Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 17/02/2015


Terça-feira, 17 de fevereiro de 2015




“A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 8,14-21



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Os discípulos haviam esquecido de levar pão e só tinham um pão no barco. Jesus chamou a atenção deles, dizendo:
- Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!
Aí os discípulos começaram a dizer uns aos outros:
- Ele está dizendo isso porque não temos pão.
Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou:
- Por que vocês estão discutindo por não terem pão? Vocês não sabem e não entendem o que eu disse? Por que são tão duros para entender as coisas? Vocês têm olhos e não enxergam? Têm ouvidos e não escutam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil pessoas? Quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Doze.
Jesus perguntou outra vez:
- E, quando eu parti os sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?
Eles responderam:
- Sete.
Então Jesus perguntou:
- Será que vocês ainda não entendem?


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Sinais? Que mais sinais e milagres esses homens ainda precisavam ver para crer?
O suspiro dado pelo Senhor revela o lado humano de Deus. O próprio milagre encarnado a sua frente e os fariseus preocupados com milagres. É duro, mas somos assim também. É definitivamente impossível agradar o ser humano.
Os fariseus não queriam mais um profeta a denunciar suas mazelas, mas talvez aceitariam o milagreiro. A presença de Jesus trazia certo desconforto àqueles que já tinham se acostumado com regalias, bajulações e a acobertações dos seus erros. Esses mesmos homens que viam Jesus como um problema eram os mesmos que frequentavam os templos a procura do cumprimento da palavra de Deus em suas vidas. Eram homens vividos, inteligentes, bem sucedidos, mas não conheciam a Deus.
Outro ponto: É intrigante tentar entender o comportamento humano de Cristo.
Tentemos compreender alguém, que por ser Deus conhecia as nossas aflições e angustias, mas nunca as havia vivido na pele e como afirma Augusto Cury: “Enxergava as nossas lágrimas, mas nunca as tinha chorado”. Se fez humano para talvez senti-las. Jesus sabia o teor do coração daqueles que o indagavam. Talvez visse neles grandes potenciais a serem explorados, esperança, alegria, pois ninguém é ruim por completo. Somos vítimas de boas ou más escolhas que fazemos. Sim! De opção própria, nos entregamos a busca de coisas de menor valor espiritual e maior material. Como então  não suspirar de decepção com esse fato?
“(…) Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus; CUIDAI DAS COISAS DO ALTO, não do que é da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, cheios de glória”. (Colossensses 3, 1-4)
O Senhor sabia das coisas belas que poderia compartilhar conosco se quiséssemos, mas as necessidades e interesses mais imediatos os cegavam e ainda nos cegam. Todo aquele tesouro a disposição dos que compartilhavam da sua presença, trocado por um milagre.
Esse mesmo autor nos revela as características mais marcantes desse Deus feito homem. As possuía e desejava que buscássemos.
“(…) Na sua humanidade, escondem-se as coisas mais belas e de que mais necessitamos: a paciência, a tolerância, a capacidade de superação do medo, a singeleza, domínio próprio, o diálogo aberto, a capacidade de contemplação do belo nas pequenas coisas. A fantástica noticia é que apóstolo Paulo comenta que todas essas características podem ser comunicadas ao homem através do Espírito Santo. O homem frágil e débil pode ter acesso à natureza de Deus. Pode ser comum por fora, mas especial por dentro”. (Augusto Cury)
Como o próprio texto em destaque cita, eles devem ser buscados.
Outro ponto: Estamos em ano eleitoral. Quantos serão levados a votar nesse ou naquele candidato por interesse de outro? Sim! Interesses. Somos movidos por eles, se são justos ou não ai cabe a reflexão.
Na promessa de algum privilégio ou promessa cumprida do candidato “A” que às vezes já tem toda uma escola de facilitações, injustiças, desvios de conduta, (…); arrebanho o maior número de amigos e conhecidos para que votem nele. Omito que no fundo o grande beneficiado serei eu mesmo, e ainda justifico que isso é normal, comum,… Quem é que perde com essa nossa opção? Conseguimos dormir bem logrando êxito sobre a desgraça anunciada sobre outros?
Pode até parecer que os pontos citados não se casam, mas convenientemente, eles são bem atuais. A Campanha da Fraternidade que esta pra se iniciar pergunta: Como posso eu SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO? Como posso tocar as coisas que são eternas por coisas que seu valor é transitório e temporal?
Sim, Ele disse que veio para que tivéssemos vida em abundancia (João 10, 10), mas também abandonou de mãos vazias os poderosos, os que escondem seus interesses, os gananciosos, invejosos. Enalteceu os humildes, se revelou aos puros de coração, curou quem o tocou, mudou e muda até hoje, a vida de quem acredita em seus valores; se rendeu ao pedido depositado nas duas moedas de uma viúva; e viu dentro do coração de um centurião a maior prova que podemos mudar mesmo em um sistema já corrompido.
“(…) Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado” (Mateus 8, 8).
Um imenso abraço fraterno!






QUALIDADE DE VIDA


Mais 5 benefícios do bicarbonato de sódio para a beleza


Existem milhares de usos para o bicarbonato de sódio:  melhorar a digestão, auxiliar na limpeza da casa, desentupir pias, eliminar o mau hálito. Já vemos em nosso precedente artigo que o bicarbonato de sódio é um grande aliado da beleza.

Agora vamos conhecer mais 5 benefícios do bicarbonato de sódio para a beleza.

Benefícios do bicarbonato de sódio para a beleza

1 – Dentes brancos e hálito fresco

O bicarbonato de sódio pode deixar o sorriso lindo e um hálito delicioso. Para clarear os dentes e deixar o seu hálito fresco, basta colocar o creme dental na sua escova de dente, como de costume, e adicionar um pouco de bicarbonato de sódio por cima (no máximo 1 x por semana e com o conhecimento do seu dentista). Este método é eficaz para tirar manchas e manter o hálito cheiroso, porém, não abuse.

Cuidado: O uso em excesso do bicarbonato de sódio pode remover o esmalte dos dentes. Não se esqueça: é só um tratamento complementar ao feito no dentista.

2 – Pés descansados e lindos

O bicarbonato de sódio é um santo remédio para pés cansados, inchados e pés ressecado e rachados. Para relaxar e descansar os pés, basta fazer um escalda pés com água morna e algumas colheres de bicarbonato de sódio.

Mas se você quer esfoliar e deixar os pés lindos e longe de calos e rachaduras, basta adicionar em uma bacia com água 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe agir por cerca de 15 minutos, a pele vai começar a amolecer.

Depois prepare uma máscara cremosa de bicarbonato e água. Para fazer a máscara, coloque o bicarbonato e vá adicionando aos poucos a água, misture tudo até que a máscara esteja cremosa e homogênea. Aplique esta máscara massageando delicadamente. Por fim, misture 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de sal, aplique nós pés massageando em movimentos circulares e depois lave e seque os pés. Isso é o suficiente para ter pés lisos e macios.

3 – Desodorante natural

Se o seu desodorante acabou e você não teve tempo de comprar, não se preocupe obicarbonato de sódio pode resolver.

Para fazer um desodorante natural de bicarbonato, você só vai precisar de água e bicarbonato de sódio. Misture esse dois ingredientes e pulverize nas axilas e no corpo, você permanecerá fresca durante todo o dia de uma forma natural e sem irritação.

4 – Calmante pós depilação

Para acalmar a irritação na pele após depilar as pernas, axilas e virilha, misture um pouco de bicarbonato de sódio e água, aplique na pele e, em seguida, enxágue com água morna.

5 – Mãos de fada

Para ter mãos macias e unhas perfeitamente limpas antes da manicure, basta mergulhar as mãos em uma solução de água morna e bicarbonato de sódio. Deixe agir de 5 a 10 minutos e pronto.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Como qualquer mãe, quando soube que estava grávida, Cristina fez todo o possível para ajudar o seu filho, Marcos, com três anos de idade, a se preparar para a chegada do bebê. Os exames mostraram que era uma menina. Marcos, todos os dias, cantava perto da barriga de sua mãe.

Ele já amava a sua irmãzinha antes mesmo que ela nascesse.

A gravidez se desenvolveu normalmente. No momento certo vieram as contrações. Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada três, a cada minuto...

Entretanto, surgiram algumas complicações e o trabalho de parto demorou horas. Todos discutiam a necessidade de uma provável cesariana. Depois de muito tempo, a irmãzinha de Marcos nasceu.

Só que ela estava muito mal.

Com a sirene no último volume, a ambulância levou a recém-nascida para a UTI de outro hospital. Os dias passaram. A menininha piorava. O médico disse aos pais:

- Preparem-se para o pior. Há poucas esperanças de vida.

Alguns dias atrás estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo bebê. Hoje, os planos eram outros. Marcos todos os dias pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmãzinha.

- Eu quero cantar para ela, dizia.

O bebê já estava há uma semana na UTI, e ninguém esperava que sobrevivesse. Marcos continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irmã, mas crianças não eram permitidas na UTI. Cristina decidiu. Ela levaria Marcos ao hospital, de qualquer jeito. Ele ainda não tinha visto a irmã e, se não fosse naquele dia, talvez nunca mais a visse. Cristina vestiu Marcos com uma roupa um pouco maior, para disfarçar a idade, e foram para o hospital. A enfermeira percebeu a trama e não permitiu que ele entrasse. Cristina insistiu:

- Ele não irá embora até que veja a sua irmãzinha!

Desobedecendo a enfermeira, ela levou Marcos até a incubadora. Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida. Depois de alguns segundos, olhando-a, começou a cantar:

"- Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro..."(Sunshine)

Nesse momento, o bebê pareceu reagir. A pulsação começou a se estabilizar. Cristina encorajou Marcos a continuar cantando.

"- Você não sabe, querida, quanto eu te amo. Por favor, não leve o meu sol embora!.."

Enquanto Marcos cantava, a respiração difícil do bebê foi se tornando suave.

- Continue, querido! Pediu Cristina, emocionada.

"- Outra noite, querida, eu sonhei que você estava em meus braços..."

O bebê começou a se mover.

- Cante mais um pouco, Marcos!

A enfermeira começou a chorar de emoção.

"- Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro... Por favor, não leve o meu sol embora!.."


No dia seguinte a irmã de Marcos já tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário