Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 31/03/2014



Segunda-feira, 31 de março de 2014

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.“- Leonardo da Vinci




EVANGELHO DE HOJE
Jo 4,43-54

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Passados os dois dias, Jesus foi para a Galileia. Quando então chegou à Galileia, os galileus o receberam bem, porque tinham visto tudo o que fizera por ocasião da festa. [...] Havia um funcionário do rei, cujo filho se encontrava doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, ele foi ao encontro dele e pediu-lhe [...]para curar o seu filho, que estava à morte. Jesus [...] respondeu: “Podes ir, teu filho vive”. O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. [...] Ele, então, passou a crer, juntamente com toda a sua família. Também este segundo sinal, Jesus o fez depois de voltar da Judeia para a Galileia.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Vai, teu filho está vivo.
Este Evangelho narra a cura, feita por Jesus, do filho do funcionário do rei, que era um homem pagão. Jesus fez o milagre à distância, pois Jesus estava em Caná e o menino em Cafarnaum. A Palavra de Deus, quando é acolhida com fé, tem uma força enorme, e age mesmo à distância.
Jesus mostra que as fronteiras do Reino de Deus vão muito além da pertença a um grupo. A verdadeira fronteira é a fé na sua Palavra libertadora. Se não houver fé, não haverá possibilidade de entrar no Reino de Deus.
A cena vem logo após o encontro de Jesus com a samaritana. Os judeus recusam a Jesus, os samaritanos o acolhem, e agora é um pagão que acredita. Fica, assim, rompida toda relação de dependência entre salvação e lei. A redenção é dom de Deus, para todos aqueles que se abrem e respondem a esse dom.
“Se não virdes sinais e prodígios, não acreditareis.” A própria Palavra de Deus, e o seu exemplo, já deviam por si levar o povo à fé nele. A nossa fé em Deus não devia depender de sinais e prodígios realizados por Deus, pois está tudo tão claro na natureza, nos acontecimentos e na revelação. As pessoas que se amam não exigem provas do amor do outro, porque conhecem o coração do outro. Que nesta quaresma a nossa fé em Deus cresça!
Até aqui, segundo o Evangelho de S. João, Jesus mostra para quem ele veio: não só para os judeus, mas para todos igualmente. Daqui para frente, ele vai mostrar o que veio fazer e quem ele é. A fé é um dom de Deus, oferecido a todos e todas. Quem acolhe esse dom, cresce na fé, cujo estágio mais desenvolvido é ser membro ativo da Igreja, una, santa, católica e apostólica. A nossa fé cresce na medida em que praticamos aquilo que cremos. Se a pessoa acredita só “com a cabeça”, a sua fé vai diminuindo cada vez mais.
Fé é sinônimo de coragem. Quem tem fé, não tem medo, e já começa a dar o primeiro passo na direção daquilo em que acredita, mesmo antes da manifestação de Deus. “Faça a sua parte que da minha ajudarei”.
Havia, certa vez, em uma cidade, uma senhora que era muito amiga do padre. Entretanto, não ia à Missa. Ela tinha vários filhos e se justificava para o padre dizendo: “Em casa, eu não tenho tempo nem para piscar os olhos. É um querendo isso, outro querendo aquilo...”
Um dia, apareceu um circo na cidade. Sabe que aquela mulher não perdeu uma só sessão do circo? Estava presente em todas.
Tempo é questão de preferência. Quando a gente quer uma coisa, acaba encontrando tempo para aquilo “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21).
A Missa no domingo é o nosso principal encontro com Deus, e com os nossos irmãos e irmãs da Comunidade. Deus nos deu seis dias na semana e reservou um para ele. Neste, pelo menos uma hora, na Missa, devemos dedicar a ele. É questão de fé.
Campanha da fraternidade. A criminalidade tem muita relação com a posse de bens. O fator econômico é uma das causas mais importantes da criminalidade. Uma sociedade fundamentada em valores meramente materiais cria a necessidade de conquistar, por todos os meios, lícitos ou não, algum tipo de enriquecimento que garanta acesso aos vários privilégios.
Entretanto, melhor que elencar as causas da criminalidade e da violência, é cada um de nós se perguntar: o que eu poderia fazer para que haja mais paz?
Maria santíssima é uma mulher de fé. Ela não vacilou, mesmo ao presenciar a morte de Filho. Que ela nos ajude a imitar a fé deste empregado do rei.
Vai, teu filho está vivo.






