Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 04/02/2015


Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015.



“A felicidade às vezes é uma benção, mas geralmente é uma conquista.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 5,21-43

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


Naquele tempo, 1Jesus partiu dali e foi para a sua pátria, Nazaré, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres? 3Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito. 4Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa. 5Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
“(…) Viver pra mim é cristo, morrer pra mim é ganho Não há outra questão quando se é cristão, Não pára de lutar, Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus Não há outra questão quando se é cristão, Não pára de lutar” (Viver pra mim é Cristo – Pe. Fábio de Melo)
Esses dias conversando com uma companheira de caminhada divagávamos a ideia que ser cristão dentro da igreja é fácil, pois o difícil é se-lo fora dela onde o mundo de certa forma aprova ou fecha os olhos aos nossos erros, pois também erram e assim justificam-se os seus próprios. Comentávamos também a dureza de ser cristão solitário no serviço, em casa, na igreja…
Perdi a conta quantas vezes uma mensagem aqui escrita foi interpretada como indireta por alguém ou quantas vezes fomos medidos por outros irmãos a procura de um erro, um equivoco, um tropeço. Como partilhei ontem, Deus sabe a hora em que cada um se tornará amadurecido para que Ele possa apresentar Jesus. Enquanto isso, o que devemos fazer é procurar esse amadurecimento que encherá os olhos de Deus de alegria, mas saiba, que no serviço, na caminhada, na vivencia em comunidade (como prefiram) não faltarão as famosas “críticas”. Como o padre canta: Não se para de lutar!
Ave! Todos erram! Mas nem todos conseguem levantaras nossas criticas!
Diz Ricardo Sá que boa parte das coisas que nos chamam atenção podem ter algo de verdade. Que se algo toca e incomoda alguém ao ponto de faze-la refletir deve ser vista como uma dádiva de amor de Deus por seus filhos
Jesus não se deixou abater pelos críticos, mas se entristeceu por não poder fazer o bem ali, pois lhes faltava a fé. Infelizmente, tendo a razão das suas orações a sua frente, não conseguiram vê-lo.
Psicólogos afirmam em vários estudos que “vemos o que desejamos ver”; “filtramos aquilo que nos interessa”, “agrediremos quem nos agredir”, “dissimularemos ser for necessário”, “mentiremos para nos defender”, (…) talvez seja por isso que Jesus tanto intriga quem estuda o comportamento humano. Ele não fazia o óbvio! E nós sim!
Temos mania de desistir mediante as “criticas”; procuramos pessoas para assumirem a culpa de minha própria desmotivação, o famoso “vou deixar a igreja por causa de fulano” (hunf!). Na verdade já quero desistir a um bom tempo, mas fico a procurar alguém que assuma a minha fraqueza! Como já disse hoje: Nem todos conseguem levantar!
Amo os filmes do Rocky Balboa (imagino que alguns já estejam pensando que esteja incitando a violência – risos) e em especial o último, onde o personagem Rocky conversa com seu filho que frustrado diz a seu pai que este é o culpado por seus insucessos. Quantos filhos dizem por ai “quem mandou vocês me porem no mundo”? Mas o pai assim responde:
“(…) Não vai acreditar nisso, mas VOCÊ CABIA NA MINHA MÃO, eu te erguia e falava para sua mãe, esse menino será o melhor rapaz do mundo, esse menino será o melhor que qualquer um que eu já tenha conhecido. E cresceu bem e maravilhoso, FOI MARAVILHOSO TE VER TODOS OS DIAS, FOI COMO UM PRIVILÉGIO. Quando chegou sua hora de ser homem e ir embora, você foi. Mas alguma coisa mudou no caminho, e mudou. DEIXOU DE SER VOCÊ, deixou que as pessoas apontassem para sua face e te dissessem o que não era bom. E QUANDO AS COISAS VÃO MAL, PROCURA ALGUÉM PARA CULPAR. Como se fosse uma sombra. Deixa eu te dizer uma coisa que você já sabe. O mundo não é um mar de rosas. Na verdade é um lugar ruim e asqueroso. E não importa o quão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, e ficará ali se permitir. NEM VOCÊ NEM NINGUÉM, BATERÁ TÃO FORTE QUANTO A VIDA. Não importa o quão forte possa bater, e sim o quanto pode levar golpes e continuar em frente, o muito que pode aguentar e seguir adiante. Assim é a vida! Agora se você sabe o que é que vale, vá e consiga o que vale. Mas deve ser capaz de receber os golpes e não apontar o dedo e dizer que é por culpa desse ou daquele. Os covardes fazem isso, e você não é covarde! Você é melhor do que isso! Sempre vou te amar! sem nada mais importar, sem me importar o que aconteça. É o meu filho, é o meu sangue. É o melhor da minha vida, MAS ENQUANTO NÃO COMEÇAR A ACREDITAR EM SI MESMO, NÃO PODERÁ TER UMA VIDA.”
Jesus poderia ter pedido ao Pai “Me leve de volta óh Pai, eles não valem o sofrimento que passarei”, mas não, Ele prefere ficar!
Não precisamos lutar só! Não seremos covardes se cairmos, mas se desistirmos. Nesses momentos muitos pensam em desistir da vida, do emprego, da família, do casamento, de um trabalho social sem mesmo lutar. Não estou a pedir que ninguém saia no tapa com ninguém, mas como Jesus no evangelho de domingo, passe entre os problemas!
“(…) Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. MAS ELE PASSOU PELO MEIO DA MULTIDÃO E FOI EMBORA”. (Lucas 4, 28-30)
Enfrente os problemas com coragem! Levante! Um cristão nunca para de lutar! Deus te fará forte!
Um Imenso abraço fraterno!






CURIOSIDADES


Conheça 5 superpoderes humanos que ninguém .


Você já quis ter poderes especiais, tipo um mutante? Se esse é seu caso, não se envergonhe: na infância todo mundo acaba passando por essa fase. Acontece, no entanto, que aos poucos a gente vai percebendo que nada de muito extraordinário vai acontecer e que você não vai ser convocado nem para a escola do Professor Xavier, de X-Men; nem para Hogwarts, a escola de magia de Harry Potter.

A verdade sobre a vida é dura, nós sabemos, mas não se frustre! A ciência já comprovou que o ser humano possui sentidos muito apurados e poderosos! O problema, claro, que é acabamos sem conhecê-los ou os colocando em prática inconscientemente, sem nem desconfiar da eficiência brutal que eles oferecem.

Confira a lista abaixo e descubra 5 desses superpoderes que possuímos:

5. Cheirar personalidades e emoções

Por mais impossível que pareça, as pessoas são capazes de julgar as intenções de um estranho em frações de segundo! Isso porque o cheiro nos deixa saber algumas coisas sobre as pessoas antes mesmo delas dizerem uma palavra.

Mas essa função não se trata de algo supersticioso, é totalmente orgânica, ligada aos instintos animais que conservamos. Isso é possível porque o nosso odor corporal é tão eficiente como indicativo de quem você é quanto a fala ou os maneirismos particulares.

Sobre esse assunto, pesquisadores estão descobrindo ainda que o cheiro individual de cada pessoa é tão único que é quase como uma impressão digital, exclusivo o suficiente para que possa servir como uma alternativa para análise de DNA. Interessante, não?

4. Ver cores que não existem

Você consegue imaginar uma cor que não existe? Sua primeira resposta pode ser negativa, mas fique sabendo que há inúmeras cores novas por aí, que nós não temos capacidade de ver.

Os cientistas buscam todos os dias métodos de “abrir” esse campo de visão das pessoas e expandir nosso horizontes quanto ao colorido do mundo. Apesar disso ainda ser um tanto complicado, existe uma cor impossível que a maioria das pessoas pode enxergar sem truques: o rosa!

Por mais que você o considere uma tonalidade normal, essa cor se trata de uma mistura entre vermelho e violeta, que não aparece no arco-íris, como você já deve ter percebido. Conforme os cientistas, no mundo das cores, ver o rosa seria o mesmo que ver fantasmas no mundo real.

As pessoas que nascem com a capacidade de ver esse mundo de novas cores que o resto de nós não pode sequer imaginar são muito raras. Elas são chamadas tetracromatas, porque têm quatro cones nos olhos em vez de três, como o resto de nós.

3. Na ovulação, mulheres detectam cobras e homens gays

Não é novidade para ninguém que as mulheres seguem o que os especialistas chamam de ciclo menstrual, acompanhado por um período fértil, que acontece uma vez por mês. Acontece que essa mudança hormonal das garotas – como mostrou algumas pesquisas – além da capacidade de engravidar, guarda alguns bônus. Isso porque, nessa época, elas são capazes de perceber a presença de cobras e de identificar um cara gay somente o encarando.

A teoria mais aceita para explicar o primeiro fenômeno é que a evolução deu  às mulheres que estão prontas para reproduzir um impulso cognitivo adicional quando se trata de detectar o perigo. Já, com relação aos homossexuais, estudos mostraram que, no ápice de seus períodos férteis, as mulheres podiam identificar os gays com maior facilidade e rapidez, vendo apenas fotos de seus rostos  (o que não acontece com lésbicas)… talvez seja uma ajudinha da natureza para ajudar a economizar tempo, né!?

2. Homens percebem a ovulação

Para quem pensa que os homens não são bons de percepção, uma surpresa: eles não só podem sentir quando as mulheres estão ovulando como, inconscientemente, mudam seu comportamento na hora de se adaptar a isso. Conforme os cientistas, esse é outro de nossos mais fortes resquícios do instinto animal.

Conforme inúmeros estudos, quando uma mulher está ovulando, ela tem alterações muito sutis na voz, no cheiro e no tom de pele, às quais os homens percebem, mesmo sem saber. Em resposta a essa percepção do “ambiente”, digamos assim, eles são mais prestativos, na tentativa de impressionar as mulheres na fase fértil.

1. Mesmo cego, os olhos podem ver

Parece estranho (e é), mas esse fenômeno existe e é conhecido no meio científico como “visão cega”. Isso acontece porque, para muitas pessoas cegas, não há realmente nada de errado com seus olhos. O problema é geralmente com o córtex visual, a parte do cérebro que processa o que os olhos veem.

Como o corpo é uma máquina incrível, alguns deficientes visuais desenvolvem outra maneira de enviar as informações da retina para o cérebro, o que os torna – de certa forma – capazes de ter plena consciência de seus arredores.​





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez um senhor parou num boteco à beira da estrada e pediu um café.
A um canto um gatinho lambia leite num pires.

O senhor se encantou pelo pires que reconheceu ser porcelana fina de famosa dinastia chinesa.
Pensou: quero o pires, mas não posso demonstrar interesse.
Perguntou quanto queriam pelo gatinho e disseram que não estava à venda.
Ofereceu então à dona do boteco mil reais pelo gatinho, subindo até chegar a dez mil, quando então ela cedeu.
Pagou pelo gato e pelo café, pegando o gatinho, jogou o leite fora e ia pondo o pires no bolso quando a dona do boteco disse:
- Epa, o gatinho sim, mas não o pires!
Alto lá que esse é meu pires de vender gato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário