Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 04/03/2016


Sexta-feira, 04 de março de 2016


“Para que levar a vida tão a sério se ela é uma incansável batalha da qual jamais sairemos vivos?’( Bob Marley)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 12,28b-34

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 28b um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" 29Jesus respondeu: "O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes".
32O mestre da Lei disse a Jesus: "Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios". 34Jesus viu que tinha respondido com inteligência, e disse: "Tu não estás longe do Reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Certa vez Jesus disse que o problema não é oque entra pela boca, mas sim o que sai dela, mas, em meu pensamento, estendo esse entendimento às nossas ações: Não importam as horas depositadas em preces ou o tempo aplicado em louvores se não consigo transformar as minhas palavras em ações. Tais ações revelam “pra fora” o quanto a mensagem me muda por dentro.
“(…) Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens (Is 29,13). Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem”. (Mateus 15, 8-11)
Mas que esse prefácio tem haver com o evangelho de hoje? Releia
“(…) Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também DEVEMOS AMAR OS OUTROS como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos DO QUE TRAZER ANIMAIS PARA SEREM QUEIMADOS NO ALTAR E OFERECER OUTROS SACRIFÍCIOS a Deus”.
Quem prega a Palavra, consegue segui-la fora da igreja ou pelo menos se esforçar para isso? Aquele (a) que conduz louvores a Deus na comunidade consegue ser o mesmo no trabalho, na faculdade, na escola, em meio aos amigos? O servo, o catequista, o ministro, o padre (…) se esforçam “com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças” para implantar o reino de Deus em sua vida?
Veja a reflexão proposta pela CNBB em seu site:
“(…) Muitas pessoas acham que para serem salvas, é suficiente cumprir todas as suas obrigações de ordem religiosa como a participação nas celebrações e atos devocionais. O escriba do Evangelho de hoje afirma que amar a Deus e ao próximo é melhor do que as práticas religiosas, no caso os holocaustos e os sacrifícios, e Jesus confirma isso ao afirmar que ele não está longe do reino de Deus. A NOSSA VIDA RELIGIOSA SÓ TEM SENTIDO ENQUANTO É UM REFLEXO DO AMOR VIVIDO CONCRETAMENTE, OU SEJA, ENQUANTO É MANIFESTAÇÃO DA NOSSA SOLIDARIEDADE. Caso contrário, a religião se reduz a práticas mágicas, bruxarias, rituais vazios, que nada acrescentam a ninguém e não nos aproxima de Deus”
A quaresma é um tempo propício para essas reflexões. Sei que são fortes, mas devemos fazê-las. Não dá mais pra ver a quaresma como apenas a retirada de um alimento de minha vida se de fato o que deve sair não nos esforçamos verdadeiramente em retirá-lo?
Nossa fala deve acompanhar nossa mudança! Não da pra ter uma um linda oratória, mas por dentro ainda ser “pão bolorento”.
Devemos nos esforçar ainda mais em busca do amor e só assim conseguir abandonar o rancor, a raiva, a inveja, a preguiça, o ódio, a intolerância, o preconceito, (…). Creio eu que todo aquele que de fato se esforçar em busca da mudança será recompensado com o paraíso, pois creio eu, que para os que se empenham, ele não esta longe “(…) Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse: – VOCÊ NÃO ESTÁ LONGE DO REINO DE DEUS”.
Um imenso abraço fraterno!







CULINÁRIA

Danete Caseiro


Ingredientes

1 litro(s) de leite
1 lata(s) de leite condensado
1 unidade(s) de gema de ovo
7 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
3 1/2 colher(es) (sopa) de amido de milho
1 lata(s) de creme de leite
Como fazer
Bata os 5 primeiros ingredientes no liquidificador e leve ao fogo para engrossar sempre mexendo.
A seguir, acrescente o creme de leite com soro e mexa bem, coloque num refratário, se preferir polvilhe granulado por cima e sirva gelado.


Delícia de Abacaxi

Ingredientes

1/2 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
1 abacaxi grande
1 lata (use a lata de leite condensado como medida) de leite
2 ovos
Como fazer
Descasque, retire os picos e o talo do abacaxi.
Pique em pedaços pequenos.
Leve ao fogo com o açúcar, em chama baixa até ficar cozido (meio translúcido) e com pouca calda. Reserve.
Junte o leite condensado, as gemase o leite, e leve ao fogo brando até engrossar.
Coloque em uma travessa refratária.
Quando estiver frio, coloque por cima o doce de abacaxi, distribuindo uniformemente.
bata as claras em nevee junte 2 colheres (sopa) de açúcar.
Bata bem, junte o creme de leite e misture delicadamente.
Coloque por cima do doce.
Leve ao congelador.
Antes de servir deixe descongelar um pouco.











MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, aconteceu um fato trágico: Uma senhora perdeu, em um acidente, o marido e os dois filhos. Quando ficou sabendo, ela desequilibrou-se mentalmente e teve de ser internada em uma clínica psiquiátrica.

A mãe foi visitá-la, mas a jovem mulher estava tão mal que nem a reconheceu. Então a mãe tomou uma decisão: Insistiu e conseguiu ser aceita na clínica como funcionária gratuita. E passou a ficar o dia todo ao lado da filha. Durante longas horas segurava-lhe a mão, acariciando o seu rosto e beijando-a demoradamente.

Às vezes, a moça enfurecia e agitava-se a ponto de precisar ajuda de enfermeiros. Mas a mãe não desanimava. Pelo contrário, multiplicava ainda mais os carinhos.

Um dia, aconteceu uma surpresa: Após a mãe rezar com ela uma Ave Maria, jovem senhora como que acordou de um longo sono. Olhou longamente para a mãe e disse: “Mamãe!” e a abraçou.

Os médicos foram chamados e comprovaram o fato: A enferma tinha recuperado a consciência. Foram tirando os medicamentos e logo a jovem mãe e esposa teve alta.

O carinho a curou! O amor e a proximidade fazem bem a todos, especialmente aos doentes.

Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:
1. "A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos.
Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais  e são simplesmente maus."

2. "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3. "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4. "Esta juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente...   A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.
Então, revelou a origem delas:
- a primeira é de Sócrates (470- 399 a .C.)
- a segunda é de Hesíodo ( 720 a .C.)
- a terceira é de um sacerdote do ano 2000 a .C.
- a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia e tem mais de 4000 anos de existência.

Fantástico!!!   Nada mudou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário