Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 10/02/2015


Terça-feira, 10 de fevereiro de 2015.



“Uma garrafa de vinho meia vazia também está meio cheia. Porem, uma meia mentira nunca, será uma meia verdade.” (Jeart Cocteau)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,1-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quantas vezes já li esse evangelho, mas como é interessante vê-lo ser novo todo dia.
Comentava eu, com algumas pessoas esses dias, sobre a quantidade de justificações que damos e temos dado sem ninguém ter pedido. Parece estranho, mas é uma coisa importante a ser observada hoje.
Um irmão exclama: “você andou sumido”! Reparemos que não é uma pergunta que ele nos fez, mas rapidamente a justificamos: “Sim! Mas foi por causa disso e disso”… A justificativa parece brotar como um meio natural de se defender do que achamos que pensarão ou falarão de nós, mas viver se justificando pode parecer que somos inseguros, imaturos ou neuróticos.
Um segundo exemplo: recebendo uma crítica construtiva!
Esse mesmo irmão diz que ficou perfeito o que fizemos, mas deixamos passar despercebido um ou outro detalhe, que no fim, ninguém viu ou reparou. Nossa percepção imatura, insegura ou neurótica, esquece o elogio recebido primeiro passando a se defender do pequeno erro visto, pois é inadmissível que haja algo a melhorar. O padre, o pregador, o músico que não aceita um comentário relevante sobre seu trabalho; o chefe que se abraça ao orgulho para não reconhecer uma falha; uma mãe ou pai que descarrega o cansaço do dia nos filhos e mesmo assim orgulhosos não pede desculpas; o funcionário que se esqueceu de fazer uma tarefa; o troco dado errado; a trombada dentro do ônibus lotado; a batida por desatenção no trânsito… “(…) Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus.”
Jesus não incomodava a ninguém, mas era preciso encontrar defeitos para atacá-lo. As mãos sujas eram a justificativa que precisavam para ocultar de suas mentes os milagres, os prodígios, os ensinamentos. Para o medíocre não é preciso muito para tampar os olhos – um dedo basta. Um dedo era suficiente para ocultar toda a bondade realizada e operada naquele povo. Um grão de areia e suficiente para cegar um cético, um descrente, um invejoso que não precisa de muitos argumentos para difamar, caluniar… Basta um grão chamado QUERER para poder seu cérebro VER APENAS O QUE DESEJA VER.
Os fariseus bordavam ou estampavam em suas vestes as leis que seguiam, mas o que estava escrito nem sempre era seguido. Lembrou-me as pessoas que ainda hoje pegam a Bíblia e como diz padre Zezinho, sorteiam palavras que lhes agradam. Retiram a mensagem que lhes convém ou agrada e que muitas vezes pode agredir aos irmãos. Quem não conhece alguém que parece conhecer a bíblia de “trás pra frente” mas usa suas mensagens apenas para justificar seus atos, inclusive os errados?
Às vezes parece que estamos no caminho certo, mas Deus sempre nos convida a olhar novamente onde já havíamos procurado, lançar novamente as redes onde já havíamos jogado e nos surpreender com o resultado
“(…) subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Simão respondeu-lhe: Mestre, TRABALHAMOS A NOITE INTEIRA E NADA APANHAMOS; MAS POR CAUSA DE TUA PALAVRA, LANÇAREI A REDE. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia“. (Lucas 5, 3-6)
Justificar é normal, mas é preciso ter disciplina também quanto a isso. Sejamos mais humildes as correções e mesmos doutores em algum assunto, ousemos a jogar novamente a rede.
Não fechemos nossos olhos facilmente. Limpemos constantemente o que limita nosso olhar.
Um imenso abraço fraterno







QUALIDADE DE VIDA


Falar em público sem medo – veja as dicas


Para algumas pessoas, falar em público bem, de maneira natural e objetiva, é um talento ou dom divino que poucos têm, enquanto que para a grande maioria é um desafio assustador.

Vamos ver quais são as dicas para falar em público sem medo, confiante e, porque não, cheia de estilo!


O preparo e a prática são as chaves para o sucesso

É importante dizer que todo mundo é capaz de falar em público de maneira eficiente. É possível aprender técnicas e, até, desenvolver métodos particulares para se preparar para a tarefa, além de contar com ajuda especializada para isso.

Os grandes inimigos são a falta de conhecimento, roteiro (planejamento) e prática. Pensando nisso, vamos às principais dicas.

Dicas para falar em público

- Esteja preparado, estude, procure cercar-se do máximo de informações possível (tenha sempre as fontes); conheça o perfil da plateia e saiba qual é a expectativa dela.

- Faça um planejamento que leve em conta: tema a ser abordado (contextualize, se for o caso), forma e recursos tecnológicos para a exposição, etapas, objetivo e conclusão, ou seja, começo, meio e fim. Tudo isso com uma expectativa de tempo para cada fase da explanação (isso vai ajudar a manter a concentração e terminar no tempo previsto)

- Não deixe tudo por conta da memória, tenha um cartão com os tópicos de cada etapa e algumas informações importantes, caso dê um branco ou uma interferência a desconcentre.

- Fale de forma clara e audível, evite o tom monótono. Fale com emoção, entusiasmo e energia. Busque um tom natural (não decorado).

- Olhe para a plateia enquanto fala. Lembre-se de se comunicar visualmente com todos os lados (escolha pessoas que te pareçam simpáticas e interessadas, elas vão te ajudar!).

- Mexa-se enquanto fala, mas cuidado com o excesso de gestos, que é considerado pior do que a falta deles.

- Cuide da postura corporal, evitando ficar com as mãos no bolso, braços cruzados ou ainda com uma postura excessivamente relaxada. Lembre-se que uma boa apresentação pessoal (roupas, sapatos, cabelos, etc) transmite credibilidade e fortalece a sua auto confiança.

- O bom humor e a simpatia são ferramentas valiosas na comunicação, usadas no primeiro momento, podem quebrar o gelo e aproximar a plateia.

A prática garante o sucesso de falar em público

Não tem segredo, quanto mais praticar, melhor vai ficar. Então, ensaie sua apresentação, fale em voz alta, mexa-se, imagine a plateia. Se for possível, chame amigos e família para ajudarem. Quando estiver segura, peça que eles façam interferências, para você treinar sair do seu planejamento e retomar.

Você pode ainda se filmar ou gravar, vendo-se é possível perceber onde dá para melhorar. Se for usar recursos tecnológicos, tenha sempre um plano B no caso de falha.

Seu método, seu segredo!

Pensar que a plateia está nua, visualizar o globo terrestre ou a finitude da vida, pode ajudar. Descubra o que a faz sentir-se mais confiante e tranquila. Nessas horas, todo mundo tem um segredinho!








MOMENTO DE REFLEXÃO


Mesmo que você não possa amar a seus inimigos, ame - pelo menos a você mesmo. E use esse amor por você mesmo para não permitir que seus inimigos controlem a sua felicidade, a sua saúde e a sua vida. Quando você odeia seus inimigos está dando a eles poder sobre você mesmo: sobre seu sono, seu apetite, sua pressão arterial, sua saúde, sua felicidade.

Passar dias e noites se preocupando em como desforrar-se deles, arquitetando vinganças mirabolantes, só faz mal a você mesmo. O seu ódio não causa efeito a eles, mas faz com que seus dias e suas noites se transformem em verdadeiros infernos...

Um meio para acabar com esse sentimento ruim e devastador é perdoar seus inimigos e esquecê-los. Para chegar a isso, passe a dedicar-se a alguma coisa infinitamente maior do que o mero desejo de vingança...

E, para cultivar uma atitude mental que traga paz e felicidade lembre-se desse princípio: nunca procure vingar-se de seus inimigos porque, se o fizer, vai ferir mais a si mesmo do que a eles; não desperdice um minuto sequer falando ou pensando em pessoas que não o agradam.



Dale Carnegie no livro "Como evitar preocupações e começar a viver"

Nenhum comentário:

Postar um comentário