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A elegância e o mundo do trabalho


Jamais confunda elegância com “frescura”. Não confunda elegância com superficialidade. Não confunda elegância com falsidade. Nunca confunda elegância com ausência de firmeza ou assertividade.
A palavra elegância tem sua origem na palavra latina “eligere” que quer dizer “escolher”, “ser escolhido”, “ser eleito”. Ora, uma pessoa “elegante” é pois aquela que pelo seu comportamento adequado à realidade, por ser polida, respeitosa, amigável, será sempre uma pessoa “escolhida” dentre as demais. Ninguém escolherá uma pessoa rude, grosseira, grotesca, tosca, mal educada. Por isso as pessoas elegantes são as escolhidas.
Assim, uma pessoa elegante é uma pessoa educada; que sabe se comportar em público; que não fala o que não deve; que não se envolve em fofocas; que sabe se comportar ao comer; que se veste com sobriedade; que não fala alto demais; que devolve o que empresta; que não invade espaços alheios; que sabe ouvir com atenção e respeito; que sabe dizer “com licença”, “por favor”, “obrigado(a)” e “me desculpe” - palavras mágicas de um comportamento elegante e que foram esquecidas em nosso vocabulário empresarial.
Até mesmo as pessoas simples de uma organização devem cuidar da elegância em seu sentido correto. Vejo pessoas que se vestem mal, de maneira inadequada, mulheres com decotes ousados demais, roupas excessivamente justas e impróprias para um ambiente de trabalho. É preciso ter elegância ao trajar, com o uso de maquiagem, com as escolhas que faz. Da mesma forma vejo homens mal vestidos, com roupas que seriam mais apropriadas a um final de semana, chinelos, camisetas, camisas sujas, etc. Não estou advogando que usemos roupas caras, de griffe ou sofisticadas. Estou falando de um bom senso ao vestir, adequado a um ambiente profissional.

A elegância é necessária porque todos nós passamos as oito melhores horas de cada dia e os 35 melhores anos da vida no trabalho. Um ambiente “elegante” dignifica a vida, pois ser elegante é ser civilizado. E a falta de civilidade tem levado empresas até a prejuízos pois o ambiente ruim não atrai pessoas de talento. Ninguém deseja trabalhar em ambientes “rudes”, “grosseiros”, onde a falta de educação e a ausência de polidez são o padrão. E lembre-se que pessoas elegantes são pessoas simples, humildes, especiais e, por isso, são eleitas entre as demais. Seja simplesmente elegante!
Pense nisso. Sucesso!

Prof. Luiz Marins




MOMENTO DE REFLEXÃO

Desde que o farmacêutico francês Emil Coué cunhou a frase "Todos os dias, de todas as maneiras, eu me torno cada vez melhor", as pessoas têm usado afirmações positivas como forma de se sentir bem. É um modo de entremear à vida diária crenças e verdades-chave. Afirmações diárias podem fortalecer seu sentimento íntimo de valor. Cada vez que afirma o que há de bom em si, você afasta as velhas mensagens negativas do passado.
Você recebeu muitos golpes ao crescer - todos recebem. As formas como foi rotulado ainda o afetam. No lugar das vozes de seus pais, agora é seu monólogo interior que cochicha "Você é um idiota" ou "Você é um preguiçoso". Chama-se introjeção - apossar-se dos julgamentos dos outros e transformá-los em valores seus. Afirmações positivas podem constituir uma proteção contra essa voz. Você deixa de escutá-la porque a substitui por algo novo e positivo para ouvir.
Dê uma olhada na lista de seus pontos fortes e qualidades. Escolha um para fazer uma afirmação positiva para hoje. Deve ser composta de uma ínica frase, por exemplo:
1 - Sempre fui fiel a meus amigos.
2 - Sou bom.
3 - Eu me esforço nas coisas importantes que faço.
4 - Sou uma pessoa generosa.
5 - Tenho mãos fortes e trabalhadoras.
6 - Tenho uma mente curiosa e criativa.
7 - Sou bom em criar momentos de paz e calma.
8 - Meu rosto é atraente.
9 - Sou uma pessoa doce.
10 - Construí um corpo forte e saudável.
11 - Sou bom para meus filhos (pais, amigos, etc).
12 - Tento fazer o que é certo.
13 - Sou o cozinheiro mais rápido da região.
14 - Consigo resolver palavras cruzadas como ninguém.
Crie uma nova afirmação a cada manhã. Escreva algo de que se orgulha, que seja verdade. Para manter a afirmação em mente por todo o dia, estabeleça um sinal-lembrete que a desencadeie. Por exemplo, você pode mudar o relógio de pulso diariamente. Procurar um relógio num pulso e no outro pode ser o lembrete que você precisa para acionar essa afirmação.
Ao conseguir tornar as afirmações parte do seu dia-a-dia, você poderá continuar reforçando sua auto-estima.

Matthew McKay

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário