Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 13/02/2015


Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015.



“Cerca-te dos capazes e será o mais capacitado, cerca-te dos medíocres e serás o mais medíocre deles. Dessa forma conhecemos as lideranças.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,31-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Parece ser um dos procedimentos ou técnicas mais usadas pela pedagogia de Jesus: Retirar a pessoa do campo visual das pessoas.
É preciso notar que esse afastamento não a retira do convívio em sociedade, da comunidade, do grupo, mas a traz, nem que seja por um breve momento, a ter um contato com Jesus um pouco mais próximo e reservado. Quantas pessoas conhecemos que também andam por ai desmotivadas, cansadas, desgastadas, desesperaçosas, (…) que a surdez, não física, mas da compreensão, já não as permite que ouçam conselhos, direcionamentos ou ânimo.
Sim! O cansaço físico, aliados ao mental, pode tornar alguém muito forte na fé, ficar surdo. Esse processo é muito comum e peculiar a todo ser humano. Alguns o chamam de desmotivação; outros preferem chamar de “branco mental’, mas a igreja os chama de tibieza e acídia.
“(…) A TIBIEZA é uma hesitação ou uma negligência em responder ao amor divino, podendo implicar a recusa de se entregar ao dinamismo da caridade. A ACÍDIA OU PREGUIÇA ESPIRITUAL chega a recusar até a alegria que vem de Deus e a ter horror ao bem divino“. (§2094 Catecismo da igreja Católica)
Quem lida com pessoas, projetos e ações, sejam elas inseridas ou não dentro de um contexto pastoral, sendo assim o trabalho, a família, o estudo também se incluem, não esta livre de momentos de “branco” espiritual. Por muitas vezes já enfatizei que as grandes quedas não ocorrem durante as tempestades, mas nos períodos de calmaria. Um tempo tranquilo que engana e nos faz “baixar a guarda”.
Como não estamos imunes a esse tormento é importante aceitar esse convite que o Senhor nos faz de sair de vista, mas não de abandoná-lo. Se pudéssemos tornar isso mais concreto, seria sentar no banco aquele que por anos coordenou; ser mais um, no entanto sabendo que ainda é e será único; reinventar a motivação, buscar novos desafios ou tornar os mesmos novamente novos. É tentar ser novamente namorada(o) do seu marido (esposa); é se interessar pelas conversas complicadas dos jovens; é partilhar o problema com que se confia; é permitir-se novamente ser novo, abrir-se ao amor de Deus que insiste em dizer “(…) Efatá!, que quer dizer: Abre-te!”
O Senhor sabe a hora e o quanto suporta cada um; Ele sabe dar e reconhecer o repouso dos justos, mas mesmos desanimados, perseguidos ou desmotivados Ele propõe que nos abramos ainda mais. Esse estágio momentâneo de fragilidade nos permite se aproximar Dele e por Ele sermos cuidados. Quem nunca sucumbiu ao fundo do poço e da lá quando saiu, apareceu ainda mais forte?
“(…) Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”. (Mateus 11, 28-30)
Sabemos que muitos também se “escoram” no colo de Jesus para justificar a sua infinita fraqueza ou vontade de lutar. É preciso que todo cristão se emprenhe em olhar pelos que mais sofrem, mas também cabe a aquele que também é vítima ou se vitima, ter a coragem de levantar e encarar seus problemas com os olhos fitos nele.
“(…) §6. Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa (…). Compreendo as pessoas que se vergam à tristeza por causa das graves dificuldades que têm de suportar, mas aos poucos é preciso permitir que a alegria da fé comece a despertar, como uma secreta, mas firme confiança, mesmo no meio das piores angústias… “. (Papa Francisco)
Sabemos das desigualdades sociais, mas é preciso entender que a procura por vagas de emprego e de estudo sejam sempre maiores que as do cadastro do bolsa família; As horas em preces ou lamentações sejam menores que ou iguais ao tempo que passamos também andando em busca de algo melhor. Sou sempre vítima?
Como diz minha ex chefe (Adriana Rezende): Levanta! Para de reclamar! Vem correr! Riso.
Um imenso abraço fraterno!







CULINÁRIA


Mousse de chocolate com morangos

200gr chocolate meio amargo
100gr manteiga
3 ovos
1 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de açúcar
1 bandeja de morangos (decorar)
modo de preparo

Bata as claras em neve, depois bata as gemas com o açucar, derreta o chocolate em banho-maria junto com a manteiga, chocolate derretido misture as gemas batidas com o chocolate sem parar de mexer, espere esfriar um pouco e acrescente o creme de leite, misture bem eles e depois envolva a clara em neve, decore com os morangos e leve para a geladeira por no mínimo 4 horas.




Sobremesa de abacaxi


INGREDIENTES

2 pacotes de gelatina de abacaxi
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 vidro de leite de coco
1 abacaxi médio cozido
1 xícara de açúcar


MODO DE PREPARO
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e deixe esfriar
Pique o abacaxi e cozinhe com 1 xícara de açúcar por 15 minutos
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite de coco e metade do abacaxi cozido
Junte a gelatina e torne a bater
A outra metade do abacaxi cozido, coloque no fundo da forma para decorar
Coloque em forma para pudim e leve à geladeira para ficar firme








MOMENTO DE REFLEXÃO


O amor tem muitas faces. As faces que vemos mais freqüentemente são aquelas da paixão e do romance. Nós falamos em estar apaixonados e sentimos, também, aquele friozinho na barriga como se estivéssemos em queda livre. Mas a face de amor que eu mais aprecio não é aquela romântica, mas sim a face da devoção.

Eu vejo isto naquele casal à mesa para o jantar tendo mais uma discordância. Para assombro das crianças, o pai salta da cadeira, agarra duas folhas de papel, e diz para sua esposa,
- Vamos fazer uma lista de tudo aquilo que não gostamos no outro.

Ela concordou e começou a escrever. Ele, enquanto isso, sentado e carrancudo.
Ela olha para cima, pensativa e ele começa a escrever.
Enquanto ela continua listando reclamações, ele olha fixamente para ela.
Novamente, enquanto ela olha pensativa para cima ele se põe a escrever no papel.
Ele pára para observá-la, e todas as vezes em que capta seu olhar, ele novamente se põe a escrever.

Finalmente terminam.
- Vamos trocar as reclamações, ele disse. E entregam, um ao outro, as suas listas.

Ela dá uma olhada em sua folha e suplica,
- Dê a minha de volta!

Em toda a sua folha ele tinha escrito: "Eu te amo, eu te amo, eu te amo".
Suas crianças sempre se lembrarão daquele momento com humor e carinho.

Tanto quanto aprecio o romance, é de uma devoção decidida que eu mais preciso. Eu gosto daquele amor que diz,
- Estarei contigo para o que der e vier!

É uma face do amor que pode ser freqüentemente vista entre pais e entre avós, entre muitos cônjuges, e até entre bons amigos.

E é nesta face que, quando eu olho atentamente e perto o suficiente, que eu posso ver a face de Deus.

Se você não observou esta face do amor ultimamente, olhe bem de pertinho. Você ficará surpreso quando a encontrar!


Tradução SergioBarros

Desconheço o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário