Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 13/03/2016.


Domingo, 13 de março de 2016


“O  brilho do sol  no ladro de dentro da gente, chama-se sonho. “(Rubem Alves)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,1-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Vamos fazer como em um filme em que conseguimos ver uma mesma cena de vários ângulos e poder assim interagir com a cena que esta acontecendo (…)
Primeiro ângulo: Uma mulher sendo trazida pelos fariseus, pois foi pega em adultério e pela lei deveria ser sumariamente punida. Esse ângulo é a narrativa do texto em si.
Segundo ângulo: Vemos uma mulher que seria apedrejada por um erro que com certeza NÃO FEZ SOZINHA. Aonde esta o homem com que ela cometia adultério? Pois se ela fosse solteira, para que isso estivesse acontecendo precisaria ter um cúmplice casado, não é verdade?
Terceiro ângulo: As pessoas que cercavam Jesus a ouvir seus ensinamentos não o põem em pratica, visto que na narrativa NINGUÉM DEFENDE A MULHER. Jesus pregava o afastar do pecado, mas amar o pecado, MAS NAQUELE MOMENTO NÃO VEMOS NINGUÉM, ALÉM DELE, A DEFENDÊ-LA.
Quarto ângulo: A começar pelos mais velhos, um a um (…). Esse é um ângulo interno.
Conseguem imaginar a cena nos quatro ângulos de reflexão? Somando as cenas será que conseguimos ver semelhanças com alguns dos nossos próprios atos?
Olhem o comentário proposto pelo site da CNBB:
“(…) Quando falamos em pecado, SEMPRE NOS REFERIMOS AOS PECADOS QUE OS OUTROS COMETERAM, JAMAIS AOS NOSSOS, PORQUE OS OUTROS PRECISAM SER CONDENADOS PELOS SEUS ERROS E NÓS SOMOS DIFERENTES, PRECISAMOS SER COMPREENDIDOS. Quando fazemos isso, geralmente escondemos dos outros a face amorosa e misericordiosa de Deus, porque esta face e só para nós, e lhes mostramos um Deus que pune e é vingativo, que quer o castigo de todos, e esta face não é para nós. Com isso, nos tornamos um obstáculo para a conversão dos outros e, em conseqüência disso, Deus não agirá com misericórdia e amor conosco”.
 Para os fariseus, o problema era Jesus e não a mulher (era apenas um pretexto). É mania nossa tentar resolver (ou seria justificar) um problema usando outro menor. Quantas vezes em brigas e discussões, principalmente entre pais e filhos; esposos e esposas, quando um de nós perde a razão, busca no passado um erro do outro para enfim sair vencedor da disputa? (primeiro ângulo)
“(…) Quando já estavam fora, um dos anjos disse-lhe: “Salva-te, se queres conservar tua vida. Não olhes para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície; mas foge para a montanha senão perecerás.” (Gênesis 19, 17)
Lembro de minha avó que dizia: “Se brigar na rua, receberá também o castigo em casa”. Talvez na cabeça de minha avó ela tentasse me ensinar que não importava quem estava certo, mas que o fato em si me tornava errado também. O MACHISMO, O PATERNALISMO E O ORGULHO descrevem profundas “justificativas” QUE NO FUNDO SERVEM APENAS PARA CONDENAR O OUTRO, NÃO SERVINDO PARA MIM E MEU CASO. Entenda: ainda hoje vigora acreditar que a mulher corrompe o homem; dizem que a traição esta no DNA do homem; que o instinto do homem é reproduzir, gerar novos seres, (…). Pode até ter fundamento científico, mas é nítido que para fugir de nossas próprias mazelas temos mania de contar a história do jeito que nos agrada. (segundo ângulo).
Mas tem um porém… De Deus nada fica oculto!
“(…) Susana, porém, chorando, disse em voz alta: ‘Ó Deus eterno, que conheces as coisas escondidas e sabes tudo de antemão, antes que aconteça! Tu sabes que é falso o testemunho que levantaram contra mim! Estou condenada a morrer, quando nada fiz do que estes maldosamente inventaram a meu respeito. O Senhor escutou sua voz” (Dn 13, 42-44)
A mulher pecadora era um pequeno problema, pois uma pedrada, uma ofensa, uma repreensão resolveria, mas aonde fica a justiça e o amor ao próximo? Tantos dedos apontado, mas nenhum acolhendo (…). Encontramos talvez o grande problema: Nossa omissão perante as injustiças!
Não estou fazendo apologia ao pecado, mas é nítido e visível que aqueles que mais apontam não têm coragem de olhar suas próprias mazelas e apedrejá-las. Não agimos com toda força, de toda alma e de todo coração contra isso, portanto não pomos em prática o que Jesus nos ensinou (terceiro ângulo).
Por fim o quarto ângulo! Tudo tem uma hora em nós! Um dia a gente amadurece. Um a um a começar pelos mais velhos. No próximo “apedrejamento” que presenciarmos (fofocas, disse me disse ou simplesmente “falar mal” de alguém) tenhamos uma postura diferente.
“(…) Se alguém causou tristeza, não me contristou a mim, mas de certo modo – para não exagerar – a todos vós. Basta a esse homem o castigo que a maioria dentre vós lhe infligiu. Assim deveis agora perdoar-lhe e consolá-lo para que não sucumba por demasiada tristeza. Peço-vos que tenhais caridade para com ele, Quando vos escrevi, a minha intenção era submeter-vos à prova para ver se éreis totalmente obedientes”. (II Coríntios 2, 5-9)
Sejamos mais justos: “Só a justiça gera a paz”!
Um imenso abraço fraterno.







VÍDEO DA SEMANA

A vida é feita de escolhas- Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=nB2KWc3xyaE








MOMENTO DE REFLEXÃO


A carta terminava assim: “Se pudesse começar tudo de novo, faria as coisas completamente diferentes.” A autora era uma senhora que dizia não ter amigos. “Todos me rejeitam. Ninguém me convida para nada”, se lamentava. Ela percebia qual era a raiz dos seus problemas. “A minha boca. Eu falo mais rápido do que penso”, concluía.
A verdade é que as palavras têm muito poder. Constroem ou destroem. Não existe palavra de efeitos neutros. O sábio Salomão menciona o poder das palavras pelo menos umas 150 vezes no livro de Provérbios, demonstrando assim que a palavra é um assunto de muita importância.
O verso de hoje apresenta a falsidade como um ato de perversão. É muito duro, mas é real. Deus não aceita a mentira sob hipótese alguma porque é a antítese do Seu caráter. Jesus é a verdade.
O Senhor Jesus Cristo, referindo-Se ao diabo, disse: “Nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44. Portanto, todo mentiroso coloca-se no terreno do inimigo de Deus.
As primeiras palavras do diabo registradas na Bíblia são uma deslavada mentira. “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gên. 3:1. Desde aquele dia, ele não parou de mentir. Apresenta caminhos falsos, enganadores e sedutores. Oferece um minuto de prazer, fazendo com que você pense que isso é felicidade, quando, por trás de tudo, está a sua intenção de destruí-lo.
Escolha a verdade, por mais dolorosa que seja. A verdade é como a ferida limpa. Pode sangrar e doer, mas sara. Já a mentira é como a ferida purulenta. Você disfarça a realidade, esconde-a por um tempo, mas finalmente a mentira mata.
Senhor, ajuda-me a transitar no caminho da verdade porque nele há luz e certeza. Ajuda-me a fugir da mentira porque sua penumbra confunde e deforma a realidade da vida. Que esta seja a sua oração.
Saia hoje de casa disposto a falar a verdade, viver e até morrer por ela. Procure a pessoa verdade que é Jesus, não se afaste dEle, permita que Sua maravilhosa luz torne a sua vida transparente. “Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.”


Fonte:www.mensagemevangelica. com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário