Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 14/02/2014


Sábado, 14 de fevereiro de 2015.



"Ficar em silêncio não significa não falar, mas abrir os ouvidos para escutar tudo que está a nossa volta." (Paulo Coelho)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 8,1-10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.
4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.
6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo.
7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Maria Elian


Jesus ainda está em missão na terra de gentios. E uma grande multidão o seguia há três dias, e não tinham nada para comer. Jesus se compadece da multidão, pois estavam no deserto, não tinha como mandá-los embora sem alimentá-los, corriam o risco de desmaiarem no caminho. Muitos acompanhavam para ouvir seus ensinamentos, outros para receberem suas graças, serem curados de suas enfermidades corporais e espirituais. Mal sabiam eles, que estariam prestes a receber um dos maiores, senão o maior ensinamento de Jesus, a partilha. Os discípulos ficam preocupados em como saciar a fome da multidão no deserto, o que fariam? Jesus não fica só na compaixão, Ele age, e em seguida, diz aos seus discípulos o que deve ser feito, envolvendo dessa forma os discípulos em sua ação. Ação essa que também terá a participação da multidão.

Após abençoar sete pães e parti-los, Jesus pede para que a multidão se sente, dá aos discípulos os pães e alguns peixes, para que sejam distribuídos a todos. Saciaram sua fome e ainda sobrou alimento. O milagre da partilha foi possível, porque houve o envolvimento de todos. Foi preciso que todos da multidão e os discípulos compreendessem e entendessem o verdadeiro sentido da partilha e da lição que Jesus estava ensinando naquele momento. Jesus, por amor e misericórdia,  partiu o pão,  e distribuiu para o povo pobre e sofredor, e para que  também chegasse até nós, migalhas do pão da misericórdia, o pão da vida.

A partilha que Jesus ensina, deverá ser praticada em nossa vida. Deveríamos partilhar com os mais necessitados. Existem tantos carentes em nossa cidade, no nosso bairro, e ninguém para partir e repartir o pão. Jesus é o nosso exemplo, é a ele que deveremos imitar. Então sejamos misericordiosos e solidários, tenhamos compaixão de quem necessita de nossa ajuda. E sendo seguidores de Cristo, aprendendo a partilhar, é nossa missão também ensinar a partilha para o sustento da vida. "Esta partilha do pão é o grande sinal do amor de Deus, que quer vida para todos."



Oração:

Jesus, não permita que eu veja o sofrimento de meus irmãos mais pobres, sem manifestar-lhes, com gestos concretos, minha solidariedade.

Um abraço a todos.









CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas que vão facilitar sua vida



1-Faça seu próprio limpa-vidros
Composição:

- 2 ou 3 folhas de jornal
- Álcool o suficiente

Modo de preparo:

- Rasgue as folhas de jornal e molhe bem.
- Esprema-as e coloque tudo num vidro de palmito.
- Acrescente álcool até cobrir os jornais.
- No outro dia, coe e o seu produto já está pronto.


2- Conservando o leite fresco por mais tempo:
Adicione uma pitada de sal ao leite fresco para que ele dure por mais tempo.


3- Para que as batatas e maçãs não escureçam:
Maçãs, pêras e batatas se descascadas e deixadas em água fria levemente salgada terão sua cor natural mantida.


4- Para que a alface fique verdinha:
Quando quiser fazer salada com alface, para que fique durinha, depois de separar as folhas e lavá-las bem, ponha uma colher de chá de açúcar.
Verá  que a alface fica dura.


5- Para tirar o cheiro da geladeira:
Numa vasilha coloque bicarbonato e deixe num canto da geladeira.


6- Para o odor nas axilas:
Se você tem odor nas axilas, virilhas e áreas com menos ventilação experimente:
Dilua 32 ml de Lysoform de farmácia* em 1 litro de água e aplique com spray ou algodão nas regiões afetadas algumas vezes ao dia até que o odor vá diminuindo. Depois aplique como manutenção 2 a 3 vezes por semana.
* De acordo com as especificações do fabricante.


7- Tratando o odor das axilas (2):
Dissolva 2 colheres de bicarbonato de sódio em pó em 1/2 copo de água.
Aplicar várias vezes ao dia nas regiões afetadas.


8- Quantidade ideal de alimentos consumidos em um evento:
Calcule quanto de cada tipo de alimento será consumido por pessoa em média numa festa:
Peixe: 200 g quando inteiro
Carne: 200 g limpa ou 250 g c/osso
Pão: 4 fatias
Batatas: 4 ou 5
Legumes: 100 gramas


9- Gaiolas de pássaros mau cheirosas:
Para tirar mau cheiro de gaiolas de pássaros, espalhe no fundo delas uma camada fina de sulfato de cal e depois cubra com uma camada de areia.


10- Despertador de cão:
Para evitar que seu cãozinho chore muito à noite, experimente colocar perto do local onde ele dorme, um relógio despertador, daqueles de corda.
O tique-taque do relógio vai acamá-lo num instante.










MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma mulher morava num bairro onde todos tinham o hábito de dar caixinha para os balconistas da padaria. Ela se mudou para outro bairro onde não existia esse hábito.

No primeiro dia que foi à padaria, ao dar a caixinha para o balconista, ele ficou encantado:
- O que é isso, minha senhora? Não precisa! Eu estou aqui para servi-la!

Logo que ela saiu, ele continuou:
- Que mulher maravilhosa, nunca vi uma pessoa tão gentil assim!

No dia seguinte, logo que ela chegou, ele se desmanchou todo:
- Pois não, madame! O que a senhora deseja?

Quando ela lhe deu a caixinha, desdobrou-se de novo em agradecimentos.

Isto continuou assim todos os dias. Um mês depois, acostumado com a caixinha, já a estava tratando como tratava todos os demais fregueses e, no final, já estendia a mão para pegar a caixinha e sequer agradecia.

Um dia ela foi à padaria com o dinheiro contado, mas tinha subido o preço do leite. Não sobrou dinheiro para a caixinha. Ela imediatamente se desculpou com ele e prometeu que, no dia seguinte, daria uma caixinha melhor.
Tão logo ela virou as costas, ele esbravejou:
- Quem essa mulher pensa que eu sou? Um escravo dela?

É preciso mais do que recompensas para que um bom serviço seja prestado.
Se não houver amor ao que se faz, respeito aos clientes e gratidão pelo reconhecimento do trabalho, corremos o risco de agir como meros executores de atividades que não se importam com os resultados produzidos nem com os usuários dos serviços.

Que o nosso comportamento não seja igual ao do balconista da padaria!


(De Rubens Miola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário