Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 18/02/2015


Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015


“Não é porque as coisas são difíceis que deixamos de fazê-las, mas por deixar de executá-las é que se tornam difíceis.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 6,1-6.16-18

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O que há de diferente na Quaresma? O que deve representar em nós esse tempo tão propício de reflexão e conversão?
Os Judeus, no tempo de Cristo, possuíam diversos métodos de purificação da alma e da expiação dos pecados que ao longo do tempo foram se modificando. No entanto muitos chefes da lei tornavam esse momento um show a parte, uma vitrine de si mesmo.
Jesus chamava a atenção para que isso não se desvirtuasse e que o verdadeiro motivo do costume. O que fazemos da quaresma hoje? Como a tratamos? O sentido de quaresma ainda vive em nossa casa?
“(…) Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola (“remédios contra o pecado”). É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne”. (Felipe Aquino – Blog Canção Nova)
É importante frisar que viver a quaresma é também sentir na pele o quanto Ele nos faz falta em nossa vida, e não só suprimindo algum tipo de alimento ou gosto. A quaresma só terá valor se ao final acontecer uma tomada de atitude interior.
E as cinzas? Como nossa liturgia é repleta de símbolos, elas também têm um significado.
Ao recebermos esse sinal em nossas testas, a igreja nos lembra que tudo isso que vivemos passará, e um dia voltaremos a ser pó. Que nossas vidas poderiam ser melhor aproveitadas em relação as pessoas e com nós mesmos. Que o tempo e a juventude, hoje desprezados com coisas que pouco ou nada edificam, poderá nos fazer falta um dia.
Andamos muito depressa para agora nos preocuparmos com isso. Nem nosso corpo consegue acompanhar nossos pensamentos. Estou aqui, mas minha cabeça já esta em outro lugar; acordo, tomo banho e minha cabeça já esta no serviço; no trabalho, já estou pensando na hora de buscar os filhos na saída da escola; lendo isso, já estou imaginando o que farei em seguida (…).
Na quaresma somos convidados a diminuir o ritmo para que corpo e mente se encontrem. Entender que em paralelo a isso, caminha o reino de Deus e a renovação da esperança, que esperam por aqueles que, na velocidade certa, consigam vê-lo e apreciá-lo.
“(…) Dizia também: O REINO DE DEUS é como um homem que lança a semente à terra. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota E CRESCE, SEM ELE O PERCEBER. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga. Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita”. (Marcos 4, 26-29)
“Convertei-vos e crede no evangelho”!
Boa Quaresma!
Um imenso abraço fraterno!




CURIOSIDADES


1-Alguns fatos curiosos que talvez você não saiba sobre as selfies;

-. A média de idade das pessoas que tiram selfies é 23,7 anos.
-. 48% das selfies compartihados nas redes sociais estão no Facebook.
-. A cidade com mais selfies no Instagram é Makati, nas Filipinas.
-. A segunda cidade com mais selfies no Instagram é Nova York.
-. A mensagem mais retuitada da história é o selfie do Oscar: (goo.gl/tnO44n)


2- O animal mais pesado do reino animal é uma baleia fêmea pesando 190 t e medindo 27,6 m de comprimento, foi capturada na Atlântico Sul.


3- Existe uma síndrome chamada 'Waardenberg', que faz negros nascerem com olhos azuis;
Essa síndrome que também causa surdez e mudança nas cores do cabelo ainda está sendo muito estudada pela ciência que ainda não tem nenhuma explicação plausível sobre o porque disso acontecer.


4- O ditado “a curiosidade matou o gato” originou-se pelo fato de que o gato, apesar de cauteloso, é um dos animais mais curiosos que existe.


5- Os russos querem construir uma base na Lua;
Para realizar essa empreitada, seriam necessários 13 operadores de foguetes pesados e 37 lançamentos em um período de cinco anos para manter o “acampamento lunar” em curso. Os pesquisadores da empresa Lin Industrial ainda indicaram Malapert Mountain, no sul da Lua, como o melhor local para a construção.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Quem te viu e quem te vê, hein!
Já pensou como é bacana alguém chegar e dizer isso pra você?
Lógico que estou falando de elogio, de admiração.
Você está mais feliz, seu rosto brilha de alegria.
Você reduziu uns quilos e seu corpo está mais bonito, ainda que você tenha certeza que precisa perder mais sei lá quantos quilos...
O seu humor está tão alto que você anda rindo até do seu tropeção, nada abala a sua confiança, nada abala a sua saúde, nada abala a sua fé.
Ah! como que gostaria de ver isso em você...
E quer saber de uma boa notícia?
Isso é muito mais fácil do que você imagina.
Basta você apostar na sua CAPACIDADE, descobrir em você POSSIBILIDADES, aquele dom que Deus lhe deu e você nem reconhece.
Sabe aquele café que só você sabe fazer?
Que tal fazer para vender?
Sabe aquela faxina maravilhosa que você faz com gosto?
Que tal transformar isso em empresa?
Sabe aquela história que você conta e as crianças se encantam?
Que tal contar no hospital na ala infantil e fazer o bem sem perceber?
Que tal esquecer a frustração amorosa do passado e se arrumar para o novo amor que vai chegar?
Que tal esquecer a mágoa de ontem e fazer novos planos para o hoje?
Sim, porque só o hoje está nas nossas mãos, o ontem morreu e não pode ser ressuscitado, o amanhã ainda não nasceu, mal foi germinado.
Por isso, dedique-se a fazer deste dia, que as vezes é tão longo,e por vezes tão curto, o melhor dia da sua vida.
Sei que existem problemas, barreiras sociais, ingratidão, conheço a rua, a noite, as doenças e os medos, mas, sobretudo, eu conheço a capacidade do ser humano, de se reinventar a cada dificuldade, e vencer.
É por isso que eu acredito em você e na sua vitória.
Você é INSUPERÁVEL!
Curta o seu dia e seja feliz.

Paulo Roberto Gaefke


Nenhum comentário:

Postar um comentário