Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 12/03/2016


Sábado, 12 de março de 2016


“O adolescente não quer ninho. Adolescente quer asas. Porque a vida não está no ninho, está no voo. “(Rubem Alves)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 7,40-53

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galiléia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fari­seus disseram-lhes: “Também vós vos dei­xastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Porventura o Messias virá da Galiléia?
Este Evangelho mostra que o povo estava dividido a respeito de Jesus: uns achavam que ele era um profeta, ou até o Messias, e outros objetavam, pelo fato de ele ser galileu: “Da Galiléia não surge profeta”. Também a cidade dele era vista com preconceito: “De Nazaré pode sair algo de bom?”.
Preconceito, como a própria palavra diz, é um conceito formado antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento da pessoa, baseado em fatores externos a ela. É um prejulgamento. A pessoa preconceituosa baseia-se nas aparências, e forma já o seu julgamento sobre a pessoa.
Entre nós, há preconceito entre Estados, entre cidades, entre pessoas que tem a pele de outra cor, entre os que têm estudo e os que não têm, até entre os que moram na cidade e os que moram na roça. Quanta gente sofre por causa do preconceito!
Nós cristãos não devíamos ter preconceito de ninguém, pois o batismo nos igualou a todos. “Vós todos sois filhos de Deus... Vós todos que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo... Não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,26-28).
O preconceito é um tabu difícil de combater, porque ele cega a pessoa. Veja a resposta que deram a Nicodemos, que tentou combater o preconceito contra Jesus, foi também atacado: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar...”
O encontro do humano com o divino na pessoa de Jesus é paradoxal. É o encontro do relativo com o absoluto, do imperfeito com o perfeito, do limitado com o absoluto. A humanidade nunca entendeu direito, nem assimilou esse encontro. Houve épocas na história em que divinizavam tanto a Jesus que sacrificavam a sua humanidade, e houve épocas contrárias.
Também a Igreja carrega em si esse paradoxo, pois ela é, ao mesmo tempo, humana e divina, santa e pecadora. Há pessoas que querem fazer dela um grande movimento social no mundo. Outro, ao contrário, a espiritualizam demais, distanciando-a da vida humana do dia a dia. Inclusive o padre, muitos querem que ele viva só na sacristia, outros querem que ele viva só na rua, envolvendo-se no temporal e nos problemas sociais.
Conta-se que Santo Afonso Maria de Ligório, o fundos dos missionários redentoristas, no final de sua vida ficou acamado durante um tempo.
Um dia ele pediu ao Irmão que cuidava dele que o levasse até a capela. O Irmão lhe disse: “Não precisa! Jesus está em toda parte, e está aqui neste quarto também”. O velho bispo respondeu: “Sim, ele está aqui. Mas lá na capela ele está fisicamente presente, na eucaristia, e eu quero visitá-lo”. E o Irmão teve de levá-lo, na cadeira de rodas, até a capela.
Vendo o Evangelho de hoje, nós pesamos: se eu estivesse lá, não ia desprezar Jesus. Mas o mesmo Jesus que estava lá está em todas as nossas igreja, na eucaristia. Que não o desprezemos!
Campanha da fraternidade. O meio ambiente e a natureza também têm sido alvo de violência. A exploração econômica sem critérios, a situação em que se encontram as florestas, a poluição dos rios e das águas em geral, a contaminação do ar, a extinção de espécies vegetais e animais são resultantes da ação predatória dos seres humanos e sintomas de grave doença que avança sobre nossa civilização.
Hoje, estamos sofrendo sérias conseqüências das ações contra o meio ambiente como o efeito estufa, o aquecimento global, a indisponibilidade cada vez maior de água potável e o aumento dos diversos tipos de poluição nas grandes cidades. Tudo isso gera medo crescente em relação ao futuro e ao agravamento dessas conseqüências. O próprio planeta torna-se inseguro para todos.
Maria Santíssima viveu numa sociedade que tinha vários preconceitos contra a mulher, a qual tinha de ser caseira e não podia nem falar em público. Ela, porém, passou por cima de tudo isso. Que ela nos ajude a vencer os preconceitos e a entender o seu Filho como ele realmente é: verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Porventura o Messias virá da Galiléia?







CASA, LAR E FAMÍLIA

Repelente natural caseiro para corpo e ambiente


O tempo começa a aquecer e  reaparecem  os mosquitos! E o pior: eles picam, podem transmitir doenças, sem falar que as picadas coçam!
Por isto trouxemos 2 opções de repelente natural caseiro: um para o corpo e outro para a casa.

Repelente natural caseiro para o corpo

Esta receita é muito tradicional e já ficou famosa, apareceu em diversos programas de televisão.  Muito simples de fazer, eficiente, mas não deve ser usada em crianças com menos de 3 anos de idade.

Ingredientes

1 litro de álcool a 30%
50 g de cravo da índia
30 ml de óleo de amêndoa
Modo de fazer e aplicar

Coloque os cravos dentro de um pano e amasse com um pilão. Coloque os cravos já amassados dentro do frasco com álcool, adicione o óleo de amêndoa. Deixe curtir por 1 semana (agitando o frasco com cuidado 2 vezes ao dia). Aí é só aplicar na pele (braços e pernas). Como tem álcool é bom evitar aplicar ao sol. Aplique antes de sair.

Repelente natural caseiro para o ambiente

Este repelente deve ser usado apenas no ambiente, jamais na pele!

Ingredientes

5 ml de óleo essencial de citronela
1 litro de álcool a 70% (pode ser encontrado em farmácias)
Modo de fazer e aplicar

Misture o óleo no álcool e agite um pouco. Coloque numa embalagem borrifadora e aí é só borrifar no ambiente!









MOMENTO DE REFLEXÃO


Charles L. Allen, em Milagre de Amor, escreve de um pescador amigo que lhe disse que nunca precisa de uma tampa para seu cesto de caranguejos. Se um dos caranguejos começa a subir por um dos lados do cesto, os demais logo o alcançam e, passando por cima, o empurram de volta para baixo. Algumas pessoas são muito parecidas com caranguejos.
O Senhor Jesus nos ensinou a amar ao próximo como amamos a nós mesmos. E se o amor de Deus está em nós, ficamos felizes quando nossos amigos alcançam grande sucesso, ou realizam um sonho há muito buscado, ou transformam as suas lutas em grandes vitórias. Como cristãos devemos nos alegrar com a alegria de nossos irmãos e comemorar com eles as bênçãos recebidas.
Infelizmente existem cristãos que ainda são capazes de dizer, em relação aos anseios de um irmão: "Tomara que não consiga." São como caranguejos, que não conseguem chegar ao topo e fazem de tudo para impedir que outros o consigam.
Precisamos compreender que Deus tem planos para cada um de nós, individualmente. E seremos imensamente felizes se nos colocarmos em nosso lugar e fizermos aquilo que o Senhor preparou para nós. Às vezes buscamos ardorosamente um lugar de destaque e, quando lá chegamos, percebemos que não era bem aquilo que imaginávamos. Frustrados, pelo muito esforço, descobrimos que tudo foi em vão. O melhor é deixar Deus nos dirigir porque Ele sabe o que é melhor e o que realmente alegrará nossos corações.

Não tenha inveja do sucesso de seus irmãos. Louve a Deus por eles serem abençoados. Exulte pelo muito que Deus tem feito por você e por eles. A sua alegria será dobrada por sua vitória e pela deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário