Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado Santo 26/03/2016


Sábado, 26 de março de 2016


“Toda separação é triste. Ela guarda memória de tempos felizes ( ou de tempos que poderiam ter sido felizes....) e nela mora a saudade.” (Rubem Alves)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 24,1-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida. 3Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus 4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas.
5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: "Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galiléia: 7'O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia'".
8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.
12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.
www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor









MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. Denis Francisco R. Oliveira


“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” As mulheres foram ao túmulo para perfumar o corpo de Jesus e para vê-lo. Mas, elas tiveram uma surpresa: o túmulo estava aberto e vazio.
Certamente, elas tiveram um enorme susto, pois o Senhor Jesus não estava lá. ‘Ele que sofreu tanto até morrer e mesmo no sepulcro ainda não o deixam descansar na paz do Senhor, o retirando daqui!’ O texto de Lucas nos leva a pensar que as mulheres chegaram a essa conclusão.
Dois homens aparecem naquele momento. Eles estavam de roupas brilhantes. Dá-se a entender que são anjos. Eles alertam as mulheres que Jesus já não está mais naquele local, pois havia cumprido o que Ele havia dito antes de sua paixão e morte.
Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago e outras mulheres, foram contar aos discípulos e a outros seguidores de Jesus o que aconteceu no túmulo do mestre e que ele havia ressuscitado. Os apóstolos não acreditaram, já que como todos estavam tristes e abalados pela morte injusta do mestre, pensaram que as mulheres estavam imaginando esses fatos.
Pedro, que estava mais abatido por recusar três vezes de que ele era um dos seguidores do movimento de Jesus, foi correndo ao túmulo. Ele viu que, de fato, Jesus não estava lá e que havia apenas lençóis. Voltando para o meio dos discípulos, ele estava surpreso com que havia acontecido. Após ver que Cristo não estava no túmulo, certamente ele ficou mais confuso e perturbado, pois não sabia o que havia acontecido. Provavelmente, Pedro refletiu, durante o retorno à sua casa, sobre os ensinamentos de Jesus, principalmente a sua morte e a sua ressurreição.
O capítulo 24, do Evangelho de Lucas, narra a ressurreição de Jesus e suas aparições aos discípulos. A partir daqui, a fé dos discípulos torna-se viva, e eles se preparam para serem testemunhas vivas da paixão, morte e ressurreição de Cristo Salvador. Seria bom lermos os demais versículos, assim entenderemos as aparições de Jesus aos seus seguidores.

O túmulo está aberto!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Às vezes penso como seria Judas. Qual a sua aparência, como agia, quem eram seus amigos?

Acho que pintei na minha mente um retrato dele. Sempre o imaginei como um homem magro, de olhos redondos e negros, astucioso, vil; com barba pontuda e tudo. A minha ideia mostrava-o distanciado dos outros apóstolos. Sem amigos. Remoto. Ele era sem dúvida desonesto e traiçoeiro. Provavelmente produto deum lar destruído. Um delinquente juvenil na adolescência.

Interrogo-me, porém, se isso é mesmo verdade. Não temos qualquer evidência (salvo o silêncio de Judas), sugerindo o seu isolamento. Há pouca razão para crer que fosse desonesto. De facto, ele cuidava da tesouraria. Ninguém poria um ladrão para tomar conta do dinheiro. Na última ceia, quando Jesus disse que o seu traidor estava sentado à mesa, não vemos os apóstolos voltarem-se imediatamente para Judas como o culpado lógico.

Penso que julgamos Judas erroneamente. Ele talvez fosse o oposto disso tudo. Em lugar de astucioso e magro, quem sabe se era robusto e jovial? Em vez de calado e introvertido, pode ser que tivesse sido  falante e bem-intencionado. Não sei.

Mas, apesar de tudo o que não sabemos sobre Judas, de uma coisa temos a certeza: ele não tinha um relacionamento com o Mestre.

Ele viu Jesus, mas não O conheceu. Ele ouviu Jesus, mas não compreendeu. Tinha religião, mas não comunhão.

Ao rodear a mesa no cenáculo, Satanás procurava um tipo especial de homem para trair o Senhor. Precisavade um homem que tivesse visto Jesus, mas não O conhecesse. De alguém que soubesse dos actos de Jesus, mas não atentasse para a Sua missão. Judas era esse homem. Ele  conhecia o império, mas jamais conheceu o Homem.

Aprendemos esta lição eterna do traidor:
As melhores armas de destruição de Satanás não estão fora, mas dentro da igreja. Nenhuma igreja morrerá por causa da imoralidade em Hollywood. Mas morrerá corroída por dentro, por aqueles que usam o nome deJesus, mas nunca O conheceram.

Judas usava o manto da religião, mas jamais conheceu o coração de Cristo.

Façamos disso o nosso objectivo: conhecê-Lo… profundamente.


Max Lucado ​

Nenhum comentário:

Postar um comentário