Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 21/03/2014



Sexta-feira, 21 de março de 2014


“O destino não é uma questão de sorte; é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar.” Willian Jennings Bryan. (1860-1925)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 21,33-46

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O pro­prietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinha­teiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Rosa Camila


Precisamos produzir frutos de Deus!!!
 No evangelho de hoje Jesus conta uma parábola às autoridades do seu tempo com a intenção de alertá-los sobre a responsabilidade de estar à frente de um povo, de ser líder desse povo, pois através da parábola dos vinhateiros aonde a vinha é usada para simbolizar o povo de Deus, Jesus revela que o povo pertence a Deus e que o Seu povo colherá bons frutos se Sua vinha for confiada a bons agricultores.
No caso dessa parábola é notório que o dono daquela vinha não a confiou a bons agricultores, uma vez que, na hora da colheita eles se tornaram tão gananciosos a ponto de matar todos os enviados do seu dono inclusive o seu filho para poder ficar com todos os frutos daquela vinha. Então, meus amados, eis um ótimo evangelho para nós num dia como o de hoje (dia de escolher os nossos representantes na política) de rever se as nossas escolhas estão sendo coerentes com a vontade de Deus; se estamos escolhendo líderes responsáveis e preocupados com o bem do povo, honestos e tementes a Deus ou se estamos esquecendo que somos co-responsáveis com Deus na criação do Seu reino aqui na terra.
A construção do Reino de Deus aqui na terra depende da liderança de homens em todos os níveis, seja religioso ou político. Deus espera desses líderes políticos e religiosos e de todos nós servos Seus, frutos de justiça e amor. Portanto, todos nós, cristãos batizados precisamos refletir hoje se estamos conseguindo ser, cada um à sua medida, agricultores fiéis à missão de produzir os frutos da justiça que Deus espera.
Como disse Pe. Paulo Bazzaglia na sua reflexão sobre o evangelho de hoje: "Cada um de nós deve ser sujeito ativo na transformação do mundo, no cultivo da vinha e no florescimento da justiça".  Que Deus possa abençoar todos os políticos e de forma especial os prefeitos e vereadores escolhidos hoje para ser os nossos representantes na câmara municipal, para que eles possam produzir frutos de Deus, de justiça, de honestidade, de responsabilidade, de amor ao próximo e não deixe que eles venham a se corromper pelo dinheiro, posição social, interesses políticos, bem comum, ambição, status, vaidade, dentre outros pecados capitais.
Deus abençoe ricamente todos vocês!!!!

 rosac12@hotmail.com





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.



Encare a menopausa sem medo



Vista entre as mulheres como o início da velhice e a perda da feminilidade e sexualidade, a menopausa nada mais é do que a última menstruação da mulher, sendo diagnosticada após doze meses de amenorreia (ausência de menstruações). Ela acontece na maioria das vezes nas mulheres em torno dos 50 anos de idade, porém considera-se normal se acontecer entre os 40 e 55 anos.
Conversamos com o ginecologista Eddy Nishimura e ele conta tudo que você precisa saber para encarar essa fase:

Não tenha medo

"A menopausa não deve ser motivo de medo por parte das mulheres, tanto no aspecto psicossocial como no campo do diagnóstico e tratamento estamos evoluindo, trazendo à mulher a possibilidade de uma transição para a pós-menopausa com mais conforto e segurança."
Prepare-se

"Com bons hábitos alimentares e praticando atividade física é possível chegar na menopausa sentindo-se melhor em relação ao seu aspecto físico. Isso ajuda a enfrentar melhor a queda dos níveis hormonais e doenças que possam surgir nessa época como as reumáticas, hipertensão arterial e diabetes."

Climatério não é a menopausa

"Climatério é uma fase de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, cujo fenômeno central é a menopausa."

Os sinais da menopausa

A pré-menopausa, como é conhecido o início da menopausa, é caracterizada principalmente por variados padrões de irregularidade no ciclo menstrual e os famosos fogachos (ondas de calor com rubor e suores). Porém, os sintomas vão além: "durante a transição da menopausa as alterações fisiológicas, com grandes variações nos níveis hormonais, fazem as mulheres experimentarem uma variedade de sintomas - insônia, ganho de peso e inchaço, alterações de humor, tensão pré-menstrual, dores mamarias, redução da libido, depressão e dores de cabeça."
No início da pós-menopausa, período final da menopausa, Eddy explica que "predominam os fogachos, sintomas urogenitais (incontinência urinária, prurido e secura vaginal, dor nas relações, pele seca, dores musculares e articulares, alterações emocionais como irritabilidade, nervosismo, insônia, depressão e lapsos de memória). Os sintomas podem começar até 6 anos antes do período menstrual final e continuar por um número variável de anos depois da menopausa."


Como o organismo feminino é afetado pela menopausa

"O ovário reduz drasticamente a produção dos hormônios femininos e sua função como órgão endócrino e reprodutor, afetando assim todos os tecidos que dele dependem. Os sintomas urinários causados por cistite, modificações da hidratação da pele e rugas, perda da proteção estrogênica no sistema vascular e osteoporose são decorrentes da falência ovariana. Em compensação a mulher deixa de ter a tensão pré-menstrual e doenças como mioma e endometriose são aliviadas."

Cuide-se durante a menopausa

"Uma alimentação equilibrada, diminuindo a ingestão de gorduras e carboidratos e aumentando as fibras vegetais (como farelo de trigo, frutas e verduras), favorece um controle nos níveis do colesterol e triglicerídeos e da glicemia prevenindo as moléstias cardíacas. A atividade física - como os exercícios e caminhadas (com exposição ao sol para não se esquecer da vitamina D) - auxilia na manutenção do peso nesta fase em que há uma tendência ao aumento do mesmo. Eliminar mau hábitos como o fumo é de suma importância. Uma avaliação cardiológica pode ser de extrema valia principalmente na tabagista."

A mulher que menstruou cedo, não tem tendência a ter menopausa mais cedo.

"O período de vida ovariana depende da quantidade de folículos (estrutura onde se desenvolve o óvulo e são produtores dos hormônios femininos) com os quais nasceu a mulher. São milhares ao nascimento, mas diminuem com o passar do tempo e na época da primeira menstruação estima-se que elas estejam reduzidas à metade (300 mil a 400 mil, aproximadamente)."

Engravidar durante a menopausa não é fácil.

"Com a diminuição no número de folículos ovarianos há uma consequente deficiência hormonal ovariana e anovulação, resultando numa diminuição da fertilidade. Por isso a mulher que deseja engravidar nesse período precisa de um acompanhamento pelo especialista em infertilidade."

Tratamentos que ajudam a diminuir os sintomas

"Uma visita periódica ao ginecologista possibilita uma avaliação da paciente e de suas necessidades individuais. O mais habitual é a prescrição de terapia hormonal e medicamentos para osteoporose quando necessário. Complementos como cálcio e vitamina D, além de cremes hormonais e hidratantes para vagina também são utilizados."
A menopausa é um ciclo que todas as mulheres vão passar. Não há o que temer. E se houver, procure o seu médico para que ele possa lhe passar toda segurança necessária para enfrentar essa fase.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Diz ele: Então correu bem, ontem?
Digo eu: Correu bem o quê, ontem?
Diz ele: Aquele ensinamento que foste fazer a Lisboa, lá na igreja do Rato, com a Comunidade Pneumavita.
Digo eu: Segundo me disseram, acho que correu muito bem, porquê? Estás interessado?
Diz ele: Não, não tenho interesse nenhum nisso. Só tenho pena é que andes a perder tempo, porque as pessoas ouvem, mas depois nada muda.
Digo eu: Como é que tens tanta certeza nisso?
Diz ele: Porque sei, porque as conheço. É tão fácil distrair as pessoas!
Digo eu: Mas olha que ouvem e até se interessam, reflectem e questionam. Não pelas minhas palavras, mas porque Deus se serve delas para as tocar.
Diz ele: Pois sim! Talvez duas ou três pessoas, quando muito! É como te digo, andas a perder tempo!
Digo eu: Isso querias tu, que eu desistisse de falar de Deus quando me pedem! Mas olha, ainda bem que tu próprio admites que duas ou três ouviram e reflectiram. Essas bastam para eu saber que não ando a perder tempo nenhum. Agora vai-te, que não me convences!


Marinha Grande, 15 de Janeiro de 2014


Joaquim Mexia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário