Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 16/03/2016


Quarta-feira, 16 de março de 2016


“Fala-se de “boa memória”. Não se fala de “bom esquecimento”, como se esquecimento fosse apenas memória fraca. Não é não. Esquecimento é perdão, o alisamento do passado, igual ao que as ondas do mar fazem com a areia da praia durante a noite. “(Rubem Alves)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,31-42

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Repare que dentro desse evangelho esta um dos versículos mais conhecidos pelas pessoas: “(…) CONHECERÃO A VERDADE, E A VERDADE OS LIBERTARÁ.
Esse evangelho deixa evidente a convicção de Jesus em realizar até o fim sua missão. Mesmo já sabendo do plano dos fariseus em mate-lo não perde o foco. A VERDADE o motiva a continuar. Qual é a verdade que buscamos ou queremos ouvir?
Trazemos nesse trecho do evangelho a situação do imediatismo a qual estamos acostumados. Quantos de nós buscamos apenas a verdade quando a água bate nas canelas (canelas, foi legal!)? Buscamos geralmente a Deus quando temos em mão ou no pensamento um pedido urgente para “amanhã”. O pedido, a pressa, a urgência e a o hábito de pedir nos faz deixar de ler o que antecede o versículo: “(…) SE VOCÊS CONTINUAREM A OBEDECER AOS MEUS ENSINAMENTOS, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Deus nos atende pelo amor que tem a sua criatura e também pela misericórdia em relação as nossas falhas e fragilidades, mas não podemos omitir o fato O buscarmos quando a coisa aperta!
Como no exemplo citado também nos esquecemos de buscar os “porquês” que levaram ao fato acontecer e se voltarmos para “lê-los”, descobriremos que Deus provavelmente já havia nos alertado, seja por sinais, pessoas ou por anjos! Anjos?
Sim, talvez não como o narrado na primeira leitura ou como o próprio Jesus tentando alertar os fariseus da grande besteira que estavam pensando em fazer,. É um fato: nós dificilmente ouvimos a verdade quando estamos cegos ou surdos pelo pecado.
“(…) O Evangelho de hoje nos mostra que os judeus pensaram que eram livres e, no entanto, não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, SENDO QUE AS PIORES SÃO AS NOSSAS TENDÊNCIAS AO MAL, AS NOSSAS IMATURIDADES E AS NOSSAS FRAQUEZAS, E SÃO PIORES PORQUE BROTAM NO NOSSO INTERIOR, NOS ENGANANDO, PORQUE PENSAMOS QUE ESTAMOS FAZENDO A NOSSA VONTADE QUANDO NA VERDADE ESTAMOS CEDENDO AOS NOSSOS DESEJOS, QUE NÃO NOS DEIXAM SER LIVRES. Somente permanecendo unidos a Cristo é que podemos vencer a nossa natureza e sermos verdadeiramente livres“ (Reflexão proposta do site da CNBB)
Será que quero ouvir essa verdade?
Volte um pouco no tempo… Qual foi a ultima vez que perdeu a cabeça ou realmente se arrependeu de algo que não deveria ter feito? Volte um pouco mais… Deus já havia alertado? Se hoje estou prestes a largar tudo, fugir, abandonar tudo que construí, (…), por que não ouvir a verdade que Deus sussurra no seu ouvido pedindo justamente ao contrario?
O vento sopra forte e Deus lhe pede uma brisa; o mundo lhe sugere a fuga, mas Deus torce para que tomemos o caminho mais correto… Não esmoreça ou fuja da verdade que Deus lhe quer apresentar. Resistir talvez seja mais nobre e difícil que acreditar. Saiba que, se ouço e fico de pé, outros ganham coragem em também ouvir e tentar.
“(…) Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! SEJA CONHECIDA DE TODOS OS HOMENS A VOSSA BONDADE. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É NOBRE, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, TUDO O QUE É VIRTUOSO E LOUVÁVEL, EIS O QUE DEVE OCUPAR VOSSOS PENSAMENTOS. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco”. (Filipenses 4, 4-9)
Talvez as frases “você não pode fazer nada”, “nada vai mudar”, “jogue a toalha”, “eu não agüento mais”, (…), tenham sido construídas por pessoas, filhos de Deus, que fecharam seus ouvidos e os olhos ao CONSELHO e desistido…
A verdade nos faz ser fortes e focados.
Mude esse paradigma! Acredite! Aceite! Procure! Mantenha o foco!
Um imenso abraço fraterno.








CURIOSIDADES


Coisas que você não sabia.


1-Na Finlândia, existe um campeonato anual de carregamento de esposas. O vencedor ganha um monte de cerveja equivalente ao peso da esposa.


2- Pessoas que preferem o frio ao calor geralmente são as mais introvertidas.


3- Os fumantes no Japão carregam cinzeiros portáteis para manter as ruas limpas.


4- A voz de quem se ama é "música para os seus ouvidos". Quando escutamos a voz de alguém que gostamos, é ativada a mesma parte do cérebro que processa o som da música.


5- Estima-se que a chance de encontrar e se apaixonar pela "pessoa ideal" é de 1 em 285.


6- Neerja Bhanot foi uma aeromoça que ajudou a salvar os passageiros de um avião sequestrado por terroristas. Ela escondeu todos os passaportes dos Americanos, conseguindo evitar que eles fossem feitos de reféns. Ela morreu ao se jogar na frente de 3 crianças, protegendo-as de tiros disparados pelos terroristas. Ela é considerada uma heroína.


7- Muitas pessoas acreditam que Michael Jackson ainda está vivo, que fingiu sua morte para poder fugir do "mundo da fama", e desde então vem usando disfarces e morando em locais variados no mundo.


8- Quando beijamos, os interiores de nossas bocas e as bordas de nossos lábios produzem uma substância química que "pede" mais beijos.


9- Inspire pela boca, engula a saliva duas vezes lentamente pelo nariz, e isso irá curar 99% dos casos de soluço.


10- Mulheres que conseguem fugir do Estado Islâmico costumam tirar suas burcas pretas no meio da fuga, em um ato simbólico à liberdade:








MOMENTO DE REFLEXÃO


Há muitos anos atrás, Carl Reiner e Mel Brooks fizeram uma comédia chamada "O homem de 2013 anos de idade". Na peça, Reiner entrevista Brooks, que é o cavalheiro idoso. Em determinado momento, Reiner pergunta ao velho homem: "Você sempre acreditou no Senhor?" Brooks respondeu: "Não. Nós tivemos um sujeito em nossa aldeia chamado Phil, e por um tempo nós o adoramos". Reiner: "Você adorou um sujeito chamado Phil? Por que?" Brooks: "Porque ele era grande, ou
seja, ele podia quebrar você ao meio com suas mãos!" Reiner: "Você fazia orações?" Brooks: "Sim, você gostaria de ouvir uma? Ó Phil, por favor, não seja mau, não nos machuque, não nos quebre ao meio". Reiner: "Quando você começou a adorar o Senhor?" Brooks: "Bem, um dia um grande temporal surgiu e um raio atingiu Phil. Nós nos reunimos ao redor dele e vimos que estava morto. Falamos, então, uns para os outros -existe alguma coisa maior do que Phil!"
Em sua sátira, os atores disseram uma grande verdade:
"Existe algo maior que Phil". Sim, o Senhor é maior do que qualquer gigante, do que qualquer adversário, do que qualquer problema que tenhamos de enfrentar. Mesmo que a nossa vida passe por sérias crises materiais ou espirituais, temos a oportunidade de olhar para o Céu e clamar por nosso Pai, que é Onipotente e pode nos dar vitória sobre todas as lutas.

Podemos estar tristes e nos sentindo solitários, mas o Senhor Jesus é maior do que a solidão. Podemos estar abatidos pela frustração de um emprego perdido ou de uma vaga não obtida em um vestibular, mas o Senhor Jesus é maior do que todas as frustrações. E mesmo que nos sintamos enfraquecidos pelas tentativas fracassadas durante os muitos anos de derrotas, tenhamos fé, continuemos insistindo, Jesus é maior do que todos os fracassos experimentados. Sim, Jesus é maior do que tudo e foi Ele quem nos garantiu que somos "mais do que vencedores"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário