem olhou a colher e se deu conta de que o havia derramado. O sábio então concluiu:
 
- Vou dar-lhe um único conselho, para descobrir o segredo da felicidade: Olhe todas as maravilhas do mundo, mas sem nunca se esquecer do azeite na colher, isto é, sem nunca se esquecer dos valores que carrega consigo.


(Fonte: Pe. Jesus Bringas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário