Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 27/02/2015


Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015.



“Nada é para sempre, nem mesmo os nossos problemas.” (Charles Chaplin)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,20-26


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
É muito profunda essa reflexão de hoje e talvez a mais difícil de cumprir, pois foge ao nosso controle. Jesus apresenta a morte como um grande pecado, mas a indiferença também.
Sim, às vezes pelos desentendimentos, pelas posturas contraditórias e até pelas perseguições sofridas, escolhemos gostar de alguns e segregar a outros de nossa vida. Ele deixa entender que entre a EMPATIA e ANTIPATIA, a AÇÃO e a OMISSÃO existe uma linha tênue, que aos seus olhos, morte ou omissão acabam agredindo ao outro da mesma forma, mudando apenas na intensidade, ou seja, como se pode dizer EU AMO sendo indiferente ao que realmente sofre?
“(…) Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão”. (I João 4, 20-21)
Sei que posso dar um tiro no pé, mas quantas vezes ouvi, talvez por ingenuidade ou falta de informação, irmãos de longos anos de caminhada dizer que seu único compromisso é com o seu grupo de oração, pastoral ou movimento?! Como posso dizer que minha identidade é essa ou aquela se nada na igreja foi feito para apenas um povo eleito de uma determinada pastoral?
Os dons que temos não têm finalidade alguma se não aplicados aos irmãos! Temos imensas falhas, nosso humano fala muito alto nas nossas decisões até mais corriqueiras. Temos mania de fazer grupinhos e “reservar a graça” a aqueles que dali congregam. Separamos cristãos dos “pagãos” e muitas vezes agimos como os próprios homens da lei a qual Jesus se refere no texto.
Ser igreja não é tomar uma identidade política partidária; não é ser pastoral e esquecer-se de rezar; não é se fechar dentro de um grupo e fingir que não existe gente lá fora ou apenas vê-la quando participar do seu modo de pensar… Ser igreja é se importar com mais alguém além de mim mesmo.
“(…) Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então algum de vós disser a eles: “Ide em paz, aquecei-vos” e “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso? Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta”. (Tiago 2, 1417)
Ai, de Paulo e da Nossa igreja se ele, movido pelo Espírito Santo, não saísse pelo mundo a levar a boa nova? Quem melhor entendeu isso que São Francisco de Assis que chamava a todos e a tudo de irmãos?
Nada do que disse aqui é para enaltecer ou diminuir esse ou aquele, pois na verdade, nossas pastorais somos nós mesmos e se às vezes precisamos de um toque de atenção para voltar a direção certa, devemos acolher.
Eu amo ser igreja!
Um imenso abraço fraterno!








CULINÁRIA

Salada de berinjelas grelhadas

Fatie as berinjelas e coloque no forno com azeite pra amolecer e dourar por uns 20 min.

Depois de pronto, deixe esfriar e monte a salada intercalando com fatias de muçarela de bufala, tomates e folhas de manjericão.
Tempere as camadas com sal grosso e vinagre balsâmico.








Doce de abacaxi prático


INGREDIENTES:


. 1 abacaxi picado bem miúdo
. 2 xícara (chá) de açúcar
. 1 cravo
. 1 canela em pau
. 1 vidro de leite de coco
. 100 grs de coco ralado grosso

PREPARO:
Coloque numa panela o abacaxi, o açúcar, o cravo a canela, e deixe cozer uns 5 minutos, após coloque o leite de coco e deixe até quase secar, coloque o coco mexa bem mais uns 3 minutos e desligue.
Leve a geladeira. Se quiser pode servir em festinhas, coloque em copinhos ( em baixo um pouco de doce de leite,por cima o doce de abacaxi e salpique coco, fica saboroso e diferente).




Torta de bis


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 vezes a medida da lata de leite
1 tablete de chocolate meio amargo
1 caixa de bis
1/2 litro de chantilly
3 a 4 colheres de maizena


Modo de Preparo:

Coloque o leite condensado e o leite na panela, leve ao fogo e espere ferver
Acrescente a maizena e mexa até engrossar
Separe metade do creme, à outra parte misture com o chocolate, até que ele derreta
Quebre uns 12 Bis em pedaços e monte o pavê
Coloque primeiro o creme branco, os Bis, o creme de chocolate e por último o chantilly.
Decore seu pavê com os Bis que sobraram.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Se a água barrenta ficar quieta por muito tempo, o barro se depositará no fundo e a água se tornará clara.
"Na meditação, quando o barro de seus pensamentos inquietos começa a depositar-se, o poder de Deus começa a refletir-se nas águas claras de sua consciência."

Essas palavras do mestre indiano Paramahansa Yogananda (1893-1952) são um convite para a reflexão que eu proponho hoje, para que a sua vida tome o rumo que você desejar.

Deus te entregou um barco, que é a sua vida, e por mares ou rios, entre a calmaria e a tempestade, você tem o dever de pelo menos segurar no leme e buscar dirigir esse barco da melhor maneira possível, conservando-o com carinho, para um dia devolvê-lo ao seu verdadeiro dono.

Se a sua viagem tem sido agitada por tempestades, se raios e trovões tem te colocado em situação de medo e apreensão, hoje, neste dia abençoado, você vai ter a oportunidade de recomeçar, de jogar fora teus problemas  e deixar o seu barquinho mais leve.
Essa noite, o grande capitão Jesus, vai passar em todo o cais (casa), onde os barquinhos estiverem com um sinal, uma bandeira avisando ao Capitão que o dono daquele barco quer ter uma nova vida. Essa bandeira, esse sinal, é a sua oração, é a sua reflexão.

Então, se você quiser,  esta noite você vai dobrar os teus joelhos em sinal de humildade e vai falar com Deus...
Vai falar sobre tuas ansiedades, angústias, medos, decepções, tristezas, e vai refletir sobre tudo o que você anda fazendo da sua vida, onde você tem levado o seu barco, em quem você tem confiado, em "o que" você tem confiado e o que você espera para os seus dias.
Abra teu coração nesta noite, deixe o "barro", a "sujeira", a dor, e tudo o que não te serve e não presta escoar pelo ralo da sua consciência, renove o seu acordo, seu contrato com Deus, e através de Jesus, o grande Capitão da nossa nau, entregue tudo o que é seu nas mãos Dele.
Hoje o teu barco vai ganhar um novo rumo, uma grande farol de Luz vai te guiar, o barco é a sua vida, e a Luz sempre será,
Jesus.


* Paulo Roberto Gaefke *

Nenhum comentário:

Postar um comentário