Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 22/02/2015


Domingo, 22 de fevereiro de 2015.



“A maior deficiência é a falta de coragem para lutar!”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 1,12-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


Logo depois o Espírito Santo fez com que Jesus fosse para o deserto. Jesus ficou lá durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Ali havia animais selvagens, e os anjos cuidavam de Jesus.
Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia:
- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


O Evangelho de hoje, por ser narrado por São Marcos, é bem resumido. Em linhas gerais, diz que Jesus, após seu batismo, foi passar 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo demônio e servido pelos anjos. Logo após João Batista ser preso, Jesus voltou pregando: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."
O Evangelho de Mateus é mais detalhado na parte das tentações do deserto. Por isso, para quem quiser uma reflexão mais específica sobre esse tema, pode ler: "Resistindo às tentações", que escrevi na Quaresma do ano passado.
O que está mais evidente no Evangelho de hoje é o fato de que foi necessário um tempo de preparação, afastado de tudo e de todos, para que Jesus se sentisse pronto para começar a pregar o Evangelho. No mundo que vivemos atualmente é praticamente impossível imaginarmos como seria afastar-se de tudo e passar 40 dias em total isolamento. Sem ninguém para conversar, a não ser em oração... Num silêncio completo, apenas como o barulho do vento e dos animais selvagens... Jesus teve tempo para refletir sobre tudo o que já havia vivido e sobre o que iria viver nos próximos anos de vida pública, pregando o Evangelho. Ele teve tempo para aquietar o coração da correria do mundo, ficar em silêncio total, inclusive de pensamentos, até chegar o momento de planejar e se preparar para os próximos anos da sua vida.
É essa a mensagem principal de hoje: para que nós tenhamos um tempo de silêncio, para que possamos refletir sobre as atitudes que tomamos na nossa vida até agora, e tomemos uma decisão. Foi Jesus quem disse: acabou o tempo de viver de qualquer jeito, agindo como se não houvesse consequências para os nossos maus atos. Chegou o tempo de se arrepender e de viver corretamente, buscando a justiça e o amor. Se fizermos a nossa parte, estaremos contribuindo para o que a Campanha da Fraternidade desse ano nos traz a refletir: a segurança.
Não se engane: é nos pequenos gestos do dia-a-dia que nós levaremos os bons exemplos a todos os que nos cercam.

jailsonfisio@hotmail.com







VÍDEO DA SEMANA


Não desista de si mesmo - Pe. Fábio de Melo




https://www.youtube.com/watch?v=6RkLeFB9TJg







MOMENTO DE REFLEXÃO


Assim como as empresas são obrigadas a parar um dia por ano e fazer um balanço de suas atividades, para saberem se cresceram ou deram prejuízo, todos nós deveríamos parar, pelo menos alguns minutos semanalmente (de preferência no mesmo dia) para avaliarmos o impacto das nossas atitudes e pensamentos na qualidade da nossa vida.
Vou mais longe... Existem pessoas que tem uma vida tão agitada, tão doida, que deveriam fazer esse balanço diariamente, não deveriam ir para a cama sem antes fazer uma auto-análise sobre o momento pelo qual estão atravessando e de alguma maneira, sair do turbilhão de pensamentos e problemas.
Assim como as empresas promovem, por vezes, medidas drásticas para sanar as dívidas e obter lucro em caso de balanço negativo, todos nós deveríamos manter algumas atitudes como padrão para obtermos "lucros" em nosso dia a dia. Afinal de contas, cada dia é um momento único e determinante na nossa qualidade de vida.
Então, na nossa "empresa" interior, deveriam existir normas como essas:
- Todo amor vale a pena quando a encrenca é pequena. (Tem gente que adora amores complicados... fuja!)
- Todo o sorriso é parte da alma feliz, menos quando é falso. (Afaste-se de gente falsa, seja sincero com todos, pelo menos tente!)
 - Toda a traição tem um dedinho da nossa desatenção! (duro de engolir, mas é verdade, em algum momento deixamos de prestar atenção em nossa relação e deixamos "solta" demais, o negócio é "rodar a baiana" ao menor sinal de fuga)
 - Tudo deve ser prazeiroso. Abaixo o mau-humor! (trabalhar onde você não se sente bem, estudar onde não quer é dureza. O negócio é lutar para sair dessa situação. Acomodar-se, jamais!).
 - Tenha fé. (Isso é fundamental, mas viva uma fé consciente, não fanática. Ninguém vai ser médico se não estudar Medicina; então, esforço e fé devem andar juntos. Mexa-se!)
 - Onde está a sua alegria? (Se você fizer o balanço e descobrir que anda mais triste do que alegre, mude tudo, comece pelo físico, emagreça ou engorde uns quilinhos, corte ou pinte o cabelo (pode ser de laranja), compre pelo menos uma camiseta nova (sem deixar estourar o cartão de crédito, hein!), vá ao cinema, teatro ou circo e procure uma boa comédia para desopilar o fígado, procure viver um grande amor, mesmo que seja com o velho amor).
- Ame muito! Comece por amar a pessoa mais importante, mais bacana, inteligente, maravilhosa, poderosa, gentil, bondosa, dedicada, trabalhadora, estudiosa, amorosa, carinhosa, amiga, simpática e humilde que existe: VOCÊ! Se você se amar, amar ao próximo vai ser fichinha!

Confira, agora, o resultado do balanço:
Felicidade......100% de Lucro
Tristeza........ 0% de participação

Acredite em você.


Claudia Belucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